Pular para o conteúdo principal

ENSINO FUNDAMENTAL - Professores terão acesso a vídeos sobre Desenvolvimento Sustentável

Como falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Para facilitar esse trabalho, professores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição vídeos e uma publicação explicando o que são nove dos 17 objetivos. O material, lançado em Manaus nesta quinta-feira, 13, é uma iniciativa da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Os vídeos são pensados na linguagem das crianças, são eles falando entre eles sobre esses temas fundamentais. Isso é importante para que as elas entendam os objetivos sustentáveis e para que interajam com o tema. Ter um material pensado e preparado para crianças de sete a 11 anos, do primeiro ao quinto ano, é fundamental para trazer essa consciência de desenvolvimento sustentável, tão necessária para a nossa sociedade”, explicou o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de crianças, educadores e gestores de educação. Os vídeos estão disponíveis no portal da Unesco e no canal da organização no YouTube. O material também irá compor a 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, exibição nacional de produção audiovisual independe, que ocorrerá em todos os estados brasileiros.

Objetivos – As negociações que culminaram na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram concluídas em 2015. O processo teve início em 2012, durante a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro. Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Brasil participou de todas as sessões da negociação, das quais originou um acordo que contempla 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Guia – Durante a cerimônia foi lançado, ainda, a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem, que tem o objetivo de aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS). A obra, que será distribuída nas escolas do primeiro ao quinto anos, é uma tradução de edição produzida pela Unesco como material de apoio para os professores e gestores da educação.

A publicação servirá como referência para profissionais da educação sobre o uso da EDS na aprendizagem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, contribuir para a sua realização. O guia identifica objetivos de aprendizagem e sugere temas e atividades para cada ODS. O documento também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem adaptar conteúdos a contextos concretos.

“O livro para o professor é importante porque é um processo de formação, de como saber trabalhar não só os vídeos, mas outros formatos, jogos, interação e atividades com as crianças que estão descritas nessa publicação e são fundamentais para o trabalho do professor na relação com o aluno”, finalizou Rossieli Soares.

fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados