Pular para o conteúdo principal

Serra quer biblioteca aberta nas escolas

Governador iniciou ontem programa que coloca estagiário para atuar junto com professor titular de 1ª série em sala de aula

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Foi em uma escola de bairro nobre, a Escola Estadual Ennio Voss, no Brooklin, Zona Sul da Capital - onde a biblioteca funciona e os professores não faltam - que o governador José Serra deu início ontem ao programa carro-chefe de seu governo, o “Professor Auxiliar”, que prevê a atuação de um estudante do curso de pedagogia em parceria com os professores titulares de 1ª série do Ensino Fundamental.

Essa escola atende a cerca de 1,4 mil alunos de 1ª a 8ª série e tem 6 turmas de 1ª série, das quais duas já contam com o professor auxiliar. De acordo com Serra, o programa, em sua fase inicial, será realizado em 613 escolas estaduais da Capital (veja box ao lado).

Na ocasião, porém, o governador reconheceu a necessidade de dar atenção especial às bibliotecas das escolas estaduais, que atualmente não contam com bibliotecário, mas, sim, com os chamados professores readaptados, aqueles que foram afastados da sala de aula por algum problema de saúde. É este contexto que impede que muitas escolas estaduais tenham suas próprias bibliotecas abertas nos três períodos de aula para que os alunos , principalmente os que estudam no período noturno, tenham acesso aos livros.

“Sou fanático por bibliotecas, os primeiros livros que eu li foram em biblioteca, pois eu não tinha livros em casa. No entanto, faremos um reforço nesta área. Mas, aí há um problema que é de natureza trabalhista, pois muitas vezes você pode ter um bibliotecário na escola com um regime de 8 horas, mas que com horas/atividade, isso e aquilo, acaba ficando na biblioteca apenas 5 horas. Acredito, que uma biblioteca em certas horas do dia pode ficar aberta com alguém tomando conta, sem ser especialista. No colégio onde estudava, o Firmino de Proença, lá na Mooca, às vezes não tinha bibliotecário, mas sempre havia alguém tomando conta para que não houvesse desvio de livro”, disse Serra.

Ele disse que na sua opinião as escolas têm de ter um bibliotecário. “Mas nas horas que não tiver, tem de haver alguém o substituindo. Acredito que até o final do ano conseguiremos um avanço, mas não conseguiremos resolver tudo.”

No início do ano, por meio de uma reportagem publicada na coluna “Pais & Mestres”, do JT, Serra teve conhecimento de um projeto desenvolvido na Escola Estadual Maria Antonieta Martins de Almeida, de Embu das Artes, que para manter a biblioteca aberta nos três períodos, por meio da Associação de Pais e Mestres (APM), conseguiu pelo programa Jovem Cidadão, contratar alunos monitores para atuar na biblioteca escolar no período de contra turno. “Na minha opinião, a proposta de alunos monitores é boa para a rede, mas ainda temos de analisá-la”, disse na ocasião.

Extraído de
Jornal da Tarde
22 de junho de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

SARESP 2009 VC de Orientação para correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática - 2ª Série/3º Ano EF

O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – se constitui no maior sistema de avaliação externa estadual do Brasil.  A formulação dos itens para avaliação está articulada com as matrizes do Currículo do Estado de São Paulo, inovação essa introduzida desde 2008.  Em 2009, O Saresp foi aplicado nas escolas da rede estadual e das redes municipais e privada (que a ele aderiram) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  A videoconferência de 23/11/2009 orienta os professores na correção das provas com questões abertas de Língua Portuguesa e de Matemática, da 2ª série e 3° ano do Ciclo I do Ensino Fundamental. palestrantes Cecília Travaim Ruy Pietropaolo Telma Weisz REDE DO SABER

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

Lista de blogs relacionados