Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade

JBrOnline:

Derrubando barreiras

Dados do ultimo censo do IBGE apontam que aproximadamente 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência física. Isso significa que 14,5% da população é exposta diariamente a barreiras físicas, culturais e sociais, que constituem obstáculos ao exercício da cidadania, ou seja, ao direito de ir e vir, ao direito à educação e saúde, ao emprego, ao lazer, ficando muitas vezes à margem da sociedade. Incluem-se nessa fatia também pessoas com mobilidade reduzida permanente (idosos, pessoas altas, baixas ou obesas) ou passageira (gestantes, pessoas com deficiência temporária, adultos com crianças de colo). No País, 8% da população é idosa, e o número deve dobrar até 2025.

Problemas de acessibilidade acontecem porque o espaço urbano não é construído considerando limitações e diferenças entre as pessoas. As barreiras arquitetônicas e a falta de conscientização são os principais entraves ao exercício do direito de ir e vir dos cidadãos. São escadas, calçadas, corredores, elevadores, catracas, ônibus e outros obstáculos que impedem o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção a espaços como cinemas, teatros, bancos, restaurantes, lojas, condomínios. O que pode parecer simples tarefas para uns são desafios para portadores de limitações físicas.

Evitar que situações como essas aconteçam é responsabilidade e missão não só de cada cidadão, que deve respeitar e exigir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. Trata-se também de uma questão de responsabilidade dos governantes, entidades e profissionais da área de engenharia e arquitetura. É urgente a necessidade de se adaptar as cidades para a população que já vive nelas e para as gerações futuras. Um País não será socialmente justo enquanto não promover a cidadania e a igualdade de sua população.

Embora diversas ações pontuais já sejam desenvolvidas em todo o País para promover a acessibilidade, recentemente os portadores de necessidades especiais conquistaram mais uma vitória. O governo federal assinou no final do ano passado o Decreto 5.296/04, regulamentando as Leis 10.048, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, e a 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com o decreto, nenhum projeto de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução, construção ou reforma de qualquer tipo de obra quando tenha destinação pública ou coletiva, terá permissão para ser realizada se não estiver cumprindo rigorosamente a legislação.

O Confea, através dos Creas, é a entidade responsável pela fiscalização. Embora ainda não haja data definida para o início, os Creas já começaram a se preparar, treinando fiscais e colaboradores, promovendo seminários e cursos de capacitação técnica, divulgando informações aos profissionais e prefeituras, promovendo vistorias em construções e realizando parcerias com sindicatos e associações. Os fiscais terão que exigir a ART de acessibilidade, ou seja, que a edificação tenha um responsável técnico pelo atendimento dessas normas. Em grande parte dos estados, o trabalho deve começar até o final do ano.

A fiscalização vai funcionar principalmente por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cada obra, que passa a exigir um responsável pelo cumprimento das normas de acessibilidade da ABNT. A NBR 9050/2004 estabelece que qualquer reforma ou construção seja feita para possibilitar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida. Isso vale para edifícios de uso público (relacionados à administração e serviços públicos) ou coletivo (edifícios privados de uso comum) e para as áreas comuns de condomínios residenciais, que também entram na norma.

Mais que uma obrigação legal, os profissionais do Sistema Confea/Crea têm um compromisso ético com a população. Cabe a esses profissionais, em parceria com governos, entidades e a sociedade, a responsabilidade de produzir os espaços urbanos, as edificações, os transportes e a sinalização acessíveis para a construção de um lugar melhor para todos. Respeitar a legislação de acessibilidade e promover a cidadania e a igualdade de acesso de todos a qualquer espaço é um compromisso que cada cidadão deve assumir. O caminho para o progresso e a justiça social em um País começa na conscientização e na mudança de atitude de sua população.

Wilson Lang é presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Exames Supletivos 1º Semestre de 2011 - Gabaritos das Provas (16 e 17/07/2011)

27/01/2012 - Veja também os Resultados dos Exames Supletivos 2º Semestre de 2011 18/12/2011 - Veja os Gabaritos das Provas de 17/12/2011 22/08/2011 - Resultados dos Exames Supletivos O site do Portal Supletivo MG informa que estão disponíveis os gabaritos das provas dos dias 16 e 17/07/2011 do Exame Supletivo do 1º Semestre de 2011 . Exames Supletivos - 1° Semestre / 2011 Ensino Fundamental Redação, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (Inglês): [pdf] Matemática: [pdf] Ciências Naturais: [pdf] História, Geografia: [pdf] Todas as Áreas do Ensino Fundamental: [pdf] Ensino Médio Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação - Língua Espanhola: [pdf] Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação - Língua Francesa: [pdf] Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação - Língua Inglesa: [pdf] Matemática e suas Tecnologias: [pdf] Ciências da Natureza e suas Tec...

MG Exames Supletivos 1º Semestre de 2011 - Resultados

27/01/2012 - Veja também os Resultados do 2º Semestre de 2011 Já estão disponíveis os Resultados dos Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Médio / 1º Semestre de 2011 MINAS GERAIS. Confira o Nº do documento de identidade registrado no Comprovante de Resultados. Caso esse Nº esteja registrado incorretamente, enviar, via e-mail, cópia xerox do referido documento de identidade para providências. E-mail: deja.supletivo@educacao.mg.gov.br Clique aqui para CONSULTA AO RESULTADO   São considerados aprovados os candidatos que obtiveram um mínimo de 50% dos pontos em cada área de conhecimento. As provas dos exames foram aplicadas no mês de julho em 53 municípios mineiros. Este ano, mais de 36 mil candidatos se inscreveram para fazer as provas dos exames. A maior parte deles tentou a certificação em nível médio. Foram 28.515 inscrições de interessados em conseguir a certificação de ensino médio, contra 8.048 de candidatos inscritos para a prova de ensino fundamental. O ...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

PR PSS 2023

Processo Seletivo Simplificado - PSS 2023 visando à contratação temporária para as funções de Professor e Professor Pedagogo da Secretaria da Educação do Paraná - Edital 30/2022 - GS/SEED Acompanhe o processo seletivo através da página INSTITUTO CONSULPLAN SEED/PR - Processo Seletivo Simplificado 12/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 3/2023 – GS/SEED - Republicação do Resultado Final do Processo Seletivo 05/12/2022 - Confira Resultado Final - Classificação Município Resultado Final - Classificação Município - Negros Resultado Final - Classificação Município - PCD Resultado Final - Classificação NRE Resultado Final - Classificação Estado 28/11/2022 - Resultado final será divulgado em 05/12/2022 conforme edital nº 75/2022 26/10/2022 - Confira  Resultado Preliminar Final - Classificação Município R esultado Preliminar Final - Classificação Município - PCD R esultado Preliminar Final - Classificação Município - Negros Resultado Preliminar Final - Classificação NRE Resultado Prelimin...

Lista de blogs relacionados