Pular para o conteúdo principal

Professora introduz ‘nova pedagogia’ em Emei

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

A professora Regina Valéria dos Santos atuou por 20 anos em escola pública sem ter qualquer motivação para cursar pedagogia ou buscar outro recurso de aprimoramento. É difícil acreditar, mas foi essa mesma educadora a responsável pela criação de uma nova proposta pedagógica para a Emei Zilda de Frasceschi, Zona Oeste.

Hoje, prestes a completar 30 anos de carreira, Regina conta que foi a coragem de ousar que a fez ter prazer em dar aulas por meio da introdução de uma pedagogia baseada na liberdade. “Confesso que comecei a dar aulas por acaso. Acreditava que não seguiria a profissão por muito tempo e por isso acabei não cursando pedagogia.”

No entanto, os anos foram passando e nada de Regina abandonar a sala de aula. “Tudo mudou quando tive de assumir uma turma de período integral na Emei Zilda de Franceschi, onde, das 11 h às 15 h, receberia alunos de um turno anterior e outros que ficariam na escola por mais tempo.”

A professora, então, decidiu mudar sua maneira de lecionar. “Não queria que os alunos tivessem as mesmas atividades do turno anterior.” E foi neste contexto que, há 7 anos, Regina levou para a direção da Emei uma nova proposta pedagógica. “Alunos de idades diferentes fariam atividades em conjunto, nada poderia ser imposto às crianças e os móveis da sala ficariam dispostos de uma maneira que possibilitasse o movimento e permitisse ter grupos de alunos realizando diferentes atividades em uma mesma sala e, principalmente, os professores de outros turnos não poderiam repetir suas atividades”, explica.

Houve certa resistência dos pais no início do projeto, mas aos poucos os próprios alunos mostraram que podiam trabalhar com colegas de diferentes idades, com autonomia em aula. “Eu não busquei esse modelo pedagógico em nenhum livro. Essa idéia partiu da minha realidade de sala de aula.”

No ano passado, a professora Regina adotou essa proposta nos turnos regulares. “Os alunos que ficam apenas um período na escola também gostaram de ter uma sala de aula diferente e de ter liberdade para escolher suas atividades. Sempre os colocava em uma roda e discutíamos o que seria feito. É por isso que nunca tive problema, pois essa liberdade garantiu o envolvimento deles nas atividades.”

Para 2007, Regina afirma que a escola dará continuidade a essa proposta tanto por meio de turmas de turnos regulares como de integral. “Posso dizer que dos 30 anos de carreira, há apenas 10 passei a ter prazer no que faço.”

Abordagem Reggiana

Segundo Marisete de Baros Nardone, diretora da Emei Zilda de Franceschi, a proposta da professora Regina tem muitas características da pedagogia de Reggio Emilia, cidade do norte da Itália. “Após a 2ª Guerra mundial, mulheres daquela região decidiram construir uma escola para seus filhos por meio de doações. A iniciativa deu tão certo, que a própria comunidade acabou participando de forma ativa da gestão escolar, o que levou a criação de uma pedagogia baseada no relacionamento das pessoas”, explica Marisete.

E, segundo ela, é essa participação de todos atrelada ao relacionamento aberto com as crianças e à diversidade de atividades em aula os fatores que aproximam a linha pedagógica da Emei Zilda de Franceschi ao modelo reggiano de educação. “Não foi o sistema de Reggio Emília que nos inspirou, mas sim uma proposta pedagógica que nasceu das necessidades da nossa escola que tem dado muito certo”, diz.

A liberdade de atuação dos educadores tem feito a diferença na Emei Zilda de Franceschi. “A cada ano discutimos e tentamos novas propostas pedagógicas. Se uma não dá certo, partimos para outra.”

A PEDAGOGIA DA PROFESSORA REGINA

Trabalhar com crianças de idades diferentes na mesma turma

Sala de aula com disposição diferenciada do mobiliário

Não repetir as atividades pedagógicas em turnos diferentes

Pensar no longo prazo, pois mesmo se um projeto der certo em um ano letivo, este não poderá ser desenvolvido no próximo ano, pois o professor que adota esta pedagogia trabalha com alunos de diferentes idades que podem vir a ter aula novamente com ele no ano seguinte

Trabalhar com computador, televisão e vídeo em uma mesma sala de aula

Aproximar os pais do processo pedagógico de seus filhos

Não impor as atividades aos alunos. Dar a eles liberdade de
escolha durante a aula

Criar uma gestão democrática

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
24 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados