Pular para o conteúdo principal

São Paulo - Educação empreendedora passa a ser apoio curricular para 3,7 milhões alunos da rede

Documento estabelece objetivos e habilidades para a elaboração de cursos atrelados ao Currículo

De maneira inédita, São Paulo lança o primeiro Plano Estadual de Educação Empreendedora (PEEE) para escolas de nível Fundamental e Médio. O documento vai nortear o ensino de mais de 3,7 milhões de estudantes das 5 mil unidades da Secretaria da Educação e 221 escolas técnicas do Centro Paula Souza. O PEEE é composto por 11 metas e reúne uma base comum de conceitos, objetivos e habilidades para elaboração de curso e atividades.

De acordo com Hebert Gomes da Silva, da equipe de Ciências da Natureza da Coordenadoria da Gestão da Educação Básica, a partir de agora, as redes terão acesso a subsídios para a definição de parâmetros à formação de professores, metodologias, materiais didáticos e parcerias. Até então não havia clareza sobre o tema e muitas escolas utilizavam apenas de forma transversal nas aulas ou em eletivas no modelo de tempo integral. Redes municipais e particulares também poderão recorrer ao PEEE como referência. 

“A CGEB construiu o plano estadual de educação empreendedora e ela entrega agora a matriz de habilidades do empreendedorismo, a inserção do empreendedorismo dentro do Currículo do Estado, como tema transdisciplinar, além do fomento para que haja cursos de formação para professores e estudante. A proposta é que o plano seja implementado a partir deste lançamento até 2024”, explicou Hebert.

O Plano responde às demandas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Estadual de Educação e servirá de auxílio ao conteúdo pedagógico previstos na reforma do Ensino Médio proposta pelo Ministério da Educação. Para isso, a comissão responsável mapeou a própria rede estadual. Nos últimos anos, 31 Diretorias de Ensino tiveram experiências com o tema.

“Eu acho isso fantástico, porque é algo a mais para o professor trabalhar e mostrar para o aluno que o mundo pós globalizado precisa de adultos e jovens com iniciativa e autônomos”, fala Rosangela Aparecida de Almeida Valim, dirigente regional de ensino da região Centro Oeste.

Além do secretário da pasta, José Renato Nalini, representantes da Secretaria e do Centro Paula Souza, participaram da concepção do documento a Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Representantes de instituições referência na área, como SEBRAE-SP, SENAC-SP e FECOMERCIO também contribuíram na elaboração do projeto.

Conheça as 11 metas:

Meta 1: inserir o Empreendedorismo na rede estadual de ensino e escolas técnicas

Meta 2: elaborar Objetivos e Matriz de Habilidades sobre Educação Empreendedora

Meta 3: compartilhar o documento de referência em Educação Empreendedora com as redes municipais de educação

Meta 4: aumentar progressivamente o desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos estudantes da educação básica

Meta 5: criar o Selo de validação de cursos e planos de trabalho sobre empreendedorismo para a educação básica estadual

Meta 6: ofertar cursos de Formação em Educação Empreendedora para professores

Meta 7: ofertar cursos de Empreendedorismo para estudantes

Meta 8: criar Centro Virtual de Educação Empreendedora

Meta 9: realizar Seminário Regional de Educação Empreendedora com sazonalidade anual

Meta 10: realizar a Feira do Jovem Empreendedor

Meta 11: constituição de Comissão de Avaliação do PEEE

FONTE: Secretaria da Educação de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados