As informações apresentadas são oriundas de bases de dados oficiais educacionais e sanitárias, além das que foram coletadas junto às redes de ensino públicas do país.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) lançou, no último ano, o Painel de Monitoramento da Educação Básica no Contexto da Pandemia, que disponibiliza informações acerca da situação da educação básica pública brasileira diante da pandemia de Covid-19.
Conheça o Painel de Monitoramento da Educação Básica no Contexto da Pandemia.As informações apresentadas no Painel são oriundas de bases de dados oficiais educacionais e sanitárias, além das que foram coletadas junto às redes de ensino públicas do país. O objetivo do Painel é ser um instrumento de informação aos gestores e à sociedade em geral, quanto aos desafios enfrentados pela educação básica no contexto da pandemia.
O Painel, além de disponibilizar informações sobre a educação básica brasileira, permitiu que diretores escolares, dirigentes estaduais e municipais pudessem fornecer informações referentes ao que está acontecendo de fato na prática nas escolas. Segundo o Painel, existem cerca de 47,3 milhões de estudantes matriculados nas redes pública e privada de educação brasileira. Também conforme as informações disponibilizadas no Painel, foi possível perceber que quase 95% das escolas que responderam à pesquisa fizeram uso do ensino remoto em decorrência da pandemia, sendo que 57% destes respondentes utilizaram plataforma digital.
Das escolas que responderam aos questionários, 98% estão executando alguma estratégia para busca ativa dos estudantes que não estão participando das atividades ofertadas pela escola, e cerca de 83% das escolas já adotaram estratégias pedagógicas para mitigar os prejuízos causados pela suspensão das aulas presenciais.
fonte: MEC
Comentários