Pular para o conteúdo principal

O portugues das bulas

Deonísio Silva em JB Online:

A língua doente


Deu-se algo inédito em recente congresso de saúde preventiva. No tema ''o poder da palavra na saúde ou na doença'', médicos, professores e estudantes de medicina e de enfermagem ouviram com paciência a voz deste escritor, embora a medicina seja para mim um ramo das ciências ocultas, como a feitiçaria e os despachos nas encruzilhadas.

Dr. Mario César Esteves de Oliveira, diretor geral de Saúde da Estácio, explicou o convite, destacando livros e artigos, de modo especial esta coluna do Caderno B, repercutida, entre outros, no Jornal da Estácio, cuja tiragem é de 180 mil exemplares, distribuídos gratuitamente.

No dia anterior tinham falado Gilberto Mendes de Oliveira e Castro, da Academia Nacional de Medicina e reitor da Universidade Estácio de Sá, patrocinadora do evento, e Ivo Pitanguy, cirurgião plástico de todos conhecido e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia.

Sob a égide de Hésio Cordeiro, doutor em medicina preventiva pela USP e diretor da Faculdade Medicina da Estácio, o congresso trouxe temas que fascinaram as mais de seiscentas pessoas presentes. Cada médico fez ali outro tipo de intervenção, ponencia em espanhol, dita colocação em vários eventos, como se os conferencistas pudessem imitar o galináceo, que a faz melhor do que qualquer debatedor.

Todos nos ouviam em silêncio, como se estivéssemos em hospitais, onde calar é tão importante que há nos corredores a figura de uma mulher com o dedo indicador sobre a boca. Pede silêncio ou segredo?

A figura feminina foi inspirada em Tácita, a deusa romana do silêncio. Os romanos tinham verbos diferentes para expressar o silêncio: leges silent (as leis são mudas), mas homines tacent (os homens calam). As primeiras, como as crianças, os infantes (de infans, sem fala, raiz de infantia, infância), não falam porque não podem. Já os médicos, a pedido de familiares, calam diante do convalescente, disfarçando a gravidade de certas doenças, prática reprovada no congresso.

Convalescente está ligado ao verbo convalescere, recuperar as forças, radicado em valere, ter saúde, equilíbrio. A raiz, quem diria, está na gíria atual valeu, de valor positivo.

Enfermo é infirmus em latim, sem firmeza, sinônimo de imbecillis, fraco, que mudou de sentido no português, o que ocorreu também com idiota, do grego idiótes, indivíduo, ente privado. Disse um historiador: ''quando Portugal descobriu o Brasil, havia 2 mil médicos idiotas em todo o reino''. Referia-se aos médicos práticos, que exerciam a medicina sem fazer o curso.

Outras questões foram a caligrafia dos médicos nas receitas e o português das bulas, como de uma vitamina, assim explicada: ''o ácido ascórbico inativa os radicais livres, que podem destruir as membranas celulares através da peroxidação lipídica''. Quem entende o português das bulas?

Até os palavrões ocultam neuroses. Estamos em nossa língua todos os dias.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados