Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO BÁSICA - Programa Educação Financeira na Escola lança mais uma formação

Novo conteúdo é direcionado a professores do 9º ano do ensino fundamental.

O Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançaram mais uma trilha das formações em educação financeira. Desta vez, o conteúdo é voltado para professores do 9º ano do ensino fundamental de todo o país.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, um convênio entre o MEC e a CVM que tem a meta de formar gratuitamente 500 mil professores em 3 anos. Esses profissionais poderão difundir o tema para cerca de 25 milhões de estudantes da educação básica. Para se inscrever, basta acessar o site: www.edufinanceiranaescola.gov.br.




A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, para o ensino fundamental, o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, como taxa de juros, inflação, aplicações financeiras e impostos, por meio de uma abordagem interdisciplinar que contemple as dimensões sociocultural, política, psicológica e econômica, em torno das questões de consumo, trabalho e dinheiro.

O curso para professores de 9º ano está totalmente alinhado às orientações da BNCC, tendo como foco o planejamento financeiro pessoal sob a perspectiva do contexto familiar. Os temas abordados são: finanças pessoais; matemática financeira; atitudes empreendedoras; competências financeiras; e projeto de vida.

TEMAS DO CURSO

Finanças Pessoais

Avaliar receitas e despesas;
Analisar a relação pessoal com o dinheiro;
Definir prioridades;
Planejar para alcançar uma meta; e
Desafio da trilha “Meu Precioso Dindim”: elaborar um planejamento financeiro.

Matemática Financeira

Realizar operações matemáticas como frações e porcentagens;
Estudar funções e expoentes e suas relações com educação financeira;
Realizar cálculos de taxas e tributos, comparações de rentabilidade de diferentes aplicações financeiras e entender regime de capitalização composta (juros compostos).

Objetivo: compreender a relação harmônica entre dinheiro e consumo.

Atitudes Empreendedoras

Desenvolver comportamentos que contribuam para a construção de projeto de vida;
Analisar riscos e conflitos de possíveis cenários e autorresponsabilidade.

Competências financeiras

Desenvolver técnicas comportamentais;
Estudar orçamento familiar e pessoal.

Projetos de vida

Dimensão pessoal: desenvolver autoconfiança, autoconhecimento e resiliência;
Dimensão social: desenvolver cidadania e ética;
Dimensão profissional: desenvolver atitudes de planejamento e disciplina para alcançar os objetivos.

fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados