Pular para o conteúdo principal

Educação: relatório da UE «não reflecte medidas aplicadas»

Documento aponta Portugal como um dos países europeus com piores resultados em abandono escolar e onde menos alunos completam o secundário. Governo não concorda

O secretário de Estado da Educação defendeu que as medidas aplicadas em Portugal nos últimos dois anos melhoraram os números do abandono escolar e de formação de adultos, resultados não reflectidos no mais recente relatório da União Europeia.

Segundo um relatório da União Europeia sobre os objectivos para a Educação até 2010, definidos na Estratégia de Lisboa, Portugal é dos países europeus com piores resultados em abandono escolar e onde menos alunos completam o secundário.

De acordo com o documento divulgado quinta-feira, Portugal e Malta são os piores no que refere ao abandono escolar, com taxas de 36,3 por cento e 37,6 por cento, respectivamente.

O relatório revela ainda que o número de adultos portugueses a participar em programas de aprendizagem ao longo da vida é ainda diminuto, estando Portugal longe de alcançar os objectivos traçados pela Estratégia de Lisboa até 2010.

O documento da UE refere que Portugal é também um dos piores países da União em termos de aprendizagem ao longo da vida entre a população dos 25 aos 64 anos.

Em declarações à agência Lusa, Valter Lemos, sublinhou que os resultados reflectidos no documento são relativos ao ano escolar 2005/2006 e estiveram na origem das medidas adoptadas nos últimos dois anos.

Dados não reflectem a «aceleração que se fez nos últimos dois anos

«Só lá está o ano escolar 2005/06, o primeiro ano em que foi lançado o programa Novas Oportunidades e o mesmo vale para o abandono escolar porque foi nesse mesmo ano que lançámos o funcionamento dos cursos educação/formação e a colocação em medidas alternativas. Foi a partir de 2006/07 que o número de alunos começou a aumentar novamente no sistema e, consequentemente, o abandono escolar a diminuir», disse Valter Lemos à Lusa.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, os dados não reflectem a «aceleração que se fez nos últimos dois anos».

Relativamente à aprendizagem ao longo da vida, Valter Lemos afirmou que os valores constantes no estudo (4,4 por cento) foram «claramente ultrapassados», existindo actualmente 450 mil pessoas inscritas no programa «Novas Oportunidades», quase 10 por cento da população activa.

«Há claramente ganhos. Não quero desvalorizar os dados porque foram eles que nos levaram a tomar essas medidas, e o conjunto de medidas e políticas que estão no terreno alinham com esses dados», disse.

Valter Lemos admitiu que Portugal continua na «parte inferior da média» europeia em matéria de Educação, mas ressalvou que foi o país que mais progrediu.

«Na questão da literacia e das competências de leitura, por exemplo, estamos à frente da Espanha e da Itália, com resultados médios muito aceitáveis», disse.

Sustentou que a recuperação «está a fazer-se» e que «é preciso continuar a fazer este caminho e se possível intensificar algumas das medidas em curso nestes sectores».

O relatório sobre os sistemas de educação da União Europeia é baseado num conjunto de dezasseis indicadores e cinco valores de referência e «confirma passos lentos mas consistentes» no conjunto da UE através da comparação de 18 países em áreas consideradas chave, como a conclusão do ensino secundário, o abandono escolar, a falta de competências de literacia, formação em matemática, ciências e tecnologias e participação de adultos em programas de aprendizagem ao longo da vida.

IOL Diário - Portugal

11 de julho de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados