Pular para o conteúdo principal

Especialista alerta: falta reflexão na escola

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Mais um ano começa e o ensino público no Brasil ainda continua fraco. E o mais grave: falta reflexão - por parte da sociedade - sobre os princípios morais da escola e, principalmente, dos atores nela inseridos. Essa avaliação é de Yves de La Taille, especialista em psicologia moral da USP, que, em entrevista exclusiva ao JT, aponta possíveis caminhos para a melhoria da Educação básica do País.

JT: A escola pública brasileira é uma instituição justa?

Yves: As instituições são justas do ponto de vista das normas que elas regem. A escola pública tem de ser uma instituição justa, pois todo cidadão tem o direito a ela. O problema é que para que uma instituição seja de fato justa, é preciso que os representantes humanos desta instituição sejam morais. Por exemplo, professores que faltam o tempo todo acabam transformando a escola em uma instituição injusta.

Então a culpa da má qualidade do ensino público é do Estado ou do professor?

Primeiro, a escola pública é uma instituição do Estado. Se este estipula uma regra que autoriza o professor a faltar e que implica prejuízo claro para o aluno, então a lei por si só é injusta. No entanto, mesmo com as leis mais justas, é preciso que os seres humanos tenham uma atitude justa, respeitosa. Se o professor decide faltar o número máximo estipulado pelo Estado, ele mostra que não entendeu nada sobre o princípio da lei - que consiste em dar uma liberdade de faltas para casos de extrema necessidade. Então, este profissional acaba aplicando a regra e não o princípio da lei. Na verdade, uma pessoa moral apreende os princípios e não apenas as regras. Mas, por outro lado, reconheço que a profissão do professor é cansativa, principalmente para aqueles de escolas públicas que têm de acumular cargos para conseguir salário digno.

O que é ser uma pessoa moral?

A moral situa-se no campo do dever e refere-se à pergunta “como devo agir?”. A moral não depende de nada biológico. Todo ser humano nasce com uma tendência para a relação com seu semelhante. Se essa relação será violenta ou baseada na justiça, não é possível saber, pois isso não está programado. Então a moral é algo que se aprende.

E qual é o papel da escola na formação de um cidadão moral?

A moral está totalmente relacionada à área da Educação. O ser humano começa a desenvolver sua moral por volta dos quatro anos de idade, então, agentes externos - família e escola - são responsáveis pela formação da moral dessa criança. Mas o problema é que não há nada que obrigue o professor a levantar a discussão sobre moral e ética com os alunos, ou até mesmo com colegas de trabalho.

Mas a ética não é um eixo transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)?

Os PCNs, que foram publicados há dez anos, propõem que a ética seja trabalhada de forma transversal, em equipe, o que significa que todos os professores são responsáveis pelo trabalho desta temática com seus alunos. Mas como é transversal, fica claro que isso não é atribuição de apenas um professor. O problema é que na prática geralmente vemos determinados professores fazendo trabalho brilhante com os eixos transversais, mas de forma isolada, sem a participação integrada dos demais professores, o que acaba traindo a própria idéia de transversalidade.

Então, o que fazer para que a escola pública ofereça ensino de qualidade e contribua de fato para a formação de cidadãos morais ?

Na constituição brasileira a Educação está claramente vinculada à formação de cidadania. A formação do cidadão passa necessariamente pela reflexão ética e pela formação da moral. É neste contexto que o coordenador pedagógico e o diretor são fundamentais, pois se eles entenderem que os PCNs, no que tangem à ética, são uma boa proposta, então a proposta se torna coletiva, fazendo com que os demais funcionários da escola passem também a refletir sobre moral e ética, repensando sua postura e trabalhando para a formação de alunos “morais”.

E qual a responsabilidade dos pais na Educação de seus filhos?

Em vez de delegar autoridade, a maioria dos pais costuma delegar apenas responsabilidade à escola. Enquanto deveriam intervir para a melhoria da Educação como direito de todos, pensam apenas em seus filhos.

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
10 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

SARESP 2009 VC de Orientação para correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática - 2ª Série/3º Ano EF

O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – se constitui no maior sistema de avaliação externa estadual do Brasil.  A formulação dos itens para avaliação está articulada com as matrizes do Currículo do Estado de São Paulo, inovação essa introduzida desde 2008.  Em 2009, O Saresp foi aplicado nas escolas da rede estadual e das redes municipais e privada (que a ele aderiram) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  A videoconferência de 23/11/2009 orienta os professores na correção das provas com questões abertas de Língua Portuguesa e de Matemática, da 2ª série e 3° ano do Ciclo I do Ensino Fundamental. palestrantes Cecília Travaim Ruy Pietropaolo Telma Weisz REDE DO SABER

Lista de blogs relacionados