Material envolve conjunto de informações detalhadas sobre a última avaliação. Arquivos estão disponíveis no portal do Inep.
Os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 foram divulgados, nesta sexta-feira, 30 de dezembro, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O material envolve um conjunto de informações detalhadas tanto da parte censitária quanto da amostral da última edição da avaliação. Os arquivos estão no modelo simplificado, com controle de privacidade, em cumprimento às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ao todo, são sete pastas: Dados; Dicionário; Escalas de proficiência; Inputs, com programas para leitura dos arquivos de dados no ambiente de programação R., pacote estatístico SAS e SPSS; Leia-me e Documentos técnicos; Matrizes de Referência; e Planilhas de resultados.
Os microdados de alunos do Saeb 2021 são apresentados em base de dados agrupadas, conforme a série avaliada. Já o conjunto de informações referentes às escolas são apresentados de maneira integrada em uma mesma base, incluindo todos os resultados. Entre eles estão dois indicadores: Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) e Indicador de Adequação da Formação Docente.
As bases de dados de professores, diretores e dirigentes municipais de educação apresentam as respostas desses profissionais aos respectivos questionários aplicados. Além disso, os microdados do Saeb 2021 também presentam a Base de Dados de Itens, referentes às informações sobre o tipo de prova, os itens e seus parâmetros, os gabaritos dos testes utilizados no Saeb, entre outros dados.
Na pasta Planilhas de Resultados, da Base de Dados de Município, UF, Região e Brasil, contém as proficiências médias e as distribuições de alunos por níveis da escala, calculadas para cada um dos níveis de análise.
Ajuste — Após a divulgação dos resultados amostrais do Saeb 2021, o Inep identificou uma falha operacional no processo de ponderação dos resultados amostrais e precisou recalcular e atualizar alguns dados. Contudo, para as agregações mais altas, a nível Brasil, a correção tem magnitude pequena, de modo que o conteúdo da informação permaneceu inalterado, sem acarretar consequências significavas para a análise, a interpretação e a elaboração de conclusões sobre os resultados.
Para os níveis mais detalhados de agregação, como das unidades da Federação (UF), o erro identificado tem magnitudes que alteram o conteúdo da informação, mas não muda o sentido da interpretação, visto que as maiores variações observadas aparecem em casos de estratos que estavam sem resultado e puderam ser resgatados no processo de correção dos cálculos.
Os resultados totais das UFs tiveram variações de magnitude insignificante, não alterando o sentido das análises. Ao desagregar os resultados dentro das unidades da Federação —considerando as dependências administravas, localizações e áreas —, as variações passam a ser maiores em alguns estratos.
Dessa forma, não houve necessidade de correção dos sistemas de divulgação de resultados, como boletim da escola e painéis educacionais, por se tratar de resultados calculados a partir dos dados censitários que não sofreram qualquer alteração. Também não sofreram mudanças os resultados da avaliação da educação infantil. Não houve qualquer impacto para os resultados por municípios ou escolas.
Vale destacar que os resultados do Saeb 2021 se configuram como o primeiro retrato do que a pandemia de covid-19 significou para a educação brasileira em termos de aprendizagem, oferecendo um conjunto de dados que deverá ser explorado em profundidade por todos os envolvidos no processo educacional, para que se possam compreender melhor os efeitos da crise sanitária na educação brasileira e identificar estratégias para contorná-los, proporcionando aos alunos oportunidades de recuperação e desenvolvimento.
Além disso, as análises preliminares realizadas pelo corpo técnico da Autarquia indicam que a qualidade dos resultados da avaliação foi preservada. Portanto, não há evidências que desabonem a validade dos dados e a comparabilidade com edições anteriores. No entanto, é importante ressaltar que a leitura e a análise desses resultados não podem desconsiderar o cenário único em que a avaliação foi realizada.
Edição 2021 — Ao todo, 5.280.577 alunos estiveram presentes nos dias de aplicação dos instrumentos do Saeb. Nessa edição foram avaliados, em língua portuguesa e matemática, alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio, de escolas públicas. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral nas escolas privadas. Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.
O Saeb 2021 ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, foi amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de educação, diretores e professores dessa etapa.
Saeb — Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.
Confira os microdaddos do Saeb 2021
Confira a Nota Explicativa | Resultados | Saeb 2021– retificação
Veja as Planilhas de Resultados (Brasil, estados e municípios) | Saeb 2021 — retificação
Saiba mais sobre os microdados
Os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 foram divulgados, nesta sexta-feira, 30 de dezembro, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O material envolve um conjunto de informações detalhadas tanto da parte censitária quanto da amostral da última edição da avaliação. Os arquivos estão no modelo simplificado, com controle de privacidade, em cumprimento às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ao todo, são sete pastas: Dados; Dicionário; Escalas de proficiência; Inputs, com programas para leitura dos arquivos de dados no ambiente de programação R., pacote estatístico SAS e SPSS; Leia-me e Documentos técnicos; Matrizes de Referência; e Planilhas de resultados.
Os microdados de alunos do Saeb 2021 são apresentados em base de dados agrupadas, conforme a série avaliada. Já o conjunto de informações referentes às escolas são apresentados de maneira integrada em uma mesma base, incluindo todos os resultados. Entre eles estão dois indicadores: Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) e Indicador de Adequação da Formação Docente.
As bases de dados de professores, diretores e dirigentes municipais de educação apresentam as respostas desses profissionais aos respectivos questionários aplicados. Além disso, os microdados do Saeb 2021 também presentam a Base de Dados de Itens, referentes às informações sobre o tipo de prova, os itens e seus parâmetros, os gabaritos dos testes utilizados no Saeb, entre outros dados.
Na pasta Planilhas de Resultados, da Base de Dados de Município, UF, Região e Brasil, contém as proficiências médias e as distribuições de alunos por níveis da escala, calculadas para cada um dos níveis de análise.
Ajuste — Após a divulgação dos resultados amostrais do Saeb 2021, o Inep identificou uma falha operacional no processo de ponderação dos resultados amostrais e precisou recalcular e atualizar alguns dados. Contudo, para as agregações mais altas, a nível Brasil, a correção tem magnitude pequena, de modo que o conteúdo da informação permaneceu inalterado, sem acarretar consequências significavas para a análise, a interpretação e a elaboração de conclusões sobre os resultados.
Para os níveis mais detalhados de agregação, como das unidades da Federação (UF), o erro identificado tem magnitudes que alteram o conteúdo da informação, mas não muda o sentido da interpretação, visto que as maiores variações observadas aparecem em casos de estratos que estavam sem resultado e puderam ser resgatados no processo de correção dos cálculos.
Os resultados totais das UFs tiveram variações de magnitude insignificante, não alterando o sentido das análises. Ao desagregar os resultados dentro das unidades da Federação —considerando as dependências administravas, localizações e áreas —, as variações passam a ser maiores em alguns estratos.
Dessa forma, não houve necessidade de correção dos sistemas de divulgação de resultados, como boletim da escola e painéis educacionais, por se tratar de resultados calculados a partir dos dados censitários que não sofreram qualquer alteração. Também não sofreram mudanças os resultados da avaliação da educação infantil. Não houve qualquer impacto para os resultados por municípios ou escolas.
Vale destacar que os resultados do Saeb 2021 se configuram como o primeiro retrato do que a pandemia de covid-19 significou para a educação brasileira em termos de aprendizagem, oferecendo um conjunto de dados que deverá ser explorado em profundidade por todos os envolvidos no processo educacional, para que se possam compreender melhor os efeitos da crise sanitária na educação brasileira e identificar estratégias para contorná-los, proporcionando aos alunos oportunidades de recuperação e desenvolvimento.
Além disso, as análises preliminares realizadas pelo corpo técnico da Autarquia indicam que a qualidade dos resultados da avaliação foi preservada. Portanto, não há evidências que desabonem a validade dos dados e a comparabilidade com edições anteriores. No entanto, é importante ressaltar que a leitura e a análise desses resultados não podem desconsiderar o cenário único em que a avaliação foi realizada.
Edição 2021 — Ao todo, 5.280.577 alunos estiveram presentes nos dias de aplicação dos instrumentos do Saeb. Nessa edição foram avaliados, em língua portuguesa e matemática, alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio, de escolas públicas. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral nas escolas privadas. Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.
O Saeb 2021 ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, foi amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de educação, diretores e professores dessa etapa.
Saeb — Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.
Confira os microdaddos do Saeb 2021
Confira a Nota Explicativa | Resultados | Saeb 2021– retificação
Veja as Planilhas de Resultados (Brasil, estados e municípios) | Saeb 2021 — retificação
Saiba mais sobre os microdados
FONTE: Inep
Comentários