Pular para o conteúdo principal

Jogos ajudam a ensinar

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Alguns educadores acreditam que é necessário mudar os paradigmas da Educação para atender às necessidades do mundo contemporâneo, marcado por velozes transformações. A professora Sandra Garcia, mestre em psicologia na área do desenvolvimento humano e processo de ensino e aprendizagem pela Universidade São Marcos, propõe uma metodologia por meio de jogos de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades necessárias para driblar os desafios da vida moderna. No livro Mediação da Aprendizagem, Sandra e o professor Marcos Meier, mestre em Educação pela UFPR, tratam dessa metodologia que chamam de 'Mente Inovadora'.

JT: Como a metodologia pode ser aplicada em sala de aula. Dá para citar alguns exemplos?

Sandra: A metodologia pode fazer parte do currículo da escola, com uma aula semanal de 50 minutos para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A organização curricular do projeto precisa ser composta por passos para atender as diferentes faixas etárias. Os jogos utilizados nas aulas são definidos a partir das habilidades que se pretende estimular.

Qual a origem dessa teoria?

É a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, nascido na Romênia, em 1921, professor, pedagogo e psicólogo, e está alicerçada no postulado de que todo ser humano é modificável. Para o pesquisador, nem todos os sujeitos conseguem beneficiar-se da interação estabelecida diretamente com os estímulos. É a mediação, por meio de um ser humano, que poderá proporcionar este benefício em diferentes situações. Para Feuerstein, a mediação é uma estratégia de intervenção que subentende uma interferência humana, uma transformação, uma adaptação, uma filtragem dos estímulos do mundo exterior para o indivíduo mediado. É a experiência de aprendizagem mediada que poderá interferir de forma mais abrangente no desenvolvimento. Feuerstein refere-se ao caminho no qual os estímulos emitidos pelo ambiente são transformados por um agente mediador, normalmente os pais, irmãos ou outros. Esse agente mediador guiado por suas intenções, cultura e investimento emocional seleciona e organiza o mundo de estímulos para a criança.

Quais são os resultados imediatos e no longo prazo?

As habilidades estimuladas e desenvolvidas durante as aulas do jogo serão utilizadas pelos alunos, no curto prazo, em outros componentes curriculares, tais como matemática, ciências e português, melhorando o seu rendimento escolar. O tempo pedagógico pode ser otimizado na preparação dos jovens para enfrentar, no curto prazo, desafios como o Enem e o vestibular ou, ainda, o mercado de trabalho, que exige competências não relacionadas aos conteúdos, mas sim habilidades.

Que qualidades e competências o aluno desenvolve com este método?

Cada jogo, em cada passo, foca algumas habilidades específicas. Por exemplo, no jogo Hora do Rush, Passo Inicial (4 a 6 anos), as habilidades priorizadas são perceber, de modo claro e preciso, os detalhes e as características dos objetos (peças e tabuleiro); desenvolver a orientação espaço-temporal que permita o deslocamento das peças do jogo; conservar a identidade dos objetos (peças) independentemente das alterações perceptivas; interpretar os dados, delimitando o que se pede no problema; comparar as peças, extraindo semelhanças e diferenças de acordo com critérios apropriados; interiorizar movimentos corporais por meio de esquemas mentais; representar as relações estabelecidas e compreendidas, utilizando-as em outras situações da vida cotidiana.

A metodologia é composta por métodos que organizam diversas estratégias de pensamento. Por quê?

Os jovens aprendem a jogar certo (nas regras) e bem (com estratégias). Assim, esses métodos passam a fazer parte dos recursos internos, cognitivos e emocionais, contribuindo na reflexão, no planejamento e na organização das ações diante dos desafios da vida cotidiana. Por exemplo, o Método do Detetive tem por objetivo identificar as informações importantes por meio de perguntas e estilo utilizado pelo mediador no processo de descoberta dos obstáculos e na busca sistemática de pistas que tornem possível a resolução de problemas. O Método das Aves Migratórias explicita que cooperação e harmonia de um sistema de elementos que trabalham juntos são fundamentais. Já o Método do Semáforo contribui na distinção das características relevantes e irrelevantes na hora de precisar tomar uma decisão.

Extraído do
Jornal da Tarde
28 de maio de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados