Material informa estudantes, pais, professores e gestores sobre a avaliação do pensamento criativo. Aplicação do Pisa ocorrerá de 11/4 a 31/5/2022
Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021. A avaliação será aplicada, no Brasil, entre 11 de abril e 31 de maio.
Confira a Matriz de Referência para Pensamento Criativo no Pisa 2021
Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021. A avaliação será aplicada, no Brasil, entre 11 de abril e 31 de maio.
Confira a Matriz de Referência para Pensamento Criativo no Pisa 2021
Esta é a primeira vez que a área de pensamento criativo será avaliada no estudo internacional. Dessa forma, o material visa a informar estudantes, pais, professores e gestores educacionais sobre o domínio inovador do Pisa 2021/2022.
O Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no País, o que envolve representar o Brasil perante a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, coordenar a aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas e a coleta das respostas dos participantes. Além disso, o Instituto coordena a codificação dessas respostas, analisa os resultados e elabora o relatório nacional.
O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado, a cada três anos, pela OCDE em diversos países. No Brasil, a avaliação de pensamento criativo será aplicada a uma amostra de estudantes, de todas as unidades da Federação, juntamente com a tradicional avaliação de matemática, leitura e ciências.
De acordo com o conteúdo da matriz de referência, “o pensamento criativo no Pisa 2021 é definido como a competência de participar produtivamente da geração, da avaliação e da melhoria de ideias, que pode resultar em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões impactantes da imaginação”.
Pisa – A avaliação da OCDE oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
O estudo avalia três domínios — leitura, matemática e ciências — em todas os ciclos ou edições. A cada edição, é avaliado um domínio principal, o que significa que os estudantes respondem a um maior número de itens no teste dessa área do conhecimento e que os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem nesse domínio. A pesquisa também avalia domínios chamados inovadores, como Pensamento Criativo, Letramento Financeiro e Competência Global.
Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.
Saiba mais sobre o Pisa
O Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no País, o que envolve representar o Brasil perante a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, coordenar a aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas e a coleta das respostas dos participantes. Além disso, o Instituto coordena a codificação dessas respostas, analisa os resultados e elabora o relatório nacional.
O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado, a cada três anos, pela OCDE em diversos países. No Brasil, a avaliação de pensamento criativo será aplicada a uma amostra de estudantes, de todas as unidades da Federação, juntamente com a tradicional avaliação de matemática, leitura e ciências.
De acordo com o conteúdo da matriz de referência, “o pensamento criativo no Pisa 2021 é definido como a competência de participar produtivamente da geração, da avaliação e da melhoria de ideias, que pode resultar em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões impactantes da imaginação”.
Pisa – A avaliação da OCDE oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
O estudo avalia três domínios — leitura, matemática e ciências — em todas os ciclos ou edições. A cada edição, é avaliado um domínio principal, o que significa que os estudantes respondem a um maior número de itens no teste dessa área do conhecimento e que os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem nesse domínio. A pesquisa também avalia domínios chamados inovadores, como Pensamento Criativo, Letramento Financeiro e Competência Global.
Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.
Saiba mais sobre o Pisa
fonte: Inep
Comentários