Pular para o conteúdo principal

Aniversário da Imigração Japonesa vira tema de programa lançado pela Secretaria da Educação

Idéia é promover integração da rede estadual com a comemoração dos cem anos da chegada dos japoneses ao Brasil

O som da tradicional flauta japonesa não deixa dúvidas: a Praça da República virou terra do sol nascente. Pelo menos durante o lançamento do Viva Japão , no salão nobre da Secretaria de Estado da Educação, na manhã desta terça-feira, dia 27. Tocada por Shen Ribeiro, artista convidado, a melodia deu o tom da cerimônia oficial de lançamento do Programa, que pretende desenvolver atividades pedagógicas para a vivência da cultura japonesa, e ainda, a sensibilização de alunos e educadores da rede estadual para a importância de aprender mais sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nesses últimos cem anos.

Comemoração e aprendizado

“A presença japonesa é parte do nosso dia a dia. Tenho certeza que nossa rede vai responder muito bem a este convite espontâneo para participar da comemoração dos cem anos de imigração japonesa no Brasil”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos. Emocionado, o presidente da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, que chegou aos Brasil em 1936, aos 9 anos, fez questão de elogiar a Secretaria pela criação do Programa. “Esta é a mais abrangente iniciativa para comemorar a data, e homenagear os velhos imigrantes. Quero manifestar minha gratidão pela receptividade dos brasileiros”, disse.

Ajudando a contar a própria história

O programa - que pretende incentivar a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo – foi idealizado por Hiroyuki Hino, diretor técnico da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), que chegou ao Brasil em janeiro de 1957, pelo Porto de Santos. Durante o lançamento, foi a professora Rose Louback quem apresentou o Viva Japão. “Temos um aporte inicial no valor de R$ 3 milhões para o Programa, mais a participação da iniciativa privada é bem vinda”, explicou.


Mais sobre o Viva Japão

O programa pretende sensibilizar alunos e professores para a importância do relacionamento entre Brasil e Japão - incluindo o passado, o presente e o futuro - realizar atividades que envolvam as comunidades locais, e promover o resgate de conhecimentos de familiares e grupos nipônicos existentes no entorno da escola. E mais: ampliar o intercâmbio com a rede estadual de São Paulo junto à comunidade de japoneses que vivem no Brasil, e viabilizar a participação dos alunos e comunidade escolar da rede estadual na comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Em sala de aula

Os temas a serem trabalhados em sala de aula contemplam aspectos da cultura, tradições, história e língua japonesas. Serão enfocadas também as contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho, e os temas relacionados com a história da participação do Japão no cenário brasileiro receberão destaque especial.

Ensino Fundamental

O Projeto Pedagógico da escola deverá incluir um conjunto de atividades (pesquisa e prática) a serem desenvolvidas ao longo do ano, de forma interdisciplinar. O Ciclo I inclui brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão, tais como: Origami (dobraduras em papel), Takô (confecção de pipas), cantos infantis e outras brincadeiras do Japão; Oficinas de histórias sobre lendas e mitos japoneses, entre outras. Já o Ciclo II reúne atividades de saúde e lazer, tais como: Alimentação e culinária, medicina e terapias tradicionais do Japão, artes marciais, esportes (beisebol, golfe, tênis de mesa e outros), jogos eletrônicos (games), Mangá, Animê, karaokê, turismo, festas e cerimônias tradicionais.

Ensino Médio

O Projeto Pedagógico da escola deverá contemplar um conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante o ano em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”. A proposta é envolver as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual. Vale lembrar que a contribuição da colônia japonesa neste setor é expressiva, principalmente em áreas como agricultura, tecnologia, artes, e indústrias (automobilística, siderúrgica, eletroeletrônica e de implementos agrícolas) além de bancos, serviços (turismo, hotéis, restaurantes, estética e beleza) entre outros.

Parcerias

O Programa inclui parcerias de natureza financeira e técnica: entidades culturais, empresas, ONGs, órgãos da Administração Estadual e unidades de representação diplomática, que apoiarão as atividades regionais e centrais. Na área técnica, os parceiros poderão contribuir com os conteúdos do Programa: participação de especialistas, fornecimento de materiais de pesquisa, visitas a locais de interesse, bolsas-estágio e outros recursos que incentivem os alunos e enriqueçam os trabalhos a serem produzidos.


Divulgação

A idéia é utilizar diferentes formas de expressão, produção, registro e divulgação das atividades desenvolvidas, buscando sempre estratégias inovadoras e adequadas à faixa etária dos participantes, como: exposição de trabalhos artísticos e manuais, produção de cartazes, entrevista e gravação de depoimentos, dança, teatro, dramatização, oficinas e cursos, produção de jornais e revistas e torneios esportivos. E ainda, produção de páginas para o site da escola , realização de feiras de Ciência , Tecnologia e Saúde, realização de mostras temáticas, produção de programas de rádio, elaboração de material de divulgação e roteiros culturais, e produção de material didático (educadores) direcionado aos alunos da rede participantes do Programa Viva Japão .

Cronograma

Acompanhe a programação do Programa Viva Japão:

2007

1º de Março : Início do cadastramento na Rede do Saber e dos Projetos Pedagógicos das escolas;

Março a Outubro : Atividades locais com metas estabelecidas no planejamento escolar e de ensino, acompanhadas ao longo do ano, sem competição;

Novembro e Dezembro : Seleção regional dos trabalhos que farão parte dos festivais de 2008.

2008

Abril : Mostras/Festivais no Estado de São Paulo para apresentação dos trabalhos e seleção dos grupos que participarão das Comemorações Oficiais do Centenário, em junho;

Abril e Maio : Preparação dos grupos selecionados para participação nas Comemorações Oficiais do Centenário;

21 de Junho : Apresentação dos participantes da Secretaria de Estado da Educação nas comemorações oficiais do centenário.

Celso Bandarra



Extraído de

Secret. Estad. de Educação de São Paulo

Notícias de 27 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG - Secretaria divulga gabarito definitivo do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva RESPOSTAS DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO GABARITO OFICIAL RESPOSTA DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Fundação Makiyama , organizadora do ‘Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual’, em 2013, o gabarito definitivo da prova de certificação. Esse gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos recebidos. Na próxima quarta-feira (03/07), será divulgada a relação dos candidatos que conquistaram pontuação igual ou superior a 60 pontos na prova objetiva. Já a partir do...

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022

EDITAL SEE Nº 05, DE 29 DE JUNHO DE 2022 - Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretara da Educação de Minas Gerais Acompanhe o processo através da página do Instituto Avalia SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS - MG 23/09/2022 - Confira o  resultado final 16/09/2022 - Confira o  gabarito definitivo 05/09/2022 - Confira o gabarito preliminar 25/08/2022 - Acesse o seu Cartão de Informação  do Candidato (Horário e Local de Prova) requer identificação 01/08/2022 - Faça sua inscrição até as 20h de 10/08/2022 30/06/2022 - Confira o edital As inscrições vão de 1° a 10 de agosto. Provas serão aplicadas nas cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) no dia 4 de setembro. Os candidatos poderão se inscrever a partir das 10h do dia 1° de agosto até às 20h de 10 de agosto. A prova será aplicada em 4 de setembro. Clique aqui para acessar o edital .

Vencedores do Prêmio Professores do Brasil recebem seus troféus em cerimônia no RJ

A cerimônia de entrega dos troféus do 11º Prêmio Professores do Brasil aconteceu nesta quinta-feira, 29, no Rio de Janeiro. Iniciativa do Ministério da Educação, o Professores do Brasil é a maior premiação voltada à educação básica no país e tem por objetivo reconhecer, divulgar e estimular trabalhos e práticas inovadoras e bem exitosas de profissionais de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Ao todo foram 30 vencedores regionais, 20 vencedores de temáticas especiais e seis nacionais. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados. No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país haviam se inscrito para concorrer ao Professores do Brasil. Os vencedores nacionais representam as melhores práticas educacionais escolhidas dentre os 30 vencedores regionais, sendo um por categoria. Conheça todos os vencedores do Prêmio Professores do Brasil fonte:...

Lista de blogs relacionados