As 138.456 escolas públicas que aplicaram a Provinha Brasil no início do ano letivo de 2008 receberão do Ministério da Educação o kit da segunda provinha, a ser aplicada nos meses de novembro e dezembro. O objetivo da segunda provinha é oferecer aos professores a oportunidade de fazer um diagnóstico do aprendizado dos seus alunos no período.
De acordo com Edna Martins Borges, coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB), 3.133 municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 4,1 receberam o primeiro kit da Provinha Brasil, mas outros 1.547 tomaram a iniciativa de fazer o download e aplicar a prova. Na segunda edição, os 4.680 municípios receberão o kit do MEC, a título de estímulo. O kit é composto pelo caderno do aluno, caderno do professor/aplicador, um roteiro passo a passo de como aplicar a prova, um guia de correção e um material de reflexão sobre esse tipo de prova.
Edna explica que é importante que as escolas que aplicaram a Provinha no início do ano também administrem a segunda, para ter um termo de comparação do aprendizado das crianças. O resultado desse trabalho fornecerá respostas diretamente aos professores responsáveis pela alfabetização das crianças e aos gestores da escola. Devem fazer a provinha as crianças do segundo ano do ensino fundamental.
Ionice Lorenzoni
MEC
26 de agosto de 2.008
Comentários