Pular para o conteúdo principal

Jogos ajudam a ensinar

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Alguns educadores acreditam que é necessário mudar os paradigmas da Educação para atender às necessidades do mundo contemporâneo, marcado por velozes transformações. A professora Sandra Garcia, mestre em psicologia na área do desenvolvimento humano e processo de ensino e aprendizagem pela Universidade São Marcos, propõe uma metodologia por meio de jogos de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades necessárias para driblar os desafios da vida moderna. No livro Mediação da Aprendizagem, Sandra e o professor Marcos Meier, mestre em Educação pela UFPR, tratam dessa metodologia que chamam de 'Mente Inovadora'.

JT: Como a metodologia pode ser aplicada em sala de aula. Dá para citar alguns exemplos?

Sandra: A metodologia pode fazer parte do currículo da escola, com uma aula semanal de 50 minutos para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A organização curricular do projeto precisa ser composta por passos para atender as diferentes faixas etárias. Os jogos utilizados nas aulas são definidos a partir das habilidades que se pretende estimular.

Qual a origem dessa teoria?

É a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, nascido na Romênia, em 1921, professor, pedagogo e psicólogo, e está alicerçada no postulado de que todo ser humano é modificável. Para o pesquisador, nem todos os sujeitos conseguem beneficiar-se da interação estabelecida diretamente com os estímulos. É a mediação, por meio de um ser humano, que poderá proporcionar este benefício em diferentes situações. Para Feuerstein, a mediação é uma estratégia de intervenção que subentende uma interferência humana, uma transformação, uma adaptação, uma filtragem dos estímulos do mundo exterior para o indivíduo mediado. É a experiência de aprendizagem mediada que poderá interferir de forma mais abrangente no desenvolvimento. Feuerstein refere-se ao caminho no qual os estímulos emitidos pelo ambiente são transformados por um agente mediador, normalmente os pais, irmãos ou outros. Esse agente mediador guiado por suas intenções, cultura e investimento emocional seleciona e organiza o mundo de estímulos para a criança.

Quais são os resultados imediatos e no longo prazo?

As habilidades estimuladas e desenvolvidas durante as aulas do jogo serão utilizadas pelos alunos, no curto prazo, em outros componentes curriculares, tais como matemática, ciências e português, melhorando o seu rendimento escolar. O tempo pedagógico pode ser otimizado na preparação dos jovens para enfrentar, no curto prazo, desafios como o Enem e o vestibular ou, ainda, o mercado de trabalho, que exige competências não relacionadas aos conteúdos, mas sim habilidades.

Que qualidades e competências o aluno desenvolve com este método?

Cada jogo, em cada passo, foca algumas habilidades específicas. Por exemplo, no jogo Hora do Rush, Passo Inicial (4 a 6 anos), as habilidades priorizadas são perceber, de modo claro e preciso, os detalhes e as características dos objetos (peças e tabuleiro); desenvolver a orientação espaço-temporal que permita o deslocamento das peças do jogo; conservar a identidade dos objetos (peças) independentemente das alterações perceptivas; interpretar os dados, delimitando o que se pede no problema; comparar as peças, extraindo semelhanças e diferenças de acordo com critérios apropriados; interiorizar movimentos corporais por meio de esquemas mentais; representar as relações estabelecidas e compreendidas, utilizando-as em outras situações da vida cotidiana.

A metodologia é composta por métodos que organizam diversas estratégias de pensamento. Por quê?

Os jovens aprendem a jogar certo (nas regras) e bem (com estratégias). Assim, esses métodos passam a fazer parte dos recursos internos, cognitivos e emocionais, contribuindo na reflexão, no planejamento e na organização das ações diante dos desafios da vida cotidiana. Por exemplo, o Método do Detetive tem por objetivo identificar as informações importantes por meio de perguntas e estilo utilizado pelo mediador no processo de descoberta dos obstáculos e na busca sistemática de pistas que tornem possível a resolução de problemas. O Método das Aves Migratórias explicita que cooperação e harmonia de um sistema de elementos que trabalham juntos são fundamentais. Já o Método do Semáforo contribui na distinção das características relevantes e irrelevantes na hora de precisar tomar uma decisão.

Extraído do
Jornal da Tarde
28 de maio de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Resultado da Prova Objetiva

Resultado da Prova Objetiva do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Comunicado   Processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar/2018   O Coordenador, nos termos do Capítulo V – Da Prova, do Edital de abertura das Inscrições do Processo de Promoção, publicado no D.O. de 14-11-2018, torna público o resultado final da prova Objetiva, referente ao processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar, realizada no dia 15-12-2018 – na função ou cargo de Agente de Serviços Escolares, Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola.   1. Disponibiliza o resultado da prova Objetiva na seguinte ordem:   CONFIRA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO   FONTE: Diário Oficial de 09 de fevereiro de 2019 - Poder Executivo - Seção I - Página 111 

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

Lista de blogs relacionados