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Pesquisa internacional revela desafios da educação fundamental

27/05/2008 18:05:26

O Instituto de Estatísticas da Unesco lançará nesta quarta-feira, 28, o relatório final da pesquisa do Programa Mundial de Indicadores Educacionais, WEI–SPS, que avalia escolas primárias de 11 países, incluindo brasileiras. No Brasil, a escola primária corresponde às escolas que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental (primeira a quarta série ou equivalente).

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar os desafios que os países ainda enfrentam em oferecer educação primária, especialmente nas localidades que apresentam condições socioeconômicas desfavoráveis. Além do Brasil, a pesquisa WEI–SPS coletou informações do ensino primário na Argentina, Chile, Índia, Malásia, Paraguai, Peru, Filipinas, Sirilanka, Tunísia e Uruguai. Os dados coletados se referem a 2005 e 2006.

A coordenação internacional da pesquisa ficou a cargo do Instituto de Estatística da Unesco (UIS) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até o ano de 2005. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável pela coordenação nacional e se encarregou da tradução dos questionários, aplicação, coleta de dados e produção dos relatórios.

Para a amostra, foram utilizados três estratos: dependência administrativa (pública/privada), localização (rural/urbana) e região geográfica.

Os questionários foram aplicados a professores e diretores de escolas de todo o território nacional, sendo que a amostra incluiu 646 escolas de 488 municípios. O Brasil foi um dos países que teve maior índice de participação no preenchimento dos questionários. Os docentes responderam a dois questionários, um sobre oportunidades de aprendizagem em matemática e o outro em leitura.

Entre os dados coletados, destacam-se informações sobre o índice de repetência dos alunos, os gastos educacionais, o uso de informática nas escolas. Também é possível constatar a proporção de alunos que vêm de famílias com apenas um genitor (pai/mãe), a prevalência de diretores do sexo feminino e a proporção de alunos cujos professores lecionam em mais de uma escola.

Os itens dos questionários foram selecionados a partir de instrumentos desenvolvidos por diversas organizações e projetos internacionais, como: Associação Internacional para Avaliação de Rendimento Educacional (IEA), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Programa Canadense de Indicadores de Desempenho Escolar, Levantamento sobre Escolas e Staffing (Estados Unidos), Consórcio do Sul e Oriente para Monitoramento da Qualidade Educacional (SACQEQ), Programa holandês de Auto-Avaliação na Educação Primária (Zelfevaluatie basisonderwijs – ZEBO), Departamento de Educação de Vitória (Austrália) e o Centro de Pesquisa em Avaliação (Universidade de Melbourne, Austrália).

A pesquisa WEI foi idealizada em 2002 com a finalidade de contribuir com os esforços do Brasil e dos demais países envolvidos para melhorar o acesso, a qualidade e a eqüidade da educação ofertada à sua população, na medida em que ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a complexidade dos processos educacionais.

O estudo internacional também pretende comparar o funcionamento das escolas primárias nos diferentes contextos nacionais, sob a perspectiva da efetividade (gestão escolar e estratégias didático-pedagógicas) e da equidade (distribuição dos recursos e das boas práticas entre as escolas das diferentes regiões de cada país).

O relatório final da publicação tem, ao todo, 219 páginas. A Unesco fará o lançamento simultaneamente em todos os países nos quais a entidade tem sede. Na próxima semana, será realizado um seminário no Brasil, reunindo representes dos países envolvidos na pesquisa para analisar os dados e projetar o uso dos seus resultados. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho.

Assessoria de Imprensa do Inep

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