sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Revista discute o papel do professor do século XXI

A velocidade com que as novas tecnologias da informação alcançam e são apropriadas por crianças e jovens se configura hoje como um desafio constante para os educadores. A matéria de capa da revista Nós da Escola nº 64 traz reflexões sobre como os profissionais da educação se inserem nesse novo mundo das redes de comunicação, tendo que redefinir seu papel e, muitas vezes, modificar ou adaptar suas práticas. É a era da "aprendizagem em movimento".

Acelerador – E se o assunto é tecnologia, o LHC – Large Hadron Collider – o maior acelerador de partículas já construído, está em foco na sessão Atualidade. O acelerador, que mede 27 quilômetros e fica a 100 metros de profundidade, começou a funcionar em 10 de setembro de 2008 e será utilizado pelos cientistas para testar a teoria do Big Bang e tentar desvendar como se deu a origem do universo, se existem mesmo outras dimensões e do que é feita a matéria negra, entre outros enigmas.

Otaku – Os animencontros e seus participantes – chamados otakus – são tema de pesquisa do professor Carlos Alberto Machado, doutorando da PUC-Rio na linha de processos culturais, instâncias da socialização e educação. Em entrevista à Nós da Escola, ele explica o que são esses encontros e analisa como e por que mangás, animes e cosplays se tornaram tão importantes entre os adolescentes de vários países, inclusive do Brasil.

Família e escola – A necessidade de se estabelecer parceria entre a escola e os pais ou responsáveis sobre os alunos, os principais entraves e as estratégias para que isso aconteça da melhor maneira possível são abordados em artigo elaborado pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação e da MULTIRIO na seção Caleidoscópio. Uma diretora, uma coordenadora pedagógica e uma professora convidadas dão também suas opiniões sobre o assunto.

E mais – A literatura infantil afro-brasileira, as adaptações das obras de Machado de Assis para o cinema e os amores platônicos na adolescência são alguns dos outros temas também abordados na revista, que traz ainda o encarte Giramundo falando sobre os dicionários. Já o Cartaz homenageia grandes escritores brasileiros com um divertido jogo da memória.

Baixe para o seu computador os arquivos da Revista nº 64, o cartaz e o encarte Giramundo.

MULTIRIO

Nenhum comentário: