Pular para o conteúdo principal

Educação: relatório da UE «não reflecte medidas aplicadas»

Documento aponta Portugal como um dos países europeus com piores resultados em abandono escolar e onde menos alunos completam o secundário. Governo não concorda

O secretário de Estado da Educação defendeu que as medidas aplicadas em Portugal nos últimos dois anos melhoraram os números do abandono escolar e de formação de adultos, resultados não reflectidos no mais recente relatório da União Europeia.

Segundo um relatório da União Europeia sobre os objectivos para a Educação até 2010, definidos na Estratégia de Lisboa, Portugal é dos países europeus com piores resultados em abandono escolar e onde menos alunos completam o secundário.

De acordo com o documento divulgado quinta-feira, Portugal e Malta são os piores no que refere ao abandono escolar, com taxas de 36,3 por cento e 37,6 por cento, respectivamente.

O relatório revela ainda que o número de adultos portugueses a participar em programas de aprendizagem ao longo da vida é ainda diminuto, estando Portugal longe de alcançar os objectivos traçados pela Estratégia de Lisboa até 2010.

O documento da UE refere que Portugal é também um dos piores países da União em termos de aprendizagem ao longo da vida entre a população dos 25 aos 64 anos.

Em declarações à agência Lusa, Valter Lemos, sublinhou que os resultados reflectidos no documento são relativos ao ano escolar 2005/2006 e estiveram na origem das medidas adoptadas nos últimos dois anos.

Dados não reflectem a «aceleração que se fez nos últimos dois anos

«Só lá está o ano escolar 2005/06, o primeiro ano em que foi lançado o programa Novas Oportunidades e o mesmo vale para o abandono escolar porque foi nesse mesmo ano que lançámos o funcionamento dos cursos educação/formação e a colocação em medidas alternativas. Foi a partir de 2006/07 que o número de alunos começou a aumentar novamente no sistema e, consequentemente, o abandono escolar a diminuir», disse Valter Lemos à Lusa.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, os dados não reflectem a «aceleração que se fez nos últimos dois anos».

Relativamente à aprendizagem ao longo da vida, Valter Lemos afirmou que os valores constantes no estudo (4,4 por cento) foram «claramente ultrapassados», existindo actualmente 450 mil pessoas inscritas no programa «Novas Oportunidades», quase 10 por cento da população activa.

«Há claramente ganhos. Não quero desvalorizar os dados porque foram eles que nos levaram a tomar essas medidas, e o conjunto de medidas e políticas que estão no terreno alinham com esses dados», disse.

Valter Lemos admitiu que Portugal continua na «parte inferior da média» europeia em matéria de Educação, mas ressalvou que foi o país que mais progrediu.

«Na questão da literacia e das competências de leitura, por exemplo, estamos à frente da Espanha e da Itália, com resultados médios muito aceitáveis», disse.

Sustentou que a recuperação «está a fazer-se» e que «é preciso continuar a fazer este caminho e se possível intensificar algumas das medidas em curso nestes sectores».

O relatório sobre os sistemas de educação da União Europeia é baseado num conjunto de dezasseis indicadores e cinco valores de referência e «confirma passos lentos mas consistentes» no conjunto da UE através da comparação de 18 países em áreas consideradas chave, como a conclusão do ensino secundário, o abandono escolar, a falta de competências de literacia, formação em matemática, ciências e tecnologias e participação de adultos em programas de aprendizagem ao longo da vida.

IOL Diário - Portugal

11 de julho de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Programa de Certificação Ocupacional 2014 de Diretor de Escola Estadual - Gabarito da Prova Objetiva (14/12/2014)

31/12/2014 - Confira o RESULTADO REPUBLICADO EM 31/12/2014 31/12/2014 - Confira o Gabarito RETIFICADO após recursos   30/12/2014 - Confira o Resultado Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Edital SEE nº 003/2014 Confira o Gabarito A prova tem 60 questões objetivas de múltipla escolha. São cobrados conhecimentos gerais em relação às temáticas: políticas públicas de educação de Minas Gerais, referenciais pedagógicos, bases legais da educação, interações sociais na sala de aula e na escola; e competências, habilidades e conhecimentos específicos na área de gestão educacional e de gestão pública, conforme os padrões de competência do diretor de escola estadual: planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros, gestão de pessoas, gestão de compras e gestão do patrimônio. Realizada no dia 14 de dezembro, a prova teve duração mínima de 1 uma hora e máxima de 4 quatro horas. Para m...

GO Exames de Educação de Jovens e Adultos 2012 - Resultado

Secretaria da Educação do Estado de Goiás Exame de Educação de Jovens e Adultos 2012 Para os níveis de Ensino Fundamental e Médio Saiba seu resultado Os resultados por cidade-polo estarão disponíveis, também, nas respectivas Subsecretarias Regionais de Educação. Em caso de dúvidas, ligue: 0800 6433043 Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br Localize seu cadastro com número do CPF e data de nascimento Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigas “provas de supletivo”) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site www.supletivo.go.gov.br e por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, localizar o cadastro. Após preencher estes dados, é preciso, no campo “Concurso”, selecionar a opção “Exame EJA – 2012”. Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida pelo candidato em cada área do conhecimento, a cert...

PE Concurso 2022 para professor da Educação Básica

Concurso Público visando ao provimento de 2.907 (duas mil, novecentos e sete) vagas para o cargo de Professores da Educação Básica do Estado de Pernambuco Acompanhe o concurso através da página Cebraspe 24/05/2023 - Confira os locais e orientações para a realização da perícia médica 31/ 03/2023 - Confira o  Edital nº 12 – Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 15/02/2023 - Confira o  Edital nº 10 - Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 22/11/2022 - Confira o  Edital nº 9 - Resultado final na avaliação de títulos, resultado final na avaliação biopsicossocial e o resultado final no concurso público 18/11/2022 - Confira o  Comunicado - Informação sobre a data de divulgação do próximo edital  - edital de  resultado final na avaliação de títulos, para todos os candidatos ,  resultado final na avaliação biopsicossocial dos candidatos que se decl...

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

Lista de blogs relacionados