Pular para o conteúdo principal

Especialista alerta: falta reflexão na escola

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Mais um ano começa e o ensino público no Brasil ainda continua fraco. E o mais grave: falta reflexão - por parte da sociedade - sobre os princípios morais da escola e, principalmente, dos atores nela inseridos. Essa avaliação é de Yves de La Taille, especialista em psicologia moral da USP, que, em entrevista exclusiva ao JT, aponta possíveis caminhos para a melhoria da Educação básica do País.

JT: A escola pública brasileira é uma instituição justa?

Yves: As instituições são justas do ponto de vista das normas que elas regem. A escola pública tem de ser uma instituição justa, pois todo cidadão tem o direito a ela. O problema é que para que uma instituição seja de fato justa, é preciso que os representantes humanos desta instituição sejam morais. Por exemplo, professores que faltam o tempo todo acabam transformando a escola em uma instituição injusta.

Então a culpa da má qualidade do ensino público é do Estado ou do professor?

Primeiro, a escola pública é uma instituição do Estado. Se este estipula uma regra que autoriza o professor a faltar e que implica prejuízo claro para o aluno, então a lei por si só é injusta. No entanto, mesmo com as leis mais justas, é preciso que os seres humanos tenham uma atitude justa, respeitosa. Se o professor decide faltar o número máximo estipulado pelo Estado, ele mostra que não entendeu nada sobre o princípio da lei - que consiste em dar uma liberdade de faltas para casos de extrema necessidade. Então, este profissional acaba aplicando a regra e não o princípio da lei. Na verdade, uma pessoa moral apreende os princípios e não apenas as regras. Mas, por outro lado, reconheço que a profissão do professor é cansativa, principalmente para aqueles de escolas públicas que têm de acumular cargos para conseguir salário digno.

O que é ser uma pessoa moral?

A moral situa-se no campo do dever e refere-se à pergunta “como devo agir?”. A moral não depende de nada biológico. Todo ser humano nasce com uma tendência para a relação com seu semelhante. Se essa relação será violenta ou baseada na justiça, não é possível saber, pois isso não está programado. Então a moral é algo que se aprende.

E qual é o papel da escola na formação de um cidadão moral?

A moral está totalmente relacionada à área da Educação. O ser humano começa a desenvolver sua moral por volta dos quatro anos de idade, então, agentes externos - família e escola - são responsáveis pela formação da moral dessa criança. Mas o problema é que não há nada que obrigue o professor a levantar a discussão sobre moral e ética com os alunos, ou até mesmo com colegas de trabalho.

Mas a ética não é um eixo transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)?

Os PCNs, que foram publicados há dez anos, propõem que a ética seja trabalhada de forma transversal, em equipe, o que significa que todos os professores são responsáveis pelo trabalho desta temática com seus alunos. Mas como é transversal, fica claro que isso não é atribuição de apenas um professor. O problema é que na prática geralmente vemos determinados professores fazendo trabalho brilhante com os eixos transversais, mas de forma isolada, sem a participação integrada dos demais professores, o que acaba traindo a própria idéia de transversalidade.

Então, o que fazer para que a escola pública ofereça ensino de qualidade e contribua de fato para a formação de cidadãos morais ?

Na constituição brasileira a Educação está claramente vinculada à formação de cidadania. A formação do cidadão passa necessariamente pela reflexão ética e pela formação da moral. É neste contexto que o coordenador pedagógico e o diretor são fundamentais, pois se eles entenderem que os PCNs, no que tangem à ética, são uma boa proposta, então a proposta se torna coletiva, fazendo com que os demais funcionários da escola passem também a refletir sobre moral e ética, repensando sua postura e trabalhando para a formação de alunos “morais”.

E qual a responsabilidade dos pais na Educação de seus filhos?

Em vez de delegar autoridade, a maioria dos pais costuma delegar apenas responsabilidade à escola. Enquanto deveriam intervir para a melhoria da Educação como direito de todos, pensam apenas em seus filhos.

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
10 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados