Pular para o conteúdo principal

Pesquisa internacional revela desafios da educação fundamental

27/05/2008 18:05:26

O Instituto de Estatísticas da Unesco lançará nesta quarta-feira, 28, o relatório final da pesquisa do Programa Mundial de Indicadores Educacionais, WEI–SPS, que avalia escolas primárias de 11 países, incluindo brasileiras. No Brasil, a escola primária corresponde às escolas que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental (primeira a quarta série ou equivalente).

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar os desafios que os países ainda enfrentam em oferecer educação primária, especialmente nas localidades que apresentam condições socioeconômicas desfavoráveis. Além do Brasil, a pesquisa WEI–SPS coletou informações do ensino primário na Argentina, Chile, Índia, Malásia, Paraguai, Peru, Filipinas, Sirilanka, Tunísia e Uruguai. Os dados coletados se referem a 2005 e 2006.

A coordenação internacional da pesquisa ficou a cargo do Instituto de Estatística da Unesco (UIS) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até o ano de 2005. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável pela coordenação nacional e se encarregou da tradução dos questionários, aplicação, coleta de dados e produção dos relatórios.

Para a amostra, foram utilizados três estratos: dependência administrativa (pública/privada), localização (rural/urbana) e região geográfica.

Os questionários foram aplicados a professores e diretores de escolas de todo o território nacional, sendo que a amostra incluiu 646 escolas de 488 municípios. O Brasil foi um dos países que teve maior índice de participação no preenchimento dos questionários. Os docentes responderam a dois questionários, um sobre oportunidades de aprendizagem em matemática e o outro em leitura.

Entre os dados coletados, destacam-se informações sobre o índice de repetência dos alunos, os gastos educacionais, o uso de informática nas escolas. Também é possível constatar a proporção de alunos que vêm de famílias com apenas um genitor (pai/mãe), a prevalência de diretores do sexo feminino e a proporção de alunos cujos professores lecionam em mais de uma escola.

Os itens dos questionários foram selecionados a partir de instrumentos desenvolvidos por diversas organizações e projetos internacionais, como: Associação Internacional para Avaliação de Rendimento Educacional (IEA), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Programa Canadense de Indicadores de Desempenho Escolar, Levantamento sobre Escolas e Staffing (Estados Unidos), Consórcio do Sul e Oriente para Monitoramento da Qualidade Educacional (SACQEQ), Programa holandês de Auto-Avaliação na Educação Primária (Zelfevaluatie basisonderwijs – ZEBO), Departamento de Educação de Vitória (Austrália) e o Centro de Pesquisa em Avaliação (Universidade de Melbourne, Austrália).

A pesquisa WEI foi idealizada em 2002 com a finalidade de contribuir com os esforços do Brasil e dos demais países envolvidos para melhorar o acesso, a qualidade e a eqüidade da educação ofertada à sua população, na medida em que ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a complexidade dos processos educacionais.

O estudo internacional também pretende comparar o funcionamento das escolas primárias nos diferentes contextos nacionais, sob a perspectiva da efetividade (gestão escolar e estratégias didático-pedagógicas) e da equidade (distribuição dos recursos e das boas práticas entre as escolas das diferentes regiões de cada país).

O relatório final da publicação tem, ao todo, 219 páginas. A Unesco fará o lançamento simultaneamente em todos os países nos quais a entidade tem sede. Na próxima semana, será realizado um seminário no Brasil, reunindo representes dos países envolvidos na pesquisa para analisar os dados e projetar o uso dos seus resultados. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho.

Assessoria de Imprensa do Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP - Resolução SE nº 14/2010, de 02/02/2010 - Sessões de ACD

D.O. 03/02/2010 pg. 18 | Seção I Dispõe sobre as sessões de Atividades Curriculares Desportivas - ACD, nas unidades escolares da rede pública estadual O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando: a importância da prática do esporte escolar como espaço de vivência de relações interpessoais, que contribuem para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania ampla e consciente; a relevância da participação de alunos em atividades esportivas competitivas e/ou recreativas, com vistas a futuras participações em campeonatos e competições de esfera estadual, nacional e internacional, como as Olimpíadas, Resolve: Art. 1º - As aulas de Atividades Curriculares Desportivas - ACD, destinadas à prática das diferentes modalidades esportivas, constituem-se parte integrante da proposta pedagógica da escola e serão desenvolvidas na conformidade do disposto na presente resolução. Art. 2º - As turmas de Ativida...

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, ...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

Lista de blogs relacionados