Pular para o conteúdo principal

Regras na hora de ensinar

Educação e valores caminham juntos tanto em casa como na escola

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Dá para ensinar valores na sala de aula? O educador brasileiro Ulisses F. Araújo e o espanhol Josep Maria Puig , autores do livro Em Educação e Valores, acreditam que sim. Na obra, que pertence à série Pontos e Contrapontos, publicada pela Summus Editorial, eles debatem os processos psicológicos que levam à construção de valores, bem como a influência da afetividade em tais processos e o conceito de inteligência moral.

JT: O que é educar em valores?

Araújo: O caminho está na criação de ambientes éticos nas escolas, de forma que seus professores e os conteúdos morais trabalhados sejam alvo de admiração e respeito por parte dos estudantes.

Puig: Aprender a viver exige uma educação completa, uma educação que inclua todas as facetas humanas. Uma educação que inclua os principais âmbitos da experiência humana e a aprendizagem ética que cada um deles pressupõe: aprender a viver é aprender a ser, a conviver e a participar.

É possível educar em valores?

Araújo: Sim, é possível, mas entendendo os processos psicológicos e sociais, que serão construídos pelos alunos e alunas se forem alvo de projeções afetivas positivas. Não serão construídos em aulas maçantes, em catecismos verbais. A escola precisa criar ambientes democráticos, pautados em relações de respeito, no protagonismo dos estudantes, que devem tornar-se atores e atrizes dos processos de aprendizagem e não meros reprodutores do mundo e de valores transmitidos pelos adultos.

Puig: Tentando sintetizar, considero que os valores não podem ser ensinados com discursos nem decorados. Os valores supõem uma aprendizagem prática de capacidades e destrezas, que se desenvolve por treinamento e exercício. É preciso alcançar um uso correto das capacidades morais graças à meditação da sensibilidade moral e à cultura moral.

Como se dão os processos de construção de valores?

Araújo: Os processos de construção de moralidade ocorrem desde o nascimento e estendem-se até a morte do indivíduo, ao contrário de algumas teorias que tentam limitar esses processos aos anos iniciais da vida.

Puig: Pela participação em práticas e pela reflexão. Quando tornamos nossos valores, temos condições de ativá-los por repetição ou por criação, de acordo com a situação concreta em que nos encontramos, e motivados pelo respeito que temos por nossa identidade pessoal. Mas a ativação correta desses hábitos depende de fatores pessoais.

Qual o papel da educação nesses processos?

Araújo: A escola, a família e os gestores dos sistemas de ensino deveriam tomar a decisão, que é política e social, de criar ambientes, pelo menos no micromundo das escolas, para ver se é possível atingir outros espaços públicos da sociedade e formar pessoas com maior responsabilidade ética.

Puig: Fazer com que os alunos vivenciem os centros educacionais como verdadeiras comunidades democráticas de aprendizagem, convivência e animação. É preciso explorar todas as conseqüências da convicção de que educar não é unicamente instruir, mas oferecer uma experiência significativa que o prepare para a vida como cidadão. Precisamos, enfim, criar uma cultura escolar que realmente englobe valores à vida dos nossos alunos, em todas as idades. Isso significa dedicar esforço ao planejamento e à realização dessas atividades.

Qual o papel da família?

Araújo: Complementar. A família deveria trabalhar valores de natureza mais privada e a escola, de natureza mais pública. Eles devem se complementar e não trocar acusações de que uma instituição está transferindo responsabilidade à outra. Numa sociedade ocidental, laica, como a nossa, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é a melhor fonte de princípios e valores éticos. Proponho que todo o currículo, os projetos escolares, as aulas de matemática, história, geografia, português, etc., sejam desenvolvidas tendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência de seus conteúdos. Não concordo em criar aulas de ética ou de educação moral, pois esse tipo de conteúdo deve ser trabalhado a todo momento, no ambiente ético.

Puig: Há um conjunto de recomendações sobre educação e valores no âmbito familiar. Algumas delas: amar os filhos e filhas - trata-se de amá-los de um modo visível, perceptível por eles, sem cair num excesso de mimos, superproteção ou adulação - e ter tempo para estar com eles - provavelmente esta seja uma das condições mais importantes, pois, sem tempo para compartilhar o dia-a-dia, não há possibilidade de usar educativamente as experiências cotidianas. Além disso, os adultos devem estar capacitados para estabelecer limites que seus filhos devam cumprir.

Como formar moralmente?

Araújo: Eu proponho três tipos de ações: a introdução de conteúdos de natureza ética nos currículos escolares; a introdução de práticas de diálogo para a resolução de conflitos - por meio de assembléias escolares regulares, pois é a falta de diálogo que leva às formas violentas de resolução de conflitos - e, por último, por meio da educação comunitária, em que se rompem as paredes da escola para que os processos de educação em valores ocorram dentro e fora das salas de aula, no entorno, no cotidiano da vida das pessoas. Assim, neste terceiro processo, atingem-se, a partir da escola, as famílias e a sociedade próxima.

Puig: Ensinando com o exemplo e com o reconhecimento dos erros; falando e respeitando os silêncios; estabelecendo regras e permitindo exceções; mostrando como pensar por eles mesmos e dando-lhes nossa opinião como educador em todas as situações, sempre apontando o caminho da responsabilidade.

do
Jornal da Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Política de Privacidade

"Política de Privacidade" "Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste blog podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site. Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feit

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b

Lista de blogs relacionados