Pular para o conteúdo principal

Escolas reprovam atuação dos pais, diz pesquisa

O retrato da educação no país cada vez mais mostra a falta de sintonia entre as famílias e as escolas para garantir o aprendizado dos estudantes. Pesquisa da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIA), em parceria com a Fundação Santa Maria (SM), que vai ser divulgada hoje, entrevistou 10 mil professores, de 19 Estados, e constatou que as famílias brasileiras delegam à escola parte de suas responsabilidades e dedicam pouco tempo aos estudos de seus filhos.

Na avaliação de 90% dos docentes que participaram do estudo "Qualidade da Educação sob o olhar dos professores", os pais transferem responsabilidades para as instituições de ensino. Mais de 80% acreditam que as famílias não dedicam atenção suficiente para as atividades escolares do filhos. Os entrevistados que mais concordam com essa opinião são os das regiões Sudeste e Sul: 93%. "A responsabilização da família pelas dificuldades de aprendizagem dos alunos é uma concepção generalizada entre os professores brasileiros", diz a pesquisa.

Maiores críticos

Os professores que ministram aulas da 5ª à 8ª série do ensino fundamental são os mais críticos em relação a atuação dos pais. A pesquisadora Maria Campos, responsável pela análise dos dados, ressalta que os professores não levam em conta o fato de a maioria dos pais dos alunos da escola pública ter baixo nível de escolaridade e pouca familiaridade com as exigências da escola. Esses mesmos pais, segundo a pesquisadora, depositam na escola toda a esperança de um futuro melhor para seus filhos e, por isso, lutam para conseguir vagas nas escolas públicas e garantir que seus filhos permaneçam, mesmo se reprovados. A família, a mídia e os amigos estão à frente dos livros didáticos como os fatores que mais influenciam os alunos no contexto educativo.

Pior e melhor

Mais de um quarto dos professores entrevistados acreditam que o sistema escolar brasileiro é pior que o do resto dos países latino-americanos. Apenas 6,5% acreditam que é melhor. Os professores com menos experiência são os que consideram o sistema educativo brasileiro pior. Os mais experientes acham que são sistemas incompatíveis (37,1%). Os professores de escolas particulares são mais otimistas que os das públicas, uma vez que 11,2% deles consideram a educação brasileira melhor que de outros países latino-americanos.

Quase metade dos professores (49,4%) acredita que a educação no Brasil piorou, enquanto 14% acreditam que não mudou e 36,6% acreditam que melhorou. Os professores mais experientes são os mais pessimistas. ­"O pessimismo dos mais antigos veio com a reforma educacional de 1990, que obrigou todas as crianças de 7 a 14 anos a estarem matriculadas em escolas",­ explica Igor Mauro, diretor geral da SM. ­"Nem a estrutura, nem esses professores estavam preparados para esses milhões de novos alunos."

Futuro

Quando o assunto é o futuro da educação, o número de profissionais otimistas cresce: 60,5% acreditam que a situação vai melhorar. Nesse quesito, não há diferença significativa na opinião de professores do ensino público e privado. 73,1% dos docentes da rede privada acreditam num futuro promissor, frente a 57,9% dos que atuam na rede pública. Segundo Mauro, um dos problemas levantados pela pesquisa está no fato dos profissionais da educação não acreditarem que a escola de hoje possa realmente atender as demandas dos estudantes no futuro. Essa é a opinião de 53,2% dos entrevistados.

Outro problema constatado pelos professores é que recentes reformas curriculares atingiram as redes públicas de maneira heterogênea: "A proposta do currículo organizado organizado por áreas do conhecimento, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação para o ensino médio, permanece em grande parte no papel, não tendo provocado muitas mudanças reais nas escolas", diz o estudo. A satisfação do professor com a escola onde trabalha também foi estudada.

Somente 37,7% dos docentes se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com o desempenho dos alunos. O estudo mostra uma contradição entre a boa avaliação que os entrevistados realizam sobre a maneira de ensinar dos professores e sua opinião negativa sobre o desempenho acadêmico dos alunos.

Carreira

A reforma do plano de carreira para os profissionais da educação, a ampliação da educação infantil em instituições públicas e a criação de um único exame vestibular em cada Estado, cuja nota possa servir para o acesso a todos os estudos são apontados pelos professores como mudanças necessárias para a melhoria da educação. Além de estarem pessimistas em relação à educação brasileira, os professores não estão satisfeitos com o tratamento que recebem.

Três em cada quatro consideram que a administração da escola em que atuam não valoriza suficientemente seu trabalho. A percentagem é ainda maior em relação à sociedade: 80,6% acreditam que não são valorizados pela sociedade. Ainda assim, 67,3% dos docentes dizem que não mudariam de profissão. ­ O estudo mostrou que trabalhar com educação no Brasil ainda depende da vocação ­ argumenta Mauro. ­ Com tantas crises nesse setor, muitos jovens ainda querem ser professores.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Política de Privacidade

"Política de Privacidade" "Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste blog podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site. Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feit...

ENCCEJA Nacional 2018 - Gabaritos

Gabarito do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2018 Clique aqui para conferir os gabaritos       Gabarito oficial do Encceja 2018 já está disponível no Portal do Inep O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 na tarde desta sexta-feira, 17 de agosto, como previsto em edital. O Encceja Nacional foi aplicado em 5 de agosto em todo o país. Os documentos podem ser acessados no Portal do Inep. Para o Ensino Fundamental estão disponíveis os gabaritos das provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. Para o Ensino Médio os gabaritos são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia,...

Acessa Escola 2014 - Lista de Classificados

Programa Acessa Escola 2014  Seleção Pública para  Estudantes de Ensino Médio Regular  para estágio em escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Lista de Classificados -  Edital 005/2014 CONFIRA Os convocados atuarão nas salas de informática das 3.715 escolas da rede que já contam com o programa e também nas 453 unidades que recebem o Acessa até o final deste semestre. Com a expansão do programa, a Secretaria totaliza 3,8 milhões de alunos cadastrados ao Acessa (90% do universo de matriculados na rede). A carga horária do estagiário é de quatro horas semanais e pode ser cumprida nos período da manhã, tarde ou noite.   fontes:  Secretaria da Educação SP SABE FUNDAP

Lista de blogs relacionados