Pular para o conteúdo principal

Não deixe a marmelada para a hora da morte

Reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem deve começar o mais cedo possível. Todas as escolas têm o dever legal de oferecer esse apoio

Publicado em 27/05/2008 | Andréa Morais

Quem tem filhos em idade escolar provavelmente já recebeu o boletim do primeiro bimestre e pode avaliar o que promete o ano letivo: tranqüilidade pelo bom desempenho, ou a perspectiva de muito estresse para recuperar as notas. Os pais que se encaixam na segunda situação devem estar cientes de que suas crianças têm direito ao chamado reforço escolar, independentemente de freqüentarem escolas particulares ou públicas.

Segundo a professora Maria Sílvia Bacila Winkeler, coordenadora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que todo estudante deve ter acesso à recuperação paralela. “O que pode mudar é a interpretação de cada escola. Mas, qualquer que seja esse entendimento, o certo é que a instituição ofereça alguma atividade durante o processo de aprendizagem, e não só no fim do ano”, frisa.

E não são poucos os estudantes que precisam deste “empurrãozinho” para melhorar as notas. Na rede pública municipal de Curitiba, perto de 20 mil alunos, ou cerca de 15% do total, recebem algum tipo de reforço escolar. Já na rede estadual, são quase 45 mil estudantes nas 3 mil salas de apoio de Língua Portuguesa e Matemática, espalhadas por todo o estado, que são direcionadas especificamente para estudantes de 5ª série.

A professora Inês Beatriz Barreiros Wichert, mãe de Amanda, 12 anos, conta que o reforço ofertado à filha, no ano passado, foi fundamental para que ela se sentisse mais segura e conseguisse a aprovação. “Ela tem um bloqueio em Matemática. Com as aulas de reforço na escola, ficou mais motivada e chegava em casa alegre, dizendo que estava conseguindo aprender”, recorda. Este ano, a menina já perguntou para a mãe quando o programa de apoio começa, pois quer participar novamente.

Modelos

O tipo de reforço oferecido pode variar bastante. Na rede municipal de Curitiba, segundo a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Nara Salamunes, as professoras avaliam suas turmas e, quando identificam estudantes que precisam do apoio, a oferta é no contraturno. Mas o trabalho depende da disponibilidade de tempo da própria regente ou de sua auxiliar, que já dá um suporte individualizado durante as aulas. Nas 29 escolas de tempo integral do município, o atendimento pedagógico é rotina, independentemente de o aluno apresentar ou não necessidade.

A rede estadual têm um trabalho especial destinado aos alunos de 5ª série, ano em que a reprovação costuma ser maior. A chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, Mary Lane Hutner, explica que a intenção é trabalhar conteúdos de Português e Matemática considerados pré-requisitos para a série e que não foram assimilados durante os anos iniciais da educação fundamental. Para as outras séries, a possibilidade de reforço existe, mas só quando solicitado pelos diretores das escolas.

Na rede particular, o Positivo está entre as escolas que optam pelo reforço no contraturno. Conforme a orientadora educacional Noely Rocha Raymundo, a rede tem duas modalidades de apoio. O programa especial de estudos, direcionado para alunos vindos de outras escolas ou que no ano anterior tiveram problemas de aprendizagem, trabalha com os conteúdos que são pré-requisitos para o bimestre. Já o reforço é destinado aos alunos que encontram dificuldades com o conteúdo que está sendo ministrado durante o ano letivo.

A Escola Nossa Senhora do Sion não oferece o modelo institucionalizado de apoio. Segundo a supervisora Hilda Maria Heller, por ter uma metodologia diferenciada, o colégio opta pelo reforço preventivo, no qual, durante as aulas, o apoio necessário já é oferecido. Além disso, o colégio sempre deixa os pais cientes dos problemas dos filhos “A comunicação é feita por meio de relatórios mensais, onde são assinalados os pontos em que o aluno tem dificuldades.” Quando, apesar deste trabalho, os problemas persistem, a instituição recomenda que os pais contratem um professor particular e oferece indicações de profissionais capacitados.

Extraído de
Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados