Pular para o conteúdo principal

Secretaria define datas para o Saresp: 25 e 26 de novembro

Avaliação da Educação estadual incluirá ciências; prefeituras podem participar

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para o Saresp, a avaliação estadual de alunos. As provas acontecerão em 25 e 26 de novembro. O Saresp implica diretamente no Idesp, o índice estipulado para cada escola do governo do Estado, que agora vale para calcular o bônus dos professores da rede. A novidade deste ano é que o Saresp terá avaliação em ciências (2º ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio), além de língua portuguesa e matemática (as duas já avaliadas em 2007).

A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série (veja quadro abaixo). Participarão todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, totalizando cerca de 2 milhões de estudantes.

Com a avaliação em ciências, a Secretaria decidiu seguir o padrão do Pisa, a avaliação internacional mais importante em Educação, que abrange países de todo o mundo.

"É um avanço. Consolidamos o Saresp em 2007 e agora vamos amplia-lo. É fundamental que a educação seja avaliada, para sabermos onde estamos e onde queremos chegar", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em 2007 a Secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Saeb (avaliação federal da Educação). Neste ano o Saresp poderá ser comparado a ele mesmo, ou seja, ao Saresp 2007. Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

Outra mudança no Saresp 2008 é a abertura à participação a prefeituras. Pela primeira vez a avaliação poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todas as 645 prefeituras poderão implantar metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), lançado em maio pelo governo do Estado.

O Saresp voltou a ser aplicado pela Secretaria em 2007, após não acontecer em 2006. "Aos municípios interessados caberá arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação", relata a secretária Maria Helena.

Com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais (juntando o resultado do Saresp e o fluxo), as Prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças a suas escolas.

"É a gestão cooperada e compartilhada colocada em prática. A Secretaria está definindo a empresa que irá aplicar a prova, quando as Prefeituras poderão solicitar a inclusão de seus alunos", diz Maria Helena.

Como será a aplicação do Saresp

1º dia

2ª série do EF: língua portuguesa

4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM: língua portuguesa e matemática

2º dia

2ª série do EF: matemática

4ª série do EF: redação

6ª e 8ª série do EF: ciências e redação

3ª do EM: ciências (física, química e biologia) e redação

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados