O prazo para as instituições de ensino interessadas em participar do Programa Ciência na Escola foi prorrogado para as 23h59 de 12 de julho. O cadastro das propostas tinha se encerrado em 24 de junho. A iniciativa busca aprimorar o ensino de ciências na educação básica, em especial nos anos finais dos ensinos fundamental e médio.
As propostas devem ser submetidas por universidades federais pelo site do programa. Estas devem se juntar com pelo menos um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IF) ou um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O consórcio/rede de instituições pode ainda conter:
Os objetivos do Programa Ciência na Escola são:
O Ciência na Escola valoriza a perspectiva pedagógica de que o aluno seja o protagonista na construção e na apropriação do conhecimento, além do aprimoramento do ensino de ciências na educação básica com elementos de ensino por:
As propostas devem ser submetidas por universidades federais pelo site do programa. Estas devem se juntar com pelo menos um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IF) ou um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O consórcio/rede de instituições pode ainda conter:
- instituições de educação superior públicas ou privadas;
- institutos de ciência e tecnologia;
- redes educacionais estaduais;
- redes educacionais municipais;
- espaços científicos e culturais, como museus, planetários e observatórios.
Os objetivos do Programa Ciência na Escola são:
- aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica;
- promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas;
- intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências;
- estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas;
- identificar jovens talentos para as ciências;
- fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências;
- incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências;
- fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação;
- democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.
O Ciência na Escola valoriza a perspectiva pedagógica de que o aluno seja o protagonista na construção e na apropriação do conhecimento, além do aprimoramento do ensino de ciências na educação básica com elementos de ensino por:
- investigação;
- mão na massa;
- abrangência;
- criatividade;
- inovação;
- diversidade;
- democratização do conhecimento;
- popularização da ciência.
- intensificar a vivência de alunos das redes públicas de ensino fundamental e médio com métodos de investigação científica para a resolução de problemas, com aplicação no cotidiano;
- estimular a aproximação e a interação entre atores relevantes à produção do conhecimento científico, escolas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação em benefício do ensino de ciências nas escolas públicas de educação básica;
- despertar, estimular e incentivar talentos e habilidades em alunos da educação básica para as ciências;
- promover a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências sob a perspectiva da aprendizagem pela investigação e adoção de procedimentos científicos;
- contribuir para a redução das desigualdades socioeducacionais no país.
fonte: MEC
Comentários