Pular para o conteúdo principal

Cérebro grande não define cognição

Primatas e roedores com massa cerebral igual diferem na quantidade de neurônios, aponta estudo brasileiro

Giovana Girardi

A idéia de que o tamanho do cérebro é proporcional ao grau de cognição de uma espécie - praticamente uma lei da neurociência - pode precisar de reformulação. Um estudo brasileiro que comparou a quantidade de neurônios em cérebros do mesmo tamanho de primatas e de roedores sugere que as maiores habilidades cognitivas dos primeiros dependem de fatores um pouco mais complexos.

Os cérebros de capivaras e de macacos resos, por exemplo, têm exatamente o mesmo tamanho, mas os primatas tem três vezes mais neurônios. A explicação, concluiu a equipe liderada pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é que existem regras diferentes na composição celular das mais variadas ordens de mamíferos.

Na primeira parte do estudo, os cientistas brasileiros, em parceria com pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos EUA, observaram que o número de neurônios dos roedores é proporcional à massa do cérebro. O órgão cresce à medida que os neurônios são gerados.

A idéia de que a regra não deveria valer para todos os mamíferos da mesma forma surgiu quando se pensou no homem. Se essa conta se aplicasse também para os primatas, o cérebro humano, com estimados 100 bilhões de neurônios, pesaria mais de 45 kg. E para abrigá-lo teríamos de pesar 109 toneladas - o mesmo que a baleia azul.

Como não somos assim, os pesquisadores tentaram desvendar as regras que delimitam esse tamanho. Descobriram que, ao contrário do que ocorre com os roedores, o cérebro dos primatas não apresenta um supercrescimento enquanto ele ganha novos neurônios. Mais do que a massa, o que importa é a composição das células, que permite uma maior densidade neuronal - mais células cabem num mesmo volume.

Golfinhos e baleias, que são os seres vivos com cérebro com tamanho mais próximo do nosso, também devem ter um outra regra própria de crescimento dos neurônios. A conta para eles ainda não foi feita, mas se imagina que eles tenham menos neurônios que o homem.

A descoberta, publicada na última terça-feira na revista americana PNAS, pede uma revisão de conceitos, defende Suzana. 'Nosso estudo mostra que o tamanho do cérebro não é um fator confiável quando você faz comparações entre espécies. Acreditamos que é essa maior densidade de neurônios a responsável por conferir aos primatas uma melhor capacidade cognitiva', explica.

O estudo também abala um pouco a idéia de que a inteligência humana se deve a um cérebro excepcionalmente grande - ou ao menos maior do que o esperado. De acordo com a nova regra matemática obtida pelos pesquisadores, um cérebro de primata contendo 100 bilhões de neurônios deveria pesar aproximadamente 1,45 kg e pertencer a um corpo de 72,7 kg - ou sejam 'valores que batem exatamente com a média de massas corporal e cerebral humanas', escreve a equipe, para em seguida concluir: 'No final das contas, somos apenas versões isometricamente escalonadas do plano primata comum'.

Suzana exemplifica em uma frase: 'O Homo sapiens é apenas um macaco grande. Nosso cérebro não é maior do que o que deveria ser. Dadas as regras que nós descobrimos, o que nós temos de especial em relação aos outros primatas pode ser simplesmente o fato de sermos maiores que eles, com um cérebro proporcionalmente (e não desproporcionalmente, como se achava) grande'.


Extraído de

O Estado de São Paulo

17 de fevereiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados