Crianças podem não estar indo bem na escola porque estão com problemas para entender a lição
BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br
Em média, 10% das crianças que freqüentam a escola apresentam problemas de aprendizagem. No Brasil, o problema chega a ser duas vezes maior do que em outras partes do mundo. O problema se manifesta, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade, afirma Maria Irene Maluf, pedagoga e presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela explica como pais e professores podem ajudar as crianças a enfrentar a dificuldade.
JT: O que são e quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns?
Irene: São dificuldades específicas e acima da média esperada na aprendizagem da leitura, da escrita ou da matemática. O problema não é conseqüência da falta de oportunidade de aprender ou de um retardo mental, e não é devido a um traumatismo ou doenças cerebrais. Entre os transtornos mais conhecidos estão a dislexia, a discalculia, o transtorno do déficit da atenção e a hiperatividade.
Como os pais podem ajudar?
As dificuldades de aprendizagem causam muita confusão, pois, além de as crianças não apresentarem nenhum prejuízo biológico, em geral são perfeitamente aptas a adquirirem conhecimentos não acadêmicos com facilidade, o que desorienta os familiares e os torna refratários a aceitar a intervenção de um profissional especializado. Essa atitude, de prorrogar a consulta aos especialistas, prejudica em muito o futuro escolar da criança, pois do diagnóstico depende a intervenção e toda orientação à escola e à família, que serão decisivas para o sucesso na aprendizagem do aluno.
É possível evitar que tais transtornos aconteçam? Como?
Infelizmente é difícil evitar o aparecimento dos transtornos, embora eles possam ser minimizados se a criança for trabalhada desde os primeiros anos da escolaridade regular. Quanto às dificuldades, procuro alertar os pais de que a escola deve ser escolhida tendo em vista não apenas a vontade dos pais e suas aspirações pessoais, mas principalmente deve ser selecionada pelo perfil da criança.
Em qual fase os pais e o professor precisam ter mais atenção?
Na pré-escola e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa época que tanto as dificuldades como os transtornos aparecem e também é a ocasião mais propícia para modificar essa situação, dada a rapidez de desenvolvimento físico e mental que se dá.
Existe uma idade padrão em que a criança apresenta tais dificuldades? Elas podem aparecer apenas na adolescência? Por quê?
Os transtornos de aprendizagem são diagnosticados necessariamente nos primeiros anos do ensino fundamental, quando a necessidade de aprender a ler e escrever não conseguem ser atendida. Já as dificuldades de aprendizagem podem surgir em qualquer época da escolaridade, pois se tratam de fatores que a princípio independem só da criança, mas que envolvem a escola, a família e o social. Assim, uma mudança de escola, de cidade ou um problema de ordem emocional podem surgir em qualquer época, prejudicando a capacidade que a criança, o jovem e mesmo um adulto têm de estudar, aprender e trabalhar usando todas as suas reais potencialidades.
Qual a importância de descobrir o transtorno o quanto antes?
Evitam-se as questões de cunho emocional que surgem em decorrência do constante fracasso na aprendizagem, assim como o agravamento do quadro decorrente da aprendizagem falha, empobrecida. Além disso, as questões ligadas ao fracasso escolar atingem a criança como um todo, prejudicando seu desenvolvimento global e não só acadêmico, mas familiar e social, comprometendo seu futuro.
Qual a melhor maneira de orientar e ajudar a criança a se livrar do problema?
Cabe aos professores e profissionais da escola, além, é claro, dos familiares, acompanharem o crescimento e o desenvolvimento de suas crianças e, ao menor sinal de problema de aprendizagem, procurarem verificar as causas e consultar um profissional. A Associação Brasileira de Psicopedagogia disponibiliza no seu site o nome e endereço dos psicopedagogos licenciados e que podem ser encontrados em quase todo o País.
Extraído de
Jornal da Tarde
21 de maio de 2.007
JT: O que são e quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns?
Irene: São dificuldades específicas e acima da média esperada na aprendizagem da leitura, da escrita ou da matemática. O problema não é conseqüência da falta de oportunidade de aprender ou de um retardo mental, e não é devido a um traumatismo ou doenças cerebrais. Entre os transtornos mais conhecidos estão a dislexia, a discalculia, o transtorno do déficit da atenção e a hiperatividade.
Como os pais podem ajudar?
As dificuldades de aprendizagem causam muita confusão, pois, além de as crianças não apresentarem nenhum prejuízo biológico, em geral são perfeitamente aptas a adquirirem conhecimentos não acadêmicos com facilidade, o que desorienta os familiares e os torna refratários a aceitar a intervenção de um profissional especializado. Essa atitude, de prorrogar a consulta aos especialistas, prejudica em muito o futuro escolar da criança, pois do diagnóstico depende a intervenção e toda orientação à escola e à família, que serão decisivas para o sucesso na aprendizagem do aluno.
É possível evitar que tais transtornos aconteçam? Como?
Infelizmente é difícil evitar o aparecimento dos transtornos, embora eles possam ser minimizados se a criança for trabalhada desde os primeiros anos da escolaridade regular. Quanto às dificuldades, procuro alertar os pais de que a escola deve ser escolhida tendo em vista não apenas a vontade dos pais e suas aspirações pessoais, mas principalmente deve ser selecionada pelo perfil da criança.
Em qual fase os pais e o professor precisam ter mais atenção?
Na pré-escola e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa época que tanto as dificuldades como os transtornos aparecem e também é a ocasião mais propícia para modificar essa situação, dada a rapidez de desenvolvimento físico e mental que se dá.
Existe uma idade padrão em que a criança apresenta tais dificuldades? Elas podem aparecer apenas na adolescência? Por quê?
Os transtornos de aprendizagem são diagnosticados necessariamente nos primeiros anos do ensino fundamental, quando a necessidade de aprender a ler e escrever não conseguem ser atendida. Já as dificuldades de aprendizagem podem surgir em qualquer época da escolaridade, pois se tratam de fatores que a princípio independem só da criança, mas que envolvem a escola, a família e o social. Assim, uma mudança de escola, de cidade ou um problema de ordem emocional podem surgir em qualquer época, prejudicando a capacidade que a criança, o jovem e mesmo um adulto têm de estudar, aprender e trabalhar usando todas as suas reais potencialidades.
Qual a importância de descobrir o transtorno o quanto antes?
Evitam-se as questões de cunho emocional que surgem em decorrência do constante fracasso na aprendizagem, assim como o agravamento do quadro decorrente da aprendizagem falha, empobrecida. Além disso, as questões ligadas ao fracasso escolar atingem a criança como um todo, prejudicando seu desenvolvimento global e não só acadêmico, mas familiar e social, comprometendo seu futuro.
Qual a melhor maneira de orientar e ajudar a criança a se livrar do problema?
Cabe aos professores e profissionais da escola, além, é claro, dos familiares, acompanharem o crescimento e o desenvolvimento de suas crianças e, ao menor sinal de problema de aprendizagem, procurarem verificar as causas e consultar um profissional. A Associação Brasileira de Psicopedagogia disponibiliza no seu site o nome e endereço dos psicopedagogos licenciados e que podem ser encontrados em quase todo o País.
Extraído de
Jornal da Tarde
21 de maio de 2.007
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