Por José Alves
Um dia para conscientizar a população do mundo todo sobre as mazelas cometidas contra a natureza. A necessidade da reflexão sobre um tema vital para o planeta motivou a ONU (Organização das Nações Unidas) a instituir o dia 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, ocorrida na Suécia entre os dias 05 e 16 de junho de 1972. Desse encontro nasceu um documento com 26 princípios e um plano de ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas, de forma a garantir a proteção ambiental. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também instituiu no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada anualmente na primeira semana de junho.
Em 1992, foi realizada a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, conhecida como Rio-92, para analisar os motivos pelos quais a declaração de Estocolmo não teve o efeito de proteção ambiental que se esperava. Uma conclusão de consenso entre os representantes de mais de 170 países presentes ao evento foi a necessidade de rever o conceito de progresso e de desenvolvimento. A partir do encontro disseminou-se a noção de desenvolvimento sustentável, definida como os processos que permitem à sociedade humana atender suas necessidades de alimentação, habitação, saúde, educação, etc. sem prejudicar a integridade e o funcionamento do ambiente.
Divirta-se enquanto aprende
Com o intuito de provocar uma reflexão sobre o meio ambiente de forma lúdica, a equipe do Portal EducaRede selecionou sites que abordam o tema por meio de jogos educativos e um teste para medir o quanto nossos hábitos cotidianos interferem na preservação do planeta.
( + )
Comentários