Pular para o conteúdo principal

Desafio para vencer analfabetismo é garantir a continuidade na escola

Amanda Cieglinski, Agência Brasil

BRASÍLIA - Um dos principais desafios para reduzir as taxas de analfabetismo é garantir a permanência e a continuidade dos estudos de quem foi alfabetizado. Segundo a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em educação de jovens e adultos, Cláudia Vóvio, os índices de evasão nessas turmas chega a 20%.

- O desafio é assegurar a educação a esse grupo que tem tantas especificidades, que estão nos mais diferentes cantos do país, com condições sociais, de renda e de família tão diferentes. É preciso criar programas educativos que façam essas pessoas permanecer estudando. É um público que tem uma ligação muito tênue com a educação, ela ocupa um espaço menor na vida dessas pessoas - ressalta.

A professora Ana Cristina Araújo confirma a realidade. Há quatro anos, ela alfabetiza adultos em uma escola pública da cidade de Santa Maria, no entorno de Brasília.

- Tem dia que vem muito aluno, outros vem menos. A caminhada é longa e trabalhosa, por isso tem gente que desiste. Mas aí a gente liga ou cria estratégias para trazê-los de volta - conta.

Após garantir que os alunos concluam os cursos de alfabetização, o segundo passo é a continuidade dos estudos. Para o especialista em educação de jovens e adultos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Timothy Ireland, intervenções curtas são “insuficientes para garantir o domínio das ferramentas de leitura e escrita de forma permanente”.

- Há muitos casos em que a pessoa participa de uma turma de alfabetização e um ano depois volta porque já esqueceu. A continuidade desse processo é fundamental para consolidar o que ela aprendeu - defende. Na turma de Ana Cristina, os alunos estão animados com o progresso e garantem que querem continuar.

- Essa foi uma oportunidade para começar e agora vou seguir em frente. Não quero parar mais e pretendo me formar, fazer faculdade. Com força de vontade, nada é difícil nesse mundo - afirma o aluno José Sérgio Dourado, de 34 anos, que agora já lê e escreve.

Maria das Graças da Silva, 52 anos, quer trocar logo a identidade de analfabeta assim que aprender a escrever o próprio nome.

- Enquanto eu não trocar de identidade, eu não vou desistir. Só vou sair daqui quando eu souber tudo que eu quero aprender - diz.

Outro ponto fundamental para solucionar o problema do analfabetismo é garantir a qualidade da educação. Segundo o diretor de políticas de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Jorge Teles, um terço dos alunos que participam hoje do programa Brasil Alfabetizado já passaram por bancos escolares, mas ainda assim não sabem ler e escrever.

- Nós ainda temos jovens completando 15 anos como analfabetos funcionais. São pessoas que passaram pela escola e saíram sem ter sido alfabetizados. A qualidade da educação é fundamental para a gente estancar o processo, para a gente não gerar mais analfabetos nesse país - avalia

A diarista Sebastiana de Jesus, 44 anos, estudou até a 6ª série quando criança no Piauí, mas mal conseguia ler e escrever. Agora voltou a estudar para ajudar, nas tarefas da escola, o filho que tem dificuldade de aprendizagem.

- Eu decidi voltar a estudar porque meus filhos me cobram muito. Quero incentivá-los e já estou bem melhor agora. Me ajudando, eu ajudo ele - conta emocionada.

[11:58] - 08/09/2008

JB Online


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados