Pular para o conteúdo principal

Um mais um...

OGLOBO:

Média em olimpíada equivale à nota 1


BRASÍLIA. Os resultados da 1 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que os estudantes de ensino médio classificados para a etapa decisiva da competição tiraram nota média de 13,7 pontos na prova final, numa escala de zero a 120. Num teste com a pontuação tradicional de zero a dez, esse desempenho equivaleria à nota 1.

Participaram voluntariamente da olimpíada 10,5 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país (cerca 60% do total de matriculados), da quinta à oitava séries e do ensino médio.

No caso do ensino médio, eram 3,7 milhões na primeira fase, dos quais 154 mil avançaram para a etapa decisiva — justamente os estudantes com melhor desempenho por escola. Foi esse grupo que, no segundo e último teste, atingiu a média nacional de 13,7 pontos. No Rio de Janeiro, a média foi um pouco mais alta: 20,8. O melhor desempenho dos alunos de ensino médio foi registrado no Rio Grande do Sul: 22,4 pontos.

— O resultado mostra que o ensino público no Brasil é muito ruim. E isso é gravíssimo para o nosso desenvolvimento científico e tecnológico — disse a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Suely Druck, que ajudou a organizar a olimpíada.

A mesma opinião tem o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, outro organizador do evento. Ele disse que resultados abaixo de dez pontos podem ser classificados no intervalo de insuficiente e, até 40 pontos, na faixa regular. Entre os alunos de quinta e sexta séries, a nota média nacional no teste da segunda etapa foi de 23,4 pontos.

Participaram da prova da primeira fase 3,6 milhões de alunos de quinta e sexta séries, dos quais 164 mil passaram para a segunda fase. A competição de sétima e oitava séries reuniu 3 milhões de estudantes na primeira prova e 138 mil na segunda.

Somadas as notas das três competições, a média da 1 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ficou em 20,7 pontos na segunda fase, em todo o país.

Na primeira etapa, da qual participaram 10,5 milhões de inscritos, a escala de pontuação era diferente, variando de zero a 20 pontos. A média nacional de todos os alunos atingiu 10,5, ou pouco mais de 5 na escala tradicional de zero a dez.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados