MG Superintendências e escolas da rede estadual garantem boas notas na 2ª fase do acordo de resultados
Aumento na proficiência dos alunos nas avaliações externas da educação é o grande impulso das boas notas
Foi divulgado nesta terça-feira (26-04) o resultado da 2º etapa do Acordo de Resultados da Secretaria de Estado de Educação (SEE), referente ao ano de 2010. Nesta fase foram avaliadas 46 Superintendências Regionais de Ensino e as cerca de 3.800 escolas da rede estadual. A avaliação mostrou que 55% das escolas obtiveram notas superiores a nove, sendo que a maior nota foi 9,73. Já em relação às Superintendências, 96% obtiveram nota maior ou igual a nove, neste caso a menor pontuação foi 8,96 e a maior 9,65. Os bons resultados estão relacionados ao fato de ter ocorrido crescimento nas proficiências médias dos alunos da rede estadual no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa).
Diferente da primeira fase, na qual os resultados globais alcançados pelo Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais servem de referência para o prêmio de produtividade dos servidores que trabalham no órgão central da Secretaria de Estado de Educação, na segunda fase os critérios de avaliação levam em conta também o fato de as superintendências e escolas terem alcançados as metas referentes ao Proeb e Proalfa. Sendo assim, as notas das escolas estaduais e das SREs são individuais, assim como o prêmio por produtividade de professores, técnicos, inspetores e demais servidores que trabalham nas Superintendências e nas escolas.
Entre as Superintendências que obtiveram notas superiores a nove está a de Divinópolis que ficou com nota 9,65. A diretora da SRE de Divinópolis, Vera Lúcia Soares Prado, atribui o resultado ao bom trabalho que é desenvolvido pelas escolas e Superintendência. “Os professores, analistas e inspetores educacionais mostram muito boa vontade em aderir aos programas da SEE. Além disso, a cultura da avaliação externa está sendo muito bem absorvida pela escola. Eles analisam os resultados e trabalham para sempre melhorá-los”.
Primeira fase
A nota da SEE na primeira fase do Acordo de Resultados foi 9,26, a maior pontuação já registrada desde que a Secretaria começou a traçar as metas, em 2007. Ao fazer um balanço do percentual de cumprimento das metas na 1º e 2º fase a subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais, Sônia Andere, ressalta que as escolas e SREs estão apropriando-se dos resultados das avaliações externas para servir de diagnóstico para a execução de um bom trabalho. “O processo de avaliação por mérito, a meritocracia, significa uma mudança da cultura da equipe da escola, pois ela passa a considerar a avaliação como sendo um material útil na melhoria dos pontos fracos e fortes da escola”.
Cálculo da Nota
A segunda fase é composta pelas notas das Superintendências e das escolas. A nota da SRE leva em consideração 65% da nota obtida pelo órgão central e 35% dos indicadores finalísticos. Já a nota das escolas leva em consideração 65% da nota obtida pelo órgão central, 10% da nota da SRE a qual está vinculada e 25% das notas obtidas nos indicadores.
São ao todo seis indicadores finalísticos e todos relacionados ao Proalfa e Proeb. Eles estão relacionados ao percentual de alunos do 3º ano do ensino fundamental no nível recomendável de leitura das escolas estaduais e a proficiência média no Proalfa. Também são analisadas as proficiências médias dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática.
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