Pular para o conteúdo principal

Desafio para vencer analfabetismo é garantir a continuidade na escola

Amanda Cieglinski, Agência Brasil

BRASÍLIA - Um dos principais desafios para reduzir as taxas de analfabetismo é garantir a permanência e a continuidade dos estudos de quem foi alfabetizado. Segundo a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em educação de jovens e adultos, Cláudia Vóvio, os índices de evasão nessas turmas chega a 20%.

- O desafio é assegurar a educação a esse grupo que tem tantas especificidades, que estão nos mais diferentes cantos do país, com condições sociais, de renda e de família tão diferentes. É preciso criar programas educativos que façam essas pessoas permanecer estudando. É um público que tem uma ligação muito tênue com a educação, ela ocupa um espaço menor na vida dessas pessoas - ressalta.

A professora Ana Cristina Araújo confirma a realidade. Há quatro anos, ela alfabetiza adultos em uma escola pública da cidade de Santa Maria, no entorno de Brasília.

- Tem dia que vem muito aluno, outros vem menos. A caminhada é longa e trabalhosa, por isso tem gente que desiste. Mas aí a gente liga ou cria estratégias para trazê-los de volta - conta.

Após garantir que os alunos concluam os cursos de alfabetização, o segundo passo é a continuidade dos estudos. Para o especialista em educação de jovens e adultos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Timothy Ireland, intervenções curtas são “insuficientes para garantir o domínio das ferramentas de leitura e escrita de forma permanente”.

- Há muitos casos em que a pessoa participa de uma turma de alfabetização e um ano depois volta porque já esqueceu. A continuidade desse processo é fundamental para consolidar o que ela aprendeu - defende. Na turma de Ana Cristina, os alunos estão animados com o progresso e garantem que querem continuar.

- Essa foi uma oportunidade para começar e agora vou seguir em frente. Não quero parar mais e pretendo me formar, fazer faculdade. Com força de vontade, nada é difícil nesse mundo - afirma o aluno José Sérgio Dourado, de 34 anos, que agora já lê e escreve.

Maria das Graças da Silva, 52 anos, quer trocar logo a identidade de analfabeta assim que aprender a escrever o próprio nome.

- Enquanto eu não trocar de identidade, eu não vou desistir. Só vou sair daqui quando eu souber tudo que eu quero aprender - diz.

Outro ponto fundamental para solucionar o problema do analfabetismo é garantir a qualidade da educação. Segundo o diretor de políticas de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Jorge Teles, um terço dos alunos que participam hoje do programa Brasil Alfabetizado já passaram por bancos escolares, mas ainda assim não sabem ler e escrever.

- Nós ainda temos jovens completando 15 anos como analfabetos funcionais. São pessoas que passaram pela escola e saíram sem ter sido alfabetizados. A qualidade da educação é fundamental para a gente estancar o processo, para a gente não gerar mais analfabetos nesse país - avalia

A diarista Sebastiana de Jesus, 44 anos, estudou até a 6ª série quando criança no Piauí, mas mal conseguia ler e escrever. Agora voltou a estudar para ajudar, nas tarefas da escola, o filho que tem dificuldade de aprendizagem.

- Eu decidi voltar a estudar porque meus filhos me cobram muito. Quero incentivá-los e já estou bem melhor agora. Me ajudando, eu ajudo ele - conta emocionada.

[11:58] - 08/09/2008

JB Online


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados