Pular para o conteúdo principal

Estudar estressa

JBr Online:

Estresse na vida de universitário

Se você acha que vida de estudante universitário é estressante, aqui vai a confirmação oficial: pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revelou que 39% dos estudantes de instituições federais apresentaram crise emocional em algum momento do curso.

O estudo foi realizado junto a 33 mil universitários de 38 universidades federais. A região do Brasil que apresentou maior percentual de estudantes com crise emocional foi a Região Sul, onde 43,1% dos alunos entrevistados afirmaram já ter tido essa espécie de dificuldade. Aqui, no Centro-Oeste, 39,3% dos estudantes já passaram por crise emocional.

A pesquisa da Andifes levantou também os motivos de os alunos universitários apresentarem problemas psicológicos. Na média nacional, o fator dificuldades financeiras ganha disparado de itens como adaptação a novas situações, problemas de aprendizagem e problemas de relacionamento, com 5% das respostas. Os outros fatores receberam entre 2,1% e 3,4% dos votos.

RelacionamentoNo Centro-Oeste, isoladamente, o fator apontado como principal causador dos problemas emocionais dos universitários foi a dificuldade de relacionamento, com 5,3% dos votos.

De acordo com o psicólogo Marcelo Tavares, coordenador do Programa de Promoção da Saúde Integral do Universitário (Psiu), da Universidade de Brasília, e que participou da coleta de dados para a pesquisa da Andifes, apesar de o estudo ter sido feito apenas com estudantes de universidades federais, essa é uma realidade que se vê também nas instituições particulares e que atinge inclusive jovens que ainda não chegaram à fase universitária.

"Podemos considerar que os jovens entre 15 e 25 anos, que estão em processo de formação, são um grupo sujeito a alto risco. As mortes nessa faixa etária, por exemplo, acontecem principalmente devido a acidentes automobilísticos, homicídios, suicídios, álcool e drogas. Todos esses comportamentos têm fundo emocional e não são exclusivos de estudantes universitários, ou de estudantes universitários de instituições federais", afirma o psicólogo.

De acordo com Marcelo, muitos dos fatores que aparecem como causadores de crise emocional na pesquisa da Andifes têm fundo acadêmico, mas eles apenas agravam ou fazem aflorar um problema emocional que já existe, como as dificuldades financeiras.

Marcelo Tavares cita como exemplo a realidade da Universidade de Brasília. Segundo ele, cerca de dois terços dos alunos da UnB provêm de famílias com renda salarial entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. "É o suficiente para pagar as contas básicas. Nesse caso, logicamente o universitário terá que trabalhar para poder estudar. Isso provoca cansaço, reduz o tempo disponível para se dedicar ao estudo. Se a pessoa não tiver um bom equilíbrio emocional, não aguenta", diz.



Segundo o psicólogo, entre 1,3 mil e 1, 5 mil dos 21 mil alunos da UnB trancam periodicamente o semestre em razão de problemas de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

SP - Resolução SE nº 12/2012 - Insitui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e Diretrizes para a Organização e Funcionamento

Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.164/2012 , e considerando a necessidade de se ampliarem as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, a alunos do ensino médio, propiciando-lhes permanência em período integral nas escolas da rede pública estadual; a implantação gradativa do ensino médio em período integral, com organização e funcionamento próprios; a adesão da comunidade escolar ao projeto de ensino médio de período integral, expressamente registrada pela equipe gestora, resolve: Artigo 1º - Fica instituído o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, em escolas que oferecem curso de ensino médio, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012...

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

Lista de blogs relacionados