Pular para o conteúdo principal

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - ANEXO 2.2 - Gestão democrática e participativa

ANEXO

2. Princípios que orientam a ação do diretor na SEE-SP

2.2. Gestão democrática e participativa

O exercício profissional do Diretor deve expressar-se por meio de práticas que considerem as relações entre a escola e a sociedade em geral, a comunidade local, a sua função social e os espaços de atuação, visando à elaboração coletiva e à implementação da proposta pedagógica da escola, considerando as diferenças individuais, sociais e culturais e promovendo a participação dos estudantes, educadores, colegiados e comunidade na vida escolar.

Capacidade de:

* Promover a participação de toda a comunidade escolar na discussão, socialização, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da proposta pedagógica.

* Liderar a criação de rede de comunicação interna e externa de interação e colaboração para o fortalecimento do clima escolar e das ações educacionais.

* Compreender representações sociais sobre diversidade, gênero e etnia na comunidade escolar e considerá-las nas ações da escola.

* Organizar, articular e consolidar o funcionamento dos órgãos colegiados e das instituições auxiliares.

* Mobilizar, organizar e gerenciar na escola a rede protetiva e de justiça restaurativa para a garantia de direitos e deveres de todos.

* Compreender as possibilidades e estimular o uso pedagógico de espaços da comunidade e do entorno.

* Estabelecer parcerias dentro e fora da comunidade escolar, com base em valores e responsabilidades compartilhadas, para apoiar as ações da escola.

Conhecimento de:

* Gestão democrática e participativa.
* Princípios legais de direitos humanos.
* Composição e atribuições de instituições colegiadas e auxiliares da escola.
* Estratégias para caracterizar o perfil socioeconômico e cultural de comunidades.
* Identidade, cultura e clima escolar e práticas cotidianas da escola.
* Representações sociais sobre diversidade, gênero e etnia.
* Estratégias de mobilização e participação.
* Rede protetiva e justiça restaurativa.
* Parceria escola-comunidade.
* Estratégias de mobilização da comunidade para a participação da comunidade nas ações da escola.

Bibliografia:

Publicação Institucional

1. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2010. Disponível em: h
ttp://www.cnj.jus.br/images/programas/justica-escolas/cartilha_bullying.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

2. BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&Itemid=30192
. Acesso em: 7 out. 2016.

3. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II. Brasília: MEC/SEB, 2004. Disponível em: h
ttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pd . Acesso em: 7 out. 2016.

4. SÃO PAULO (Estado). Ministério Público do Estado de São Paulo. Curso de introdução à justiça restaurativa para educadores: manual prático. 2012. Disponível em: h
ttp://www.educacao.sp.gov.br/spec/wp-content/uploads/2013/02/Manual-Pr%C3%A1tico-de-Justi%C3%A7a-Restaurativa-Minist%C3%A9rio-P%C3%BAblico.pdf . Acesso em: 7 out.2016.


Legislação

1- BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente - ECA (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm . Acesso em: 7 out. 2016.

2- BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Disponível em: h
ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em: 7 out. 2016.

3- BRASIL. Lei nº 7.398, de 4 de novembro de 1985. Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7398.htm . Acesso em: 7 out. 2016.

4- SÃO PAULO. Decreto nº 12.983, de 15 de dezembro de 1978. Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres. Disponível em:
http://www.al.sp.gov.br/reposito-rio/legislacao/decreto/1978/decreto-12983-15.12.1978.html . Acesso em: 7 out. 2016.

5- SÃO PAULO. Decreto nº 50.756, de 3 de maio de 2006. Altera o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, estabelecido pelo Decreto nº 12.983, de 15 de dezembro de 1978. Disponível em:
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2006/decreto-50756-03.05.2006.html . Acesso em: 7 out. 2016.

6- SÃO PAULO. Decreto 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências. Disponível em:
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55588-17.03.2010.html . Acesso em: 7 out. 2016.

7- SÃO PAULO. Deliberação CEE nº 125/14. Dispõe sobre a inclusão de nome social nos registros escolares das instituições públicas e privadas no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo e dá outras providências correlatas. Disponível em:
http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/39/Deliberacao_CEE_125_2014.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

8- SÃO PAULO. Resolução SE nº 45 de 18-08-2014. Dispõe sobre o tratamento nominal de discentes transexuais e travestis, no âmbito da Secretaria da Educação. Disponível em:
http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/45_14.HTM?Time=07/10/2016%2014:07:22 . Acesso em: 7 out. 2016.

9- SÃO PAULO. Lei Complementar 444, de 27 de dezembro de 1985. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista. (artigo 95). Disponível em:
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/-444.27.12.1985.html . Acesso em 7 out. 2016.

Livros e Artigos

1- ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Juventudes na escola, sentidos e buscas: por que frequentam? Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em:
http://flacso.org.br/files/2015/11/LIVRO-WEB_Juventudes-na-escola-sentidos-e-buscas.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

2- CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010. Disponível em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

3- CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. Disponível em:
https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/conflitos_na_escola.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

4- CHRISPINO A.; CHRISPINO, R. S. P. A mediação do conflito escolar. 2. ed. São Paulo: Biruta, 2011.

5- COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.) et al. Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: Editora CRV, 2009. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2170-livro-unir-2009&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 7 out. 2016.

6- MARÇAL, J. C.; SOUSA, J. V. de. Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? módulo III. Brasília: CONSED, 2009. Disponível em:
http://www.crma-riocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/Modulo03_CE.pdf . Acesso em: 7 out. 2016.

7- LUIZ, Maria Cecilia; NASCENTE, Renata Maria Moschen (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. São Carlos: EDUFSCAR, 2013. (Capítulos 1 e 6). Disponível em: 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15235-conselhos-escolares&category_slug=fevereiro-2014&Itemid=30192 . Acesso em: 7 out. 2016.

FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Programa de Certificação Ocupacional 2014 de Diretor de Escola Estadual - Gabarito da Prova Objetiva (14/12/2014)

31/12/2014 - Confira o RESULTADO REPUBLICADO EM 31/12/2014 31/12/2014 - Confira o Gabarito RETIFICADO após recursos   30/12/2014 - Confira o Resultado Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Edital SEE nº 003/2014 Confira o Gabarito A prova tem 60 questões objetivas de múltipla escolha. São cobrados conhecimentos gerais em relação às temáticas: políticas públicas de educação de Minas Gerais, referenciais pedagógicos, bases legais da educação, interações sociais na sala de aula e na escola; e competências, habilidades e conhecimentos específicos na área de gestão educacional e de gestão pública, conforme os padrões de competência do diretor de escola estadual: planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros, gestão de pessoas, gestão de compras e gestão do patrimônio. Realizada no dia 14 de dezembro, a prova teve duração mínima de 1 uma hora e máxima de 4 quatro horas. Para m...

GO Exames de Educação de Jovens e Adultos 2012 - Resultado

Secretaria da Educação do Estado de Goiás Exame de Educação de Jovens e Adultos 2012 Para os níveis de Ensino Fundamental e Médio Saiba seu resultado Os resultados por cidade-polo estarão disponíveis, também, nas respectivas Subsecretarias Regionais de Educação. Em caso de dúvidas, ligue: 0800 6433043 Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br Localize seu cadastro com número do CPF e data de nascimento Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigas “provas de supletivo”) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site www.supletivo.go.gov.br e por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, localizar o cadastro. Após preencher estes dados, é preciso, no campo “Concurso”, selecionar a opção “Exame EJA – 2012”. Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida pelo candidato em cada área do conhecimento, a cert...

PE Concurso 2022 para professor da Educação Básica

Concurso Público visando ao provimento de 2.907 (duas mil, novecentos e sete) vagas para o cargo de Professores da Educação Básica do Estado de Pernambuco Acompanhe o concurso através da página Cebraspe 24/05/2023 - Confira os locais e orientações para a realização da perícia médica 31/ 03/2023 - Confira o  Edital nº 12 – Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 15/02/2023 - Confira o  Edital nº 10 - Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 22/11/2022 - Confira o  Edital nº 9 - Resultado final na avaliação de títulos, resultado final na avaliação biopsicossocial e o resultado final no concurso público 18/11/2022 - Confira o  Comunicado - Informação sobre a data de divulgação do próximo edital  - edital de  resultado final na avaliação de títulos, para todos os candidatos ,  resultado final na avaliação biopsicossocial dos candidatos que se decl...

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

Lista de blogs relacionados