Estatísticas produzidas pelo Inep mostram o panorama da profissão nos últimos anos.
Ao todo, 2,2 milhões de pessoas exercem a profissão na educação básica e 323.376, no ensino superior. Os dados fazem parte dos resultados do Censo Escolar 2021 e do Censo da Educação Superior 2020. Essas duas edições das pesquisas são as mais recentes concluídas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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De acordo com o Censo Escolar 2021, 595 mil docentes atuaram na educação infantil no ano de referência do levantamento. Já o ensino fundamental concentrou a maior parte dos profissionais da educação básica: 1.373.693 (62,7%) dos 2,2 milhões. Um total de 516.484 atuou no ensino médio. As professoras correspondiam à maioria em todas as etapas, segundo a pesquisa: 96,3% na educação infantil, 88,1% nos anos iniciais e 66,5% nos anos finais do fundamental, respectivamente. No ensino médio, 57,7% do corpo docente era composto por mulheres.
No que diz respeito à docência em cursos de graduação, mais especificamente no que tange ao grau de formação dos profissionais, o Censo da Educação Superior 2020 mostrou que 35,2% (113.740) dos 323.376 professores possuem mestrado e 48,9% (158.225), doutorado. Os doutores são mais frequentes na rede pública, enquanto, na rede privada, a maior parte é de mestres, no ano de referência da pesquisa. Homens são maioria nas duas redes de ensino. O perfil médio do corpo docente mostrou, ainda, que 39 anos é a idade mais frequente entre os atuantes em instituições públicas e 40 anos entre os professores de instituições privadas.
Avaliações, estudos e indicadores – Em setembro, o Inep apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Entre os meios de apurar informações sobre o ambiente de aprendizagem, o Saeb conta com os questionários respondidos justamente por professores. São abordados temas que permeiam a atuação deles, como condições de trabalho, formação profissional, clima escolar e práticas pedagógicas.
Já no segundo semestre de 2021, o Instituto divulgou os resultados brasileiros mais recentes da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis). No relatório, é possível verificar a percepção dos professores sobre o exercício da docência. O Brasil é um dos 48 países/economias que participaram do estudo, realizado entre 2017 e 2018. No País, responderam à pesquisa 2.447 professores e 185 diretores de escolas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além de 2.828 docentes e 186 diretores de escolas do ensino médio, das redes pública e privada.
A Talis é aplicada, a cada cinco anos, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados são comparáveis internacionalmente e refletem questões relacionadas à aprendizagem e às condições de trabalho de professores e diretores em diversos países. As informações são apuradas por meio de questionários que, no Brasil, são aplicados pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.
O Inep disponibiliza, ainda, uma série de indicadores educacionais que refletem aspectos sobre o exercício da docência no País, como: Adequação da Formação Docente; Esforço Docente; Regularidade do Corpo Docente; Remuneração Média dos Docentes; Percentual de Docentes com Curso Superior; e Percentual de Docentes com Pós-Graduação.
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fonte: INEP
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