Pular para o conteúdo principal

Educadores criticam antecipação de exigências e responsabilidades

da Folha de S.Paulo

Os educadores não são contra o ensino fundamental de nove anos. Mas alguns estão preocupados com a forma como os colégios vêm fazendo a mudança, que pode trazer prejuízos aos alunos.

Diretora do Instituto Superior de Educação de São Paulo, Gisela Wajskop, que foi coordenadora do Referencial Curricular da Educação Infantil (documento do MEC com diretrizes para a pré-escola), é uma delas.

"Está ocorrendo uma antecipação das exigências e das responsabilidades adultas por parte das escolas. Os compromissos, as lições de casa, as avaliações são tantas que beiram a loucura", afirma.

Organização

Gisela faz questão de frisar que defende a inclusão de um ano a mais. "Ele é fundamental dentro da restruturação das políticas públicas de educação e uma criança de seis anos tem total condição de ser alfabetizada." Mas, para ela, as escolas precisam se organizar melhor e entender que não basta só incluir a nova série.

"Aos seis anos, as crianças precisam brincar, devem ser estimuladas." A solução, diz, poderia ser a manutenção do primeiro ano junto a educação infantil e não sua mudança para o fundamental.

Da mesma opinião é a pedagoga da PUC-SP, Maria Angela Barbato Carneiro, do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar. "Um aluno dessa idade não está preparado para tantas mudanças."

Sem estresse

Para ela, pais e professores deveriam deixar as crianças de seis anos na unidade de educação infantil. "Os resultados seriam melhores e não haveria estresse", avalia. Nessa faixa etária, explica a pedagoga, os alunos aprendem por descobertas e isso costuma a ocorrer muito mais do infantil do que no fundamental, considerado conteudista.

"Este novo primeiro ano tem de ser diferenciado. É preciso, além de manter a proposta pedagógica e o ritmo do antigo pré, dar continuidade à rotina", explica Carneiro.

Extraído de

FolhaOnline

16 de julho de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégios Embraer Juarez Wanderley / Casimiro Montenegro Filho - Resultado PS 2015

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO TURMA 2015 DOS COLÉGIOS EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY (São José dos Campos) E CASIMIRO MONTENEGRO FILHO (Botucatu) Consulte o seu resultado (requer CPF) Resultado MATRÍCULA A matrícula dos candidatos convocados será no período de 08 a 10 de dezembro de 2014, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria dos Colégios Embraer -Juarez Wanderley, em São José dos Campos e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, ambos no Estado de São Paulo, conforme o local escolhido para cursar o Ensino Médio, com a entrega dos seguintes documentos: a) Certidão de Nascimento; b) Cédula Oficial de Identidade – RG; c) CPF do aluno; d) carteira de vacinação, atualizada; e) comprovante recente de endereço (conta de água, luz ou correspondência bancária), emitido em até 3 meses da data de realização da matrícula; f) Histórico escolar de conclusão em escola pública do Ensino Fundamental ou declaração provisória da escola, emitidos pela escola pública de origem do(a) aluno(a), in...

Mundo precisa de 18 milhões de professores para o ensino primário

Ter, 30 Set, 03h41 PARIS (AFP) - O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores. "A escassez de docentes qualificados continua sendo um problema fundamental", apontou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em um comunicado divulgado em Paris. "As necessidades são agudas, principalmente na África, onde seria necessário contar com 3.800.000 professores suplementares para se obter" o ensino primário universal, indicou a organização. Em alguns países, como Ruanda e Moçambique, o déficit de docentes se traduz na "existência de classes de até 60 alunos, quando por regra geral se considere impossível fornecer um ensino correto em salas de aula com mais de 40 estudantes". A Unesco ressalta também a formação insuf...

MG - Secretaria cria site de consulta das vagas de designação disponíveis nas escolas estaduais

Processo de designação será realizado entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2016 O período de designação na rede estadual de ensino será realizado entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2016, mas a partir desta segunda (18/01/2016) os candidatos já podem consultar as vagas em um site criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). As vagas disponibilizadas por escolas estaduais de todo o Estado podem ser consultadas neste link .   Nos termos da Resolução SEE nº 2.836/2015, entre os dias 13 e 15 de janeiro, as escolas definiram o quantitativo de aulas e cargos necessários para o seu funcionamento neste ano. Agora, o saldo necessário para completar a composição do quadro da escola deverá ser incluído no Sistema de Designação de Pessoal (SYSADP) para análise, aprovação e autorização para designação dos profissionais. As vagas serão disponibilizadas para consulta à medida que a escola gerar o edital de designação. Por isso, é importante que o candidato consulte o site com reg...

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Lista de blogs relacionados