Confira os dados oficias da distorção idade-série por estados e municípios
Carolina Vilaverde
Simone Harnik
Da Redação do Todos Pela Educação
Simone Harnik
Da Redação do Todos Pela Educação
No Ensino Fundamental brasileiro, 23 a cada 100 estudantes estão atrasados nos estudos. No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o cenário é ainda pior: 34 a cada 100 estudantes sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao movimento Todos Pela Educação, e se referem ao ano de 2009.
Confira aqui a taxa de distorção idade-série por municípios
Baixe a tabela com as taxas por unidades da federação
Veja o resultado completo para o País
Baixe a tabela com as taxas por unidades da federação
Veja o resultado completo para o País
A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma. Mas, segundo o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) Ocimar Munhoz Alavarse, o atraso escolar pode ser explicado em boa medida pela reprovação.
"O único percentual aceitável para a distorção idade-série é 0%. O ideal seria que ninguém reprovasse. Todas as crianças deveriam estar oito ou nove anos no Ensino Fundamental", afirma. "As altas taxas de reprovação e de repetência não estão produzindo os efeitos de aprendizagem esperados."
Para a professora Inês de Almeida, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), o processo ensino-aprendizagem é complexo e não pode se resumir apenas à reprovação por notas: "Ao longo do tempo que esse aluno está na escola, o professor tem oportunidade de conhecê-lo em sua dimensão de sujeito humano e, portanto, pode acompanhá-lo, sabendo de suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. O professor precisa estar atento para que dê a essa criança condições de chegar ao resultado final, mas para que o processo não seja determinado apenas por provinhas", diz.
Desigualdades regionais
No Pará, o atraso escolar atinge 38 a cada 100 estudantes do Ensino Fundamental. Nos estados das regiões Norte e Nordeste o atraso escolar tem, em geral, se mostrado maior do que nas demais regiões.
No Pará, o atraso escolar atinge 38 a cada 100 estudantes do Ensino Fundamental. Nos estados das regiões Norte e Nordeste o atraso escolar tem, em geral, se mostrado maior do que nas demais regiões.
Confira abaixo a taxa de distorção idade-série pelas unidades da federação:
REGIÃO NORTE | ||||
UF | Distorção Idade-Série (em %) | |||
1ª a 4ª Série | 5ª a 8ª Série | Fundamental | Médio | |
1º ao 5º Ano | 6º ao 9º Ano | |||
AC | 26,9 | 26,4 | 26,7 | 33 |
AM | 27 | 43,8 | 33,9 | 49,7 |
AP | 23,6 | 27,8 | 25,3 | 41,9 |
PA | 36,6 | 41,5 | 38,5 | 57,4 |
RO | 18,7 | 31,5 | 24,6 | 29,9 |
RR | 16,3 | 27 | 21 | 23,6 |
TO | 17 | 28,1 | 22 | 33,2 |
REGIÃO NORDESTE | ||||
UF | Distorção Idade-Série (em %) | |||
1ª a 4ª Série | 5ª a 8ª Série | Fundamental | Médio | |
1º ao 5º Ano | 6º ao 9º Ano | |||
AL | 26 | 43,9 | 34,1 | 47,2 |
BA | 31,4 | 42,9 | 36,4 | 47,9 |
CE | 21 | 29,5 | 24,8 | 34 |
MA | 25,1 | 35,6 | 29,4 | 45,5 |
PB | 27,7 | 38,6 | 32,4 | 40,1 |
PE | 23,9 | 37 | 30 | 48,4 |
PI | 30,6 | 37,4 | 33,4 | 54,8 |
RN | 22,5 | 37,8 | 29,3 | 43,6 |
SE | 30,7 | 43 | 36 | 47,1 |
REGIÃO CENTRO-OESTE | ||||
UF | Distorção Idade-Série (em %) | |||
1ª a 4ª Série | 5ª a 8ª Série | Fundamental | Médio | |
1º ao 5º Ano | 6º ao 9º Ano | |||
DF | 11,9 | 27,4 | 18,7 | 29,9 |
GO | 16,3 | 28 | 21,8 | 34,6 |
MS | 19,3 | 31,3 | 24,6 | 30,7 |
MT | 15,4 | 27,3 | 20,9 | 37,3 |
Comentários