Pular para o conteúdo principal

Fuvest 2005

Escola pública põe mais alunos na Fuvest

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

A participação dos estudantes das escolas públicas no vestibular da Fuvest, o maior e mais importante do país, bateu recorde neste ano: chegou a 41,8% dos inscritos.

O índice é o maior desde 1987, quando a Unicamp saiu do processo seletivo. Neste período, a menor porcentagem foi de 29,5% em 1999 e em 1997.

O aumento da participação da rede pública ocorreu devido à elevação no número de isenções da taxa de inscrição (que custou R$ 105). A Fuvest constatou que a questão financeira impedia que muitos desses alunos prestassem o vestibular. Por isso decidiu ampliar para 65 mil o número de beneficiados. E também divulgou mais a medida nas escolas.

A primeira fase do exame será no próximo domingo. Este é o vestibular com o maior número de inscritos: 170.474 candidatos.

Apesar do aumento, os 41,8% ainda são baixos comparados ao peso desse sistema no Estado: 85% dos estudantes do ensino médio estão nas escolas públicas, segundo o Censo Escolar 2005.

Para tentar atenuar essa discrepância, a USP criou neste ano um grupo de trabalho para avaliar o vestibular e encontrar métodos para que se aumente o número de aprovados desse sistema.

No vestibular para ingresso neste ano, enquanto os alunos da rede pública representaram 38,6% dos inscritos, eles foram apenas 20,1% dos aprovados.

"Há muitos estudantes bons da escola pública que não passam por poucos pontos", afirma o coordenador do grupo de trabalho, Mauro Bertotti.

A universidade ainda não definiu de que modo poderá ajudar esse aluno. Uma alternativa é atuar na formação dos estudantes, dando um "reforço" no ensino. As mudanças poderão ocorrer no próximo processo seletivo.

Para os movimentos sociais, a maior presença dos alunos da escola pública na Fuvest é um avanço. Mas ainda pequeno.

"Primeiramente, queremos parabenizar a USP por compreender que as isenções são importantes", afirma o coordenador da Educafro, frei Davi Santos. "Porém, ainda é quase nada. Basta ver o número de alunos da rede pública e o de inscritos na Fuvest."

Já o coordenador do MSU (Movimento dos Sem-Universidade), Sérgio Custódio, diz que a USP só aumentou o número de isenções por pressão dos movimentos sociais. Para ele, todos os alunos da rede pública deveriam receber tal benefício. "Eles já estão em grande desvantagem com relação aos dos colégios particulares."

Além de aumentar as isenções neste ano, a Fuvest, pela primeira vez, enviou informativos para os cerca de 3.000 colégios da rede pública do Estado que possuem ensino médio. Com isso, as 65 mil isenções foram preenchidas. No último processo seletivo, das 60 mil isenções oferecidas, sobraram quase 20 mil.

No vestibular, são oferecidas 9.952 vagas na USP, 100 para na Santa Casa e 195 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados