Pular para o conteúdo principal

Superdotado ganha sala especial fora do colégio

Projeto em São José dos Campos quer evitar que talentos se percam pela falta de estímulo

Simone Menocchi

Pioneiro na rede pública de ensino no Estado de São Paulo, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, vai selecionar alunos com potencial “acima da média” para criar salas de aulas complementares para os superdotados.

Entre os 36 mil estudantes do ensino fundamental (antigo 1º grau) na cidade, 1.600 foram apontados com aptidões superiores para o aprendizado em diferentes áreas. Outra seleção ainda deve ocorrer e, ao final, serão convidados para participar da primeira fase do projeto cerca de 300 crianças e adolescentes.

Diferentemente do que se imagina, não são superdotados apenas os alunos “inteligentes”, que tiram nota 10 em todas as matérias. “São alunos com altas habilidades aqueles com talentos em diferentes áreas como artes, esportes e exatas”, explica a diretora de Educação Integrada da rede pública municipal, Rosemary Faria Assad. Ou seja, um jovem pode ser ruim em matemática, mas ainda assim ser um superdotado - basta ser talentoso em outra área, como a música.

O Censo Escolar de 2004 apontou apenas 2.006 superdotados nas escolas públicas e particulares do País. O número, para o Ministério da Educação, é subestimado, pois muitos professores não conseguem identificar esse tipo de estudante.

Foi integrando os alunos com deficiências físicas e mentais às classes regulares que os professores começaram a perceber, há alguns anos, que não eram apenas os estudantes com reduzidas habilidades que precisavam de atenção especial. “Era necessário ampliar essa visão e olhar também para aqueles cujo potencial era acima da média”, conta a diretora.

Antes de identificar quem eram os alunos com altas habilidades, foram os professores que passaram por cursos para aprender a detectar os talentos. Freqüentaram seminários e estudaram conceitos de inteligência, precocidade, talento e aprenderam a identificar as características desses alunos e a trabalhar com eles e as famílias.

“Vamos explicar para as famílias os motivos pelos quais seus filhos estarão freqüentando outro tipo de ensino, outras aulas”, diz a psicóloga Célia Raposo, que atua no treinamento dos professores. “Até agora nenhum aluno sabe se está ou não selecionado para o projeto. Usamos apenas as iniciais dos nomes para não provocar nenhuma expectativa.” A psicóloga disse que as famílias também terão de ser orientadas.

Entre as características observadas nos alunos diariamente estão o desempenho nas artes, no esporte, na resolução de problemas, na comunicação e na liderança, por exemplo.

As aulas em salas especiais, sempre em horário extra-escolar, começam em abril e vão ocorrer em dois núcleos duas vezes por semana. “As aulas servirão para aprofundar os estudos e estimular as habilidades que eles já têm.” Os superdotados podem perder suas habilidades simplesmente pela falta de estímulo.

Se o projeto der resultado, mais alunos serão selecionados para as classes especiais.


Extraído de

O Estado de São Paulo

28 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados