Pular para o conteúdo principal

A escola pública ensina?

A educadora Sílvia Colello lança livro com dados sobre falhas das escolas públicas brasileiras

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

A educadora Sílvia Colello, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) da Faculdade de Educação da USP, lança na próxima quinta-feira em São Paulo o livro A Escola que (NÃO) Ensina a Escrever, uma compilação de estudos realizados pela autora com alunos de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental no Brasil.

Em entrevista exclusiva ao JT, Sílvia dá detalhes das falhas pedagógicas das escolas e seus efeitos sobre a escrita infantil, entre políticas públicas que levam o Brasil a ter péssimos desempenho nas avaliações nacionais e internacionais da qualidade da Educação.

JT: O governador José Serra anunciou recentemente a necessidade de inserir um modelo 'memorex ' nas escolas públicas. Esse seria um bom caminho para que as escolas públicas consigam ensinar seus alunos a ler e a escrever?

Sílvia: Eu acho isso um horror, pois, na prática, a tabuada, considerada memorex, é o fim de um processo e não um começo. A minha área não é matemática, mas cito um caso avaliado em minhas pesquisas. Um professor de 4ª série disse ter dificuldades em ensinar o corpo humano porque metade da sala não sabia ler e escrever. No entanto, o que os professores têm de entender é que o ensino da língua escrita não é para ser dado apenas nas séries iniciais, mas por todos os professores, até os de 8ª série.

Mas qual foi a sua reação ao presenciar o posicionamento desse professor?

No caso daquele professor pude presenciar o caso de um aluno que não sabia ler e escrever, mas foi se interessando pelo assunto corpo humano porque era asmático. Por ter dificuldades em respirar ele queria entender o corpo humano e até criou um pulmão artificial com canudos e garrafas PET, enquanto o professor dele insistia que ele perdesse tempo copiando o 'BA, BE, BI, BO, BU '. Neste caso eu disse ao aluno que tínhamos gostado tanto de seu trabalho que íamos o expor na escola e para isso ele teria de colocar o nome dos órgãos do corpo humano. Ele me respondeu que não sabia escrever, mas disse a ele que poderíamos tentar juntos. Em menos de 15 dias esse menino se alfabetizou, porque foi desafiado e o mais incrível é que as primeiras palavras que ele escreveu foram traquéia, pulmão, esôfago.

E o programa Ler e Escrever - lançado no Município de São Paulo em 2005 e que agora será aplicado nas escolas estaduais - segue os caminhos que você propõe em seu livro para que as escolas alfabetizem os alunos de fato?

Acho a proposta deste programa muito positiva, mas também é preciso melhorar as condições de trabalho do professor, o que inclui a necessidade de ele ter uma formação inicial e continuada, garantir a possibilidade de ter com quem discutir sua prática pedagógica. Há professores da rede que até têm o horário para troca de experiências, mas por este não ser planejado, há muitos que atuam nas mesmas séries e não se encontram para discutir suas práticas.

Então, o que a escola pública tem de ter para ensinar a ler e a escrever?

O que eu cheguei a conclusão é que muitas vezes o professor ouviu dizer que é bacana trabalhar em duplas ou de outra maneira, mas ele não tem clareza do porquê. Ainda há uma grande dificuldade para a produção teórica em Educação chegar na mão dos professores que atuam nas salas de aula das escolas públicas. Os cursos de formação acreditam que se você ensinar ao professor as teorias já é o suficiente, mas é preciso apoiar a prática pedagógica e garantir que os problemas surgidos na prática conduzam as novas produções teóricas. Também é preciso mudar as políticas públicas para que os professores consigam ter boas condições de trabalho.

FALHAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS APONTADAS NO LIVRO

LIÇÃO INEFICIENTE
É como Sílvia Colello denomina atividades como o ato de pedir para o aluno recortar em uma revista palavras que comecem com a letra A. Em seu estudo, Sílvia encontrou crianças que recortaram 'A monarquia' ou 'Airbus', o que mostra que apenas visualizaram a letra A sem entender o que ali estava escrito

ESCRITA ARTIFICIAL
Atividades como o ato de pedir para o aluno formar as sílabas 'BA, BE, BI, BO, BU'. Então, a criança decora que para completar a família do B é só colocar tal letra na frente das vogais e faz o exercício de forma mecânica sem entender o que está escrevendo

TAREFA MECÂNICA
Exercícios como os de completar com M e N os espaços em branco em determinadas palavras com o intuito de ensinar o uso do M antes das letras P e B. Sílvia constatou que, neste exercício, os alunos apenas decoravam os casos que deveriam colocar a letra M, como na palavra tumba a qual os alunos não sabiam o significado

ESCRITA SEM CONTEXTO
Ao ensinar o sistema solar, uma professora pediu para que seus alunos escrevessem palavras com alguma letra do Planeta Saturno. Sílvia afirma que neste caso, o aluno não aprofundou o assunto da aula, mas apenas decorou as letras

AUSÊNCIA DE SIGNIFICADO
Um desenho de um personagem foi feito ao lado de letras pontilhadas para os alunos cobrirem . O exercício, em vez de estimular a criatividade das crianças sobre o personagem, apenas o trouxe como enfeite

REPETITIVA
Pedir para o aluno escrever o nome várias vezes no caderno apenas para treinar escrita

Extraído de
Jornal da Tarde
16 de abril de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Programa de Certificação Ocupacional 2014 de Diretor de Escola Estadual - Gabarito da Prova Objetiva (14/12/2014)

31/12/2014 - Confira o RESULTADO REPUBLICADO EM 31/12/2014 31/12/2014 - Confira o Gabarito RETIFICADO após recursos   30/12/2014 - Confira o Resultado Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Edital SEE nº 003/2014 Confira o Gabarito A prova tem 60 questões objetivas de múltipla escolha. São cobrados conhecimentos gerais em relação às temáticas: políticas públicas de educação de Minas Gerais, referenciais pedagógicos, bases legais da educação, interações sociais na sala de aula e na escola; e competências, habilidades e conhecimentos específicos na área de gestão educacional e de gestão pública, conforme os padrões de competência do diretor de escola estadual: planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros, gestão de pessoas, gestão de compras e gestão do patrimônio. Realizada no dia 14 de dezembro, a prova teve duração mínima de 1 uma hora e máxima de 4 quatro horas. Para m...

GO Exames de Educação de Jovens e Adultos 2012 - Resultado

Secretaria da Educação do Estado de Goiás Exame de Educação de Jovens e Adultos 2012 Para os níveis de Ensino Fundamental e Médio Saiba seu resultado Os resultados por cidade-polo estarão disponíveis, também, nas respectivas Subsecretarias Regionais de Educação. Em caso de dúvidas, ligue: 0800 6433043 Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br Localize seu cadastro com número do CPF e data de nascimento Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigas “provas de supletivo”) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site www.supletivo.go.gov.br e por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, localizar o cadastro. Após preencher estes dados, é preciso, no campo “Concurso”, selecionar a opção “Exame EJA – 2012”. Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida pelo candidato em cada área do conhecimento, a cert...

PE Concurso 2022 para professor da Educação Básica

Concurso Público visando ao provimento de 2.907 (duas mil, novecentos e sete) vagas para o cargo de Professores da Educação Básica do Estado de Pernambuco Acompanhe o concurso através da página Cebraspe 24/05/2023 - Confira os locais e orientações para a realização da perícia médica 31/ 03/2023 - Confira o  Edital nº 12 – Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 15/02/2023 - Confira o  Edital nº 10 - Retificação do resultado final na avaliação de títulos e do resultado final no concurso público 22/11/2022 - Confira o  Edital nº 9 - Resultado final na avaliação de títulos, resultado final na avaliação biopsicossocial e o resultado final no concurso público 18/11/2022 - Confira o  Comunicado - Informação sobre a data de divulgação do próximo edital  - edital de  resultado final na avaliação de títulos, para todos os candidatos ,  resultado final na avaliação biopsicossocial dos candidatos que se decl...

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

Lista de blogs relacionados