Pular para o conteúdo principal

Quando é difícil aprender

Crianças podem não estar indo bem na escola porque estão com problemas para entender a lição

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Em média, 10% das crianças que freqüentam a escola apresentam problemas de aprendizagem. No Brasil, o problema chega a ser duas vezes maior do que em outras partes do mundo. O problema se manifesta, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade, afirma Maria Irene Maluf, pedagoga e presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela explica como pais e professores podem ajudar as crianças a enfrentar a dificuldade.

JT: O que são e quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns?

Irene: São dificuldades específicas e acima da média esperada na aprendizagem da leitura, da escrita ou da matemática. O problema não é conseqüência da falta de oportunidade de aprender ou de um retardo mental, e não é devido a um traumatismo ou doenças cerebrais. Entre os transtornos mais conhecidos estão a dislexia, a discalculia, o transtorno do déficit da atenção e a hiperatividade.

Como os pais podem ajudar?

As dificuldades de aprendizagem causam muita confusão, pois, além de as crianças não apresentarem nenhum prejuízo biológico, em geral são perfeitamente aptas a adquirirem conhecimentos não acadêmicos com facilidade, o que desorienta os familiares e os torna refratários a aceitar a intervenção de um profissional especializado. Essa atitude, de prorrogar a consulta aos especialistas, prejudica em muito o futuro escolar da criança, pois do diagnóstico depende a intervenção e toda orientação à escola e à família, que serão decisivas para o sucesso na aprendizagem do aluno.

É possível evitar que tais transtornos aconteçam? Como?

Infelizmente é difícil evitar o aparecimento dos transtornos, embora eles possam ser minimizados se a criança for trabalhada desde os primeiros anos da escolaridade regular. Quanto às dificuldades, procuro alertar os pais de que a escola deve ser escolhida tendo em vista não apenas a vontade dos pais e suas aspirações pessoais, mas principalmente deve ser selecionada pelo perfil da criança.

Em qual fase os pais e o professor precisam ter mais atenção?

Na pré-escola e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa época que tanto as dificuldades como os transtornos aparecem e também é a ocasião mais propícia para modificar essa situação, dada a rapidez de desenvolvimento físico e mental que se dá.

Existe uma idade padrão em que a criança apresenta tais dificuldades? Elas podem aparecer apenas na adolescência? Por quê?

Os transtornos de aprendizagem são diagnosticados necessariamente nos primeiros anos do ensino fundamental, quando a necessidade de aprender a ler e escrever não conseguem ser atendida. Já as dificuldades de aprendizagem podem surgir em qualquer época da escolaridade, pois se tratam de fatores que a princípio independem só da criança, mas que envolvem a escola, a família e o social. Assim, uma mudança de escola, de cidade ou um problema de ordem emocional podem surgir em qualquer época, prejudicando a capacidade que a criança, o jovem e mesmo um adulto têm de estudar, aprender e trabalhar usando todas as suas reais potencialidades.

Qual a importância de descobrir o transtorno o quanto antes?

Evitam-se as questões de cunho emocional que surgem em decorrência do constante fracasso na aprendizagem, assim como o agravamento do quadro decorrente da aprendizagem falha, empobrecida. Além disso, as questões ligadas ao fracasso escolar atingem a criança como um todo, prejudicando seu desenvolvimento global e não só acadêmico, mas familiar e social, comprometendo seu futuro.

Qual a melhor maneira de orientar e ajudar a criança a se livrar do problema?

Cabe aos professores e profissionais da escola, além, é claro, dos familiares, acompanharem o crescimento e o desenvolvimento de suas crianças e, ao menor sinal de problema de aprendizagem, procurarem verificar as causas e consultar um profissional. A Associação Brasileira de Psicopedagogia disponibiliza no seu site o nome e endereço dos psicopedagogos licenciados e que podem ser encontrados em quase todo o País.

Extraído de
Jornal da Tarde
21 de maio de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP - Resolução SE nº 12/2012 - Insitui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e Diretrizes para a Organização e Funcionamento

Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.164/2012 , e considerando a necessidade de se ampliarem as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, a alunos do ensino médio, propiciando-lhes permanência em período integral nas escolas da rede pública estadual; a implantação gradativa do ensino médio em período integral, com organização e funcionamento próprios; a adesão da comunidade escolar ao projeto de ensino médio de período integral, expressamente registrada pela equipe gestora, resolve: Artigo 1º - Fica instituído o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, em escolas que oferecem curso de ensino médio, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012...

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

Lista de blogs relacionados