Pular para o conteúdo principal

Alunos de Escola Estadual do interior usam ferramentas da internet para vivenciar o mundo da tecnologia

Uso da internet pretende estimular pesquisas e produção de materiais de comunicação que dêem, aos estudantes, a chance de comparar diferentes realidades

Tudo começou no segundo semestre do ano passado, quando a Escola Estadual Prof. Carlos Nobre Rosa , em Jaboticabal, no interior do Estado, deu início ao projeto “Odisséia Digital: O Projeto!”. A meta era propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir cultura tecnológica, entender a natureza, o comportamento, o poder da tecnologia e as conseqüências produzidas por ela, e a partir daí, poder agir socialmente.

Com base nas orientações recebidas da oficina pedagógica e dos cursos da Teia do Saber , a professora Elizabeth Pillegi e a equipe de gestão da escola elaboraram, junto com os alunos da segunda série do ensino fundamental, um Blog intitulado “ Galerinha do Nobre Rosa” , transformado depois em Jornal Virtual de Novidades. Nele são publicadas entrevistas, fotos, depoimentos de alunos, e as novidades da escola.

Já familiarizados com a internet e suas ferramentas, os alunos deram início à segunda parte do projeto. A proposta era promover uma espécie de intercâmbio virtual para estimular a leitura, a escrita, permitir a compreensão do funcionamento da língua por meio do universo tecnológico, e assim, possibilitar ao aluno a apropriação de seu uso social, provocando o intercâmbio intelecto-cultural entre os alunos da escola e estudantes de outros países. O grande trunfo seria o estímulo para pesquisas e produções de materiais de comunicação que proporcionassem, aos estudantes, a chance de comparar diferentes realidades.


Amigos por todo o mundo

Inicialmente a escola foi cadastrada nos sites e-pal (www.epals.com) e think (www.think.com). Depois, durante as aulas, na SAI (Sala Ambiente de Informática), orientados pela professora (responsável também pela tradução), os alunos começaram a enviar e receber mensagens de alunos de vários países, como Portugal, Estados Unidos, Suécia, Rússia, Índia, Itália, Canadá, Polônia e outros países, despertando o interesse das crianças por geografia, cultura, costumes e as línguas faladas nestas localidades. Além de e-mails, os alunos brasileiros e estrangeiros trocaram fotos, objetos, cartões e presentes.

Sabendo mais sobre...

O e-pal é um banco de dados para escolas do mundo inteiro que querem desenvolver projetos conjuntos pela Internet. Este site tem uma versão na língua portuguesa e também oferece a oportunidade de criação de contas de e-mail seguro pelos alunos. As escolas interessadas devem se cadastrar no site , procurar uma escola compatível, definir o país de interesse e a idades dos alunos. O Think.com aproveita dois componentes poderosos da Internet, sites & e-mail, e os torna simples de usar. O uso dos dois sites é gratuito.

Próxima etapa

A idéia entra agora na terceira fase com o “Projeto Portfólio – Meu País, Minha Cidade, Minha Vida!” , onde alunos de diversos países reunirão material com todos os dados (geográficos, políticos e econômicos) dos lugares em que moram, bem como informações interessantes e relevantes sobre a comunidade, a escola e a vida deles. Depois de prontos, as escolas trocarão seus portfólios . Vários países já aderiram ao projeto. Um deles é Bahrain, pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irã, Qatar e Arábia Saudita. O reconhecimento pela iniciativa já começa a aparecer. Recentemente os alunos receberam um e-mail enviado por Mike Thornton , integrante do Consulado Britânico, em São Paulo, parabenizando-os pela iniciativa, incentivando-os e dando sugestões.

Celso Bandarra

Extraído de
Secret. Estad. de Educação de São Paulo
09 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados