Pular para o conteúdo principal

Educadores criticam antecipação de exigências e responsabilidades

da Folha de S.Paulo

Os educadores não são contra o ensino fundamental de nove anos. Mas alguns estão preocupados com a forma como os colégios vêm fazendo a mudança, que pode trazer prejuízos aos alunos.

Diretora do Instituto Superior de Educação de São Paulo, Gisela Wajskop, que foi coordenadora do Referencial Curricular da Educação Infantil (documento do MEC com diretrizes para a pré-escola), é uma delas.

"Está ocorrendo uma antecipação das exigências e das responsabilidades adultas por parte das escolas. Os compromissos, as lições de casa, as avaliações são tantas que beiram a loucura", afirma.

Organização

Gisela faz questão de frisar que defende a inclusão de um ano a mais. "Ele é fundamental dentro da restruturação das políticas públicas de educação e uma criança de seis anos tem total condição de ser alfabetizada." Mas, para ela, as escolas precisam se organizar melhor e entender que não basta só incluir a nova série.

"Aos seis anos, as crianças precisam brincar, devem ser estimuladas." A solução, diz, poderia ser a manutenção do primeiro ano junto a educação infantil e não sua mudança para o fundamental.

Da mesma opinião é a pedagoga da PUC-SP, Maria Angela Barbato Carneiro, do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar. "Um aluno dessa idade não está preparado para tantas mudanças."

Sem estresse

Para ela, pais e professores deveriam deixar as crianças de seis anos na unidade de educação infantil. "Os resultados seriam melhores e não haveria estresse", avalia. Nessa faixa etária, explica a pedagoga, os alunos aprendem por descobertas e isso costuma a ocorrer muito mais do infantil do que no fundamental, considerado conteudista.

"Este novo primeiro ano tem de ser diferenciado. É preciso, além de manter a proposta pedagógica e o ritmo do antigo pré, dar continuidade à rotina", explica Carneiro.

Extraído de

FolhaOnline

16 de julho de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE Nº 67/2009 - competência para celebração de contratações por tempo determinado

Recortes do Diário Oficial : Delega competência para celebração de contratações por tempo determinado, de que trata a Lei Complementar Nº 1.093/2009 O Secretário da Educação, à vista do que dispõe o artigo 2º da Lei Complementar Nº 1.093/2009 , reiterado pelo artigo 3º do Decreto Nº 54.682/2009 , com relação à celebração de contratações temporárias de servidores, para suprir necessidade de serviços nas unidades escolares da rede pública estadual, resolve: Art. 1º - Fica delegada a competência para celebrar contratações de servidores, por tempo determinado, aos Dirigentes Regionais de Ensino, nas respectivas áreas de jurisdição. Parágrafo único - para a realização de cada processo seletivo simplificado, que precederá as contratações de servidores, fica também delegada aos Dirigentes Regionais de Ensino a competência para instituir, no âmbito da Diretoria de Ensino, Comissão E...

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Resultado da Prova Objetiva

Resultado da Prova Objetiva do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Comunicado   Processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar/2018   O Coordenador, nos termos do Capítulo V – Da Prova, do Edital de abertura das Inscrições do Processo de Promoção, publicado no D.O. de 14-11-2018, torna público o resultado final da prova Objetiva, referente ao processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar, realizada no dia 15-12-2018 – na função ou cargo de Agente de Serviços Escolares, Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola.   1. Disponibiliza o resultado da prova Objetiva na seguinte ordem:   CONFIRA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO   FONTE: Diário Oficial de 09 de fevereiro de 2019 - Poder Executivo - Seção I - Página 111 

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados