Pular para o conteúdo principal

Violência

OGLOBO:


Violência ainda assombra o universo infantil

Ciça Guedes

A cena aconteceu há cinco anos. Na parada de Sete de Setembro, em Brasília, Lucas, à época com 4 anos, filho de um sargento da PM, provocou espanto no governo e em entidades de defesa dos direitos das crianças e contra a violência ao desfilar com uniforme da polícia e uma submetralhadora de brinquedo em punho. O então presidente Fernando Henrique mostrou-se surpreso quando viu o garoto armado no desfile. Desde 1997, está em vigência a Lei do Porte de Arma, que proibia comércio, fabricação e porte de imitações de arma, e o governo tentava aprovar a lei proibindo o comércio de armas, o que só aconteceria em 2004.

De lá para cá, as armas perderam espaço no mundo dos pequeninos. Mas bem antes das regras para a fabricação de armas de brinquedo, ainda no fim dos anos 80, presentear crianças com revólveres e espingardas era malvisto. Atualmente, é difícil encontrá-los nas lojas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a produção é tão pequena que não entra nas estatísticas. Perderam espaço para os bonequinhos de super-heróis.

E se a criança transformar outro brinquedo em revólver, ou fizer uma arma com restos de madeira, qual deve ser a atitude dos pais? Para a psicóloga Margarete de Paiva Ferreira, não se deve proibir a brincadeira:

— A expressão de agressividade é importante para o ser humano. É saudável que possa ser expressa na fantasia, nas emoções. A criança precisa aprender a modelar esses sentimentos na vivência social.

Professora da PUC-SP e coordenadora do Existentia-Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana, Dulce Critelli concorda que a criança elabora as emoções quando brinca e que não necessariamente desenvolve a agressividade ao usar a arma de brinquedo. Mas acredita que a sociedade deve se preocupar em incentivar outras habilidades nas crianças:

— Os filmes na TV, por exemplo, mostram o uso das armas para a conquista de coisas banais. A brincadeira com arma é uma forma de convocar a agressividade negativa, não ajuda a ensinar a construir o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Resultado

Resultado do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL - EDITAL SEE N. 02/2018   A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual é concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. fonte: INSTITUTO AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados