da NOVA ESCOLA
Pesquisa mostra como 63 docentes do estado de São Paulo ensinam Matemática e indica o que o professor deve buscar para aprimorar suas aulas
Camila Camilo (novaescola@atleitor.com.br)
Explicar as expectativas, permitir que os alunos pesquisem e exponham o conteúdo, basear-se no cotidiano para explicar um conceito e atender prontamente a turma. Estas são algumas das atitudes que dão certo na hora de ensinar Matemática, segundo o estudo "Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática" realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Cesgranrio e com apoio do Banco Itaú BBA e do Instituto Unibanco.
A pesquisa identificou como trabalham os 63 docentes com melhor desempenho no Processo de Promoção por Merecimento da rede estadual paulista. Eles também obtiveram notas altas em pelo menos duas edições do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolas do Estado de São Paulo (Saresp). As aulas foram filmadas e avaliadas por cinco especialistas na área, que usaram os mesmos critérios para definir as ações mais interessantes do ponto de vista didático-pedagógico.VEJA A MATÉRIA
Comentários