Pular para o conteúdo principal

Brasil tem 8,8 mil cursos de pós-graduação tipo lato sensu

Maioria dos programas está concentrada no Sudeste, acima do Centro-Oeste e do Nordeste

Simone Iwasso

No Censo Escolar 2007, o Ministério da Educação (MEC) mapeou pela primeira vez a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu em funcionamento no País - programas de especialização voltados para profissionais que já estão no mercado de trabalho. De acordo com os dados, existem hoje 8.866 cursos oferecidos, sendo 8.801 presenciais e os 65 restantes feitos à distância.

Desde o boom de lançamento desses cursos, há cerca de cinco anos, nunca se soube exatamente quantos e onde eles estavam. Isso porque a legislação permite que as instituições de ensino superior abram e fechem os programas sem a autorização do ministério.

Para existirem, é obrigatório apenas que tenham um mínimo de 360 horas, sejam feitos em até dois anos, com 50% do corpo de professores titulados com mestrado e doutorado, e apresentem ao aluno, na hora da matrícula, um projeto pedagógico detalhado com a programação do que vai ser ensinado.

Pelo levantamento, a região Sudeste é onde está a maior concentração de cursos. São 4.995 programas, que representam 55% do total - uma proporção semelhante ao que ocorre com a distribuição dos cursos de graduação. No entanto, na pós lato sensu, a surpresa está no Centro-Oeste e Nordeste, ambos com mais de 1,2 mil cursos oferecidos. Por último está o Sul, com 951 programas.

CARACTERÍSTICAS

A maioria deles é dada por instituições particulares (89%). Entre as públicas, onde provocam polêmica por serem muitas vezes dados por fundações e cobrarem mensalidade, como no caso da Universidade de São Paulo (USP), as municipais respondem por 4,6%, as estaduais, por 3% e as federais, por 2,8%.

“É um mercado que cresceu muito e ainda vai continuar crescendo. Esse levantamento mostra algumas coisas esperadas, como a concentração no Sudeste e nas instituições particulares. Mas há coisas interessantes e surpreendentes, como o baixo número ainda de especializações à distância, a oferta no Centro-Oeste e as áreas nas quais eles estão distribuídos”, analisa Carlos Monteiro, diretor-presidente da CM Consultoria e especialista em gestão educacional.

Na distribuição por área, as ciências sociais aplicadas, ciências humanas e da saúde são as que mais concentram cursos. São 2.674 cursos, 2.527 e 1.961, respectivamente, que somados representam 80% do total.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao ministério, responsável pela coleta dos dados, estão incluídos nessas categorias os cursos de Direito e os MBAs, que também representam metade dos 4,5 milhões de estudantes de graduação do Brasil.

QUALIDADE

O levantamento, além de ajudar a traçar um panorama e entender melhor a oferta e variedade de cursos, permitirá ao MEC traçar comparações e ter uma idéia melhor do que acontece na área, já que eles também não são submetidos a avaliações e acompanhamentos específicos, como acontece com os mestrados e doutorados.

“As instituições credenciadas têm autonomia para oferecer e deixar de oferecer os cursos no momento em que bem entenderem. Isso faz com que eles sejam muito dinâmicos e apresentem mudanças a cada semestre. “Espera-se que as instituições sejam sérias para cumprir com os requisitos que se espera de uma pós lato sensu”, explica Orlando Pilatti, coordenador da Secretaria de Educação Superior do MEC, à qual os cursos de especialização são submetidos.

ACOMPANHAMENTO
Pilatti afirma que seria inviável ter o controle e o acompanhamento da qualidade desses cursos justamente por essa dinâmica, que está diretamente atrelada às necessidades do mercado de trabalho. “Quando avaliamos uma instituição, também avaliamos os programas de especialização que ela oferece. Se são encontradas irregularidades, elas são notificadas e devem ser corrigidas”, diz.

Por isso, segundo ele, é importante que os candidatos a um curso analisem se a instituição é credenciada no Ministério da Educação e se o corpo docente é titulado. O coordenador também recomenda que as instituições abram cursos nas áreas em que já são especialistas, já tenham conhecimento acumulado e infra-estrutura. “Isso é uma recomendação do ministério, não uma obrigação. Mas é um indicativo para orientar o aluno.”

Extraído de

O Estado de São Paulo

19 de fevereiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

SP Processo de Promoção QAE 2015 - Gabaritos

Veja Comunicado Promoção 2018 16/04/2016 - Confira a Lista dos Aprovados 18/12/2015 - Confira as Notas Finais das Provas Objetiva e Dissertativa E Alterações nos Gabaritos após Recur sos   Gabaritos da Prova do Processo de Promoção 2015 do Quadro de Apoio Escolar - QAE da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo GABARITOS O gabarito das questões da prova objetiva foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 06/10/2015 Executivo I - Página 115 CADERNOS DE QUESTÕES   Caderno de Questões - Prova Dissertativa - Secretário de Escola   Caderno de Questões - Prova Dissertativa - Agente de Organização Escolar (Área de Gestão de Atendimento aos Alunos)   Caderno de Questões - Secretário de Escola   Caderno de Questões - Agente de Serviços Escolares   Caderno de Questões - Agente de Organização Escolar (Área de Gestão Estratégica de Pessoas e de Recursos Humanos)   Caderno de Questões - Ag...

Lista de blogs relacionados