Candidatos podem procurar uma das 46 escolas credenciadas em todo o estado
Os interessados em retirar o certificado de conclusão do ensino médio via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem procurar as escolas credenciadas em Minas Gerais. Existem no estado 46 escolas aptas a emitir os certificados de conclusão do ensino médio. Segundo a Diretoria de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação, 12.118 candidatos cumprem os requisitos e estão aptos a solicitar o certificado de conclusão via Enem em Minas Gerais.
Para solicitar o documento, o candidato deve ter completado 18 anos até a data de realização do exame, em 06-11-2010, e ter conseguido as notas mínimas necessárias: 400 pontos para cada área de conhecimento e 500 na redação. O interessado deve procurar a escola credenciada de sua região em posse de carteira de identidade e CPF, original e xerox. A emissão do certificado acontece em, no máximo, 30 dias, mas caso de urgência o candidato pode solicitar uma declaração. “Para fazer a matrícula na faculdade ou para apresentar no emprego, o candidato pode pedir uma declaração de conclusão nas escolas e pegar o certificado assim que ficar pronto”, explica Edir Petruceli, diretora de Jovens e Adultos. Confira as orientações e a lista de escolas credenciadas no estado.
Quem não conseguiu a pontuação mínima em alguma das áreas de conhecimento do Enem não precisa esperar o próximo exame para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. O candidato pode procurar uma das bancas permanentes de avaliação de estado e fazer a prova específica da área em que ficou abaixo da nota mínima. Caso obtenha a pontuação suficiente, o candidato pode solicitar seu certificado de conclusão. “Não é necessário esperar outro exame do Enem. Se ele passou em duas áreas, mas ficou abaixo em outra, ele pode procurar a banca e fazer o exame só da área que ficou devendo. Se obtiver a pontuação mínima, ele pode solicitar o certificado”, explica Edir.
Existem no estado 15 bancas permanentes de avaliação. Os testes são marcados de acordo com a necessidade de cada candidato e acontecem ao longo do ano. As áreas de conhecimento nesses testes são as mesmas utilizadas no Enem, o que evita que o candidato tenha que estudar conteúdos diferentes. “A única orientação que a gente dá é que o candidato marque seu exame apenas quando estiver preparado. Isso evita que ele faça a prova sem ter condições de passar”, completa Edir.
Supletivo
Os candidatos que prestaram os exames supletivos de ensino fundamental e médio também já podem retirar seus certificados. Os resultados das provas foram divulgados em janeiro deste ano pela SEE e os interessados podem solicitar seus certificados de conclusão em uma das escolas do estado. PORTAL MG
Comentários