Pular para o conteúdo principal

ENSINO FUNDAMENTAL - Professores terão acesso a vídeos sobre Desenvolvimento Sustentável

Como falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Para facilitar esse trabalho, professores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição vídeos e uma publicação explicando o que são nove dos 17 objetivos. O material, lançado em Manaus nesta quinta-feira, 13, é uma iniciativa da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Os vídeos são pensados na linguagem das crianças, são eles falando entre eles sobre esses temas fundamentais. Isso é importante para que as elas entendam os objetivos sustentáveis e para que interajam com o tema. Ter um material pensado e preparado para crianças de sete a 11 anos, do primeiro ao quinto ano, é fundamental para trazer essa consciência de desenvolvimento sustentável, tão necessária para a nossa sociedade”, explicou o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de crianças, educadores e gestores de educação. Os vídeos estão disponíveis no portal da Unesco e no canal da organização no YouTube. O material também irá compor a 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, exibição nacional de produção audiovisual independe, que ocorrerá em todos os estados brasileiros.

Objetivos – As negociações que culminaram na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram concluídas em 2015. O processo teve início em 2012, durante a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro. Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Brasil participou de todas as sessões da negociação, das quais originou um acordo que contempla 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Guia – Durante a cerimônia foi lançado, ainda, a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem, que tem o objetivo de aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS). A obra, que será distribuída nas escolas do primeiro ao quinto anos, é uma tradução de edição produzida pela Unesco como material de apoio para os professores e gestores da educação.

A publicação servirá como referência para profissionais da educação sobre o uso da EDS na aprendizagem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, contribuir para a sua realização. O guia identifica objetivos de aprendizagem e sugere temas e atividades para cada ODS. O documento também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem adaptar conteúdos a contextos concretos.

“O livro para o professor é importante porque é um processo de formação, de como saber trabalhar não só os vídeos, mas outros formatos, jogos, interação e atividades com as crianças que estão descritas nessa publicação e são fundamentais para o trabalho do professor na relação com o aluno”, finalizou Rossieli Soares.

fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - Turma 2011 - Prova Objetiva e Gabarito

26/11/2010 - Resultados Embraer Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2011   Gabarito da Prova Objetiva    Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos Gerais Divulgação do Resultado: 26 de novembro de 2.010 Fundação Vunesp

Lista de blogs relacionados