Pular para o conteúdo principal

AÇÕES INTERNACIONAIS - Banco de dados detalha os resultados do PIRLS

Informações do último ciclo sobre alunos e seus contextos sociais também podem ser acessadas. Estudo avalia progresso de estudantes do 4º ano do ensino fundamental em leitura.

Foi lançado, nesta quinta-feira, 22 de junho, o banco de dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), com uma série de informações levantadas (inclusive contextuais) referentes ao 4º ano do ensino fundamental. O objetivo é dar suporte a análises, após a publicação dos resultados do último ciclo (que ocorreu em maio), e levantar subsídios para políticas educacionais no que se refere à compreensão leitora. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o PIRLS a estudantes brasileiros, pela primeira vez, em 2021.

O banco traz informações sobre os 57 países que participaram do estudo e também a respeito dos oito sistemas de padrões de referência. Inclui, ainda, registros relativos a, aproximadamente, 400 mil alunos; 380 mil pais ou responsáveis; 20 mil professores; 13 mil diretores de escolas; além dos relatos dos coordenadores nacionais de pesquisa de cada nação.

Impactos da pandemia – Por ocasião da crise sanitária causada pela covid-19, esse ciclo coletou dados sobre a aprendizagem durante a pandemia. Nesse contexto, a Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), responsável pelo PIRLS, também divulgou um estudo que investiga os declínios no desempenho da leitura observados na edição de 2021.

Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental, momento em que, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado. Por isso, a avaliação busca coletar dados justamente sobre esse ponto da trajetória escolar.

PIRLS – As provas contemplam dois eixos: a experiência literária, e a aquisição e o uso da informação. Além disso, os resultados consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários, respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, pais ou responsáveis. O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Acesse o banco de dados sobre o PIRLS

Acesse o estudo sobre os impactos da pandemia

Saiba mais sobre o PIRLS

fonte: Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados