Pular para o conteúdo principal

Mais leitura nas escolas

Serra vai levar o Ler e Escrever, que criou na rede municipal, para as 5,3 mil unidades estaduais

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

O governador José Serra anunciou ontem, com exclusividade para o JT, que irá adotar o programa Ler e Escrever - que desde 2006 é desenvolvido nas escolas municipais da Capital - na rede estadual de ensino, o que fará com que os alunos de 1ª série das escolas estaduais passem a ter reforço de alfabetização e para aqueles que chegam com dificuldades na 4ª série será oferecida reposição de aulas por meio de classes especiais.

Segundo o governador, há algumas adequações a serem feitas no programa Ler e Escrever para que a sua aplicação na rede estadual seja bem-sucedida. “Estamos levando para o Estado o que fizemos na Prefeitura da Capital de forma mais ampla, pois teremos mais de um professor para as turmas de 1ª série e o programa também será estendido ao Ensino Médio por meio de incentivo à leitura, com material de formação para os professores, entre outras etapas que ainda estão em fase de definição”, afirmou Serra.

“Jovem cidadão” nas escolas

O governador José Serra, por meio de reportagem publicada na semana passada no JT, tomou conhecimento do projeto de incentivo à leitura desenvolvido na EE Maria Antonieta Martins de Almeida, em Embu das Artes, que premiou a aluna da 6ª série Nicole Melo dos Santos, 12 anos, por ter lido 80 livros em 5 meses.

E, ontem, não só Nicole, mas sua avó Adelaide de Souza Melo e a equipe pedagógica da escola foram recebidas pelo governador no Palácio dos Bandeirantes. “Fiquei impressionado quando li no jornal os resultados deste projeto de leitura, que inclusive contou com o apoio de alunos monitores. Essa é uma experiência que pretendemos generalizar para toda a rede estadual”, disse Serra.

A professora readaptada Damiana Silva, que atua no período da manhã na biblioteca da escola, explica o funcionamento do projeto. “Lançamos o desafio de leitura para todos os alunos e para isso tivemos de abrir as portas da biblioteca. Mas isso só foi possível com o apoio financeiro da Associação de Pais e Mestres (APM), o que permitiu por meio do projeto Jovem Cidadão de inclusão ao mercado de trabalho a contratação de alunos do Ensino Médio para atuarem como monitores à tarde na biblioteca, que antes ficava fechada neste período.”

No entanto, a professora Damiana destaca que Nicole é uma aluna exemplar. “Ela é um caso especial, pois é muito concentrada e antes mesmo do projeto já tinha o hábito da leitura.”

Já a aluna Nicole conta que por causa do desafio do projeto de leitura - que prometeu dar R$100 para o aluno que mais lesse no semestre - chegou a ler 100 páginas em 3 horas. “Gosto muito de ler, mas por causa do projeto me dediquei mais.”

Nicole conta que ainda não sabe o que vai prestar no vestibular, mas garante que nunca vai abandonar o hábito da leitura. “Ainda não pensei no que quero ser, só sei que gosto muito de ler.”

Até o governador José Serra se surpreendeu com a quantidade de livros lidos pela menina. “Quando eu estava na 7ª série li toda a obra de Machado de Assis na biblioteca da escola. Mas confesso que eu nunca cheguei na marca dos 80, li no máximo 30 livros naquela ocasião.”

A avó de Nicole se enche de orgulho ao falar da neta. “Criei ela sozinha e na 2ª série ela desenvolveu o hábito da leitura. Fiquei tão emocionada com todo esse reconhecimento que cheguei a emagrecer 5 quilos na última semana.”

Agora, a diretora da escola Helena Masumi Okamori pretende ampliar o projeto para o período noturno. “Se conseguirmos mais verba para contratar alunos monitores, abriremos a biblioteca também no período noturno.”

Extraído de
Jornal da Tarde
12 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados