Pular para o conteúdo principal

Violência

OGLOBO:


Violência ainda assombra o universo infantil

Ciça Guedes

A cena aconteceu há cinco anos. Na parada de Sete de Setembro, em Brasília, Lucas, à época com 4 anos, filho de um sargento da PM, provocou espanto no governo e em entidades de defesa dos direitos das crianças e contra a violência ao desfilar com uniforme da polícia e uma submetralhadora de brinquedo em punho. O então presidente Fernando Henrique mostrou-se surpreso quando viu o garoto armado no desfile. Desde 1997, está em vigência a Lei do Porte de Arma, que proibia comércio, fabricação e porte de imitações de arma, e o governo tentava aprovar a lei proibindo o comércio de armas, o que só aconteceria em 2004.

De lá para cá, as armas perderam espaço no mundo dos pequeninos. Mas bem antes das regras para a fabricação de armas de brinquedo, ainda no fim dos anos 80, presentear crianças com revólveres e espingardas era malvisto. Atualmente, é difícil encontrá-los nas lojas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a produção é tão pequena que não entra nas estatísticas. Perderam espaço para os bonequinhos de super-heróis.

E se a criança transformar outro brinquedo em revólver, ou fizer uma arma com restos de madeira, qual deve ser a atitude dos pais? Para a psicóloga Margarete de Paiva Ferreira, não se deve proibir a brincadeira:

— A expressão de agressividade é importante para o ser humano. É saudável que possa ser expressa na fantasia, nas emoções. A criança precisa aprender a modelar esses sentimentos na vivência social.

Professora da PUC-SP e coordenadora do Existentia-Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana, Dulce Critelli concorda que a criança elabora as emoções quando brinca e que não necessariamente desenvolve a agressividade ao usar a arma de brinquedo. Mas acredita que a sociedade deve se preocupar em incentivar outras habilidades nas crianças:

— Os filmes na TV, por exemplo, mostram o uso das armas para a conquista de coisas banais. A brincadeira com arma é uma forma de convocar a agressividade negativa, não ajuda a ensinar a construir o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados