É um segredo bem guardado, mas em Óbidos existe uma casa onde a fantasia e a magia fazem as delícias de crianças e adultos. No jardim da Casa das Fadas, por onde já passaram centenas de crianças, lêem-se histórias, há teatros de marionetas e há espaço para a descoberta interior através de actividades que trabalham a criatividade corporal espiritual e artística. Grupos de escolas vêm de todo o país para descobrir este mundo mágico, mas com alicerces profundos que vão beber à pedagogia Waldorf valores de ética e de construção da personalidade da criança. Tudo com o objectivo de contribuir para a formação de um ser humano feliz, centrado e com consciência de si próprio.
O projecto da Casa das Fadas nasceu pela mão de Cláudia Valentim. Depois de ter viajado por todo o mundo, e de ter escrito livros sobre viagens, povos e costumes, Cláudia iniciou em 1998 o curso de pedagogia de Waldorf, uma corrente que defende que o ritmo de desenvolvimento das crianças é sagrado e deve ser respeitado. Além da importância de dar à criança “tempo para crescer” sem pressas nem competição, a pedagogia Waldorf baseia-se nas verdades universais constantes nos contos de fadas, afirmando que eles são o tesouro mais precioso da Humanidade.
É neste contexto que a ” Casa das Fadas” organiza programas e projectos para crianças, adultos e idosos. São actividades lúdicas, artísticas e pedagógicas com uma grande diversidade de sugestões que se apresentam sob as mais variadas formas no ambiente único e onírico do castelo de Óbidos. Com um cenário recriado a rigor, as crianças mergulham no mundo das fadas e participam na leitura de contos, teatros de marionetas ou visitas guiadas pela “Ronda das Estações”, apenas algumas das actividades destinadas aos mais pequenos, e não só. Há também formações para pais e profissionais ligados à educação e saúde.
Com percursos de vida especiais e com formação nas mais diversas áreas, a equipa da Casa das Fadas está sempre directa ou indirectamente relacionada com o meio artístico e com a pedagogia: produtores artísticos, actores, professores de história de artes, terapeutas Reiki e Karuna, são algumas das especializações.
Actividades sempre com base nos Contos de Fadas, que, de acordo com Cláudia Valentim, ajudam a criança a estruturar a sua personalidade com mais confiança: “As crianças de hoje, já não crescem na segurança de uma grande família, portanto, é imprescindível fornecer imagens de herois que têm de se lançar no Mundo sozinhos e que, mesmo sem saberem como as coisas se vão resolver, acham o mundo um lugar maravilhoso e seguem para a frente com profunda confiança interior. Os Contos Modernos evitam os problemas existenciais. A criança precisa de sugestões, formas simbólicas sobre como lidar com estes obstáculos, de forma a chegar sem riscos à maturidade. Os Contos de Fadas confrontam com as exigências básicas, como a necessidade de nos sentirmos amados, o medo de que pensem que não prestamos para nada, o amor pela vida e o medo da morte. A forma e estrutura dos Contos sugere imagens através das quais, a criança pode estruturar os seus devaneios e compreender de uma forma mais objectiva as sérias lutas internas que o crescimento implica. Tal como, os heróis dos contos, podemos receber ajuda sempre que necessário e podemos ser guiados passo a passo”.
Descrição
Casa das FadasMorada: Rua do Facho n° 39 e 41, Óbidos
Telefone: 262 950 960
www.casadasfadas.com
Algumas das Actividades:
“Contos de fadas em teatro de marionetas”
Apresentados no jardim da Casa das Fadas, sob a forma de teatro de marionetas, “A Casinha da Floresta”, “A Bela Adormecida” e “A Polegarzinha” são alguns dos Contos de Fadas que se podem assistir.
Para crianças a partir dos 2 anos e em sessões de 30 minutos é possível assistir a estes espectáculos às terças e quartas às 10h, 11h e 13h.
É aconselhado um grupo mínimo de 25 pessoas e um máximo de 60.
“O tempo das fadas”
Espaço para a descoberta interior. Através das danças do mundo ligadas com diferentes culturas, yoga, surpresas e ateliês faz de conta. Onde se contam histórias e se criam personagens, as crianças poderão sentir o ritmo da sua própria criatividade corporal, espiritual e artística.
Actividades disponíveis:
1.Ateliers de emoções
2.Projecto yoga e surpresas
3.Trazer a musica que nos trouxe
4.Teatro de sombras
5.Ateliers de origamis
6.Ateliers de construção de papagaios
“Visitas guiadas: a ronda das estações”
Uma viagem ao coração da terra. Deixe-se encantar por cenários de floresta, grutas cristais e ribeiros. Encontrará seres de encantar que o convidarão a viver histórias intermináveis de alegria e fantasia. Cada visita tem a duração de 30 minutos.
De segunda a domingo às 11h, às 13h e às 15h.
“Formação sobre a importância dos contos de fadas na educação”
O objectivo desta formação é ajudar educadores, pais e crianças a darem mais importância a utilização dos Contos de Fadas na educação de seus filhos e alunos.
Temas
A origem dos Contos de Fadas /Pensamento de Steiner
Porquê que devemos falar sobre Contos de Fadas?
A Importância dos Contos de Fadas na Educação
Os Contos de Fadas como Terapia / Pintura Criativa
Os Contos de Fadas como luz de uma Investigação Espiritual
Exercícios de Expressão Artística (modelagem, escrita criativa, pintura (a cor dos temperamentos) meditação, expressão corporal)
Destinatários
Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde
Jornal Oeste Online - Portugal
Comentários