Pular para o conteúdo principal

Cérebro grande não define cognição

Primatas e roedores com massa cerebral igual diferem na quantidade de neurônios, aponta estudo brasileiro

Giovana Girardi

A idéia de que o tamanho do cérebro é proporcional ao grau de cognição de uma espécie - praticamente uma lei da neurociência - pode precisar de reformulação. Um estudo brasileiro que comparou a quantidade de neurônios em cérebros do mesmo tamanho de primatas e de roedores sugere que as maiores habilidades cognitivas dos primeiros dependem de fatores um pouco mais complexos.

Os cérebros de capivaras e de macacos resos, por exemplo, têm exatamente o mesmo tamanho, mas os primatas tem três vezes mais neurônios. A explicação, concluiu a equipe liderada pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é que existem regras diferentes na composição celular das mais variadas ordens de mamíferos.

Na primeira parte do estudo, os cientistas brasileiros, em parceria com pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos EUA, observaram que o número de neurônios dos roedores é proporcional à massa do cérebro. O órgão cresce à medida que os neurônios são gerados.

A idéia de que a regra não deveria valer para todos os mamíferos da mesma forma surgiu quando se pensou no homem. Se essa conta se aplicasse também para os primatas, o cérebro humano, com estimados 100 bilhões de neurônios, pesaria mais de 45 kg. E para abrigá-lo teríamos de pesar 109 toneladas - o mesmo que a baleia azul.

Como não somos assim, os pesquisadores tentaram desvendar as regras que delimitam esse tamanho. Descobriram que, ao contrário do que ocorre com os roedores, o cérebro dos primatas não apresenta um supercrescimento enquanto ele ganha novos neurônios. Mais do que a massa, o que importa é a composição das células, que permite uma maior densidade neuronal - mais células cabem num mesmo volume.

Golfinhos e baleias, que são os seres vivos com cérebro com tamanho mais próximo do nosso, também devem ter um outra regra própria de crescimento dos neurônios. A conta para eles ainda não foi feita, mas se imagina que eles tenham menos neurônios que o homem.

A descoberta, publicada na última terça-feira na revista americana PNAS, pede uma revisão de conceitos, defende Suzana. 'Nosso estudo mostra que o tamanho do cérebro não é um fator confiável quando você faz comparações entre espécies. Acreditamos que é essa maior densidade de neurônios a responsável por conferir aos primatas uma melhor capacidade cognitiva', explica.

O estudo também abala um pouco a idéia de que a inteligência humana se deve a um cérebro excepcionalmente grande - ou ao menos maior do que o esperado. De acordo com a nova regra matemática obtida pelos pesquisadores, um cérebro de primata contendo 100 bilhões de neurônios deveria pesar aproximadamente 1,45 kg e pertencer a um corpo de 72,7 kg - ou sejam 'valores que batem exatamente com a média de massas corporal e cerebral humanas', escreve a equipe, para em seguida concluir: 'No final das contas, somos apenas versões isometricamente escalonadas do plano primata comum'.

Suzana exemplifica em uma frase: 'O Homo sapiens é apenas um macaco grande. Nosso cérebro não é maior do que o que deveria ser. Dadas as regras que nós descobrimos, o que nós temos de especial em relação aos outros primatas pode ser simplesmente o fato de sermos maiores que eles, com um cérebro proporcionalmente (e não desproporcionalmente, como se achava) grande'.


Extraído de

O Estado de São Paulo

17 de fevereiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

MG Proalfa 2013 - Resultado por Escola

    Disponível resultado por escola no Programa de Avaliação da Alfabetização 2013 Para verificar o desempenho, escola deve acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública na internet Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet . “Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões. Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma anális...

Lista de blogs relacionados