Pela primeira vez, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem um perfil detalhado do contexto escolar em que os alunos estão inseridos; uma radiografia construída por todos os atores participantes do processo de aprendizagem: educadores, pais e os próprios estudantes.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Avaliação, em parceria com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Fundação Universidade de Brasília (UnB), elaborou seis questionários diferentes, que foram respondidos em 2010 por alunos, pais, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores das 544 escolas de Ensino Fundamental de São Paulo. Cada um avaliou, sob o seu olhar, a infraestrutura e a gestão escolar, as práticas educacionais e culturais, entre outros aspectos que possam ser relacionados aos avanços e aos obstáculos para o aprendizado.
Nota azul para a Educação de São Paulo
Cerca de 250 mil famílias e 10 mil educadores participaram do processo e responderam às questões formuladas. Foi a vez dos pais darem notas: 8,1 para capacidade dos professores; 8,0 para os novos materiais pedagógicos, os Cadernos de Apoio e Aprendizagem; 8,2 para a localização da escola em que seus filhos foram matriculados. A esmagadora maioria dos pais (85,7%) pergunta frequentemente se o filho fez a lição de casa e (74,3%) acompanha as práticas de estudo.
Localização da escola | 8,2 |
Capacidade dos professores | 8,1 |
Cadernos de Apoio e Aprendizagem - Língua Portuguesa e Matemática | 8,0 |
Capacidade do diretor ou diretora | 7,6 |
Capacidade do coordenador pedagógico | 7,6 |
Qualidade dos profissionais que atendem aos alunos | 7,6 |
Instalações físicas da escola (prédio, quadras etc.) | 7,6 |
Interesse do seu filho pelos estudos | 7,4 |
Conhecimento da escola sobre seus problemas de ensino | 6,8 |
Segurança da escola | 6,2 |
Disciplina dos alunos | 5,6 |
A avaliação traz informações complementares sobre os níveis de aprendizagem dos alunos, também analisados pela Prova São Paulo. O diferencial é que revela a opinião dos alunos sobre o processo de conhecimento. A maioria (77,8%) das crianças de 6 a 10 anos (alunos do Ciclo I) gosta da escola porque é nela que aprende muitas coisas. Além disso, 60,6% gostam de passeios culturais e das aulas nas Salas de Apoio Pedagógico, ambientes em que os estudantes têm acesso a um complemento no ensino, no contraturno escolar.
Já os adolescentes preferem sair da sala de aula na hora das atividades extraclasse. Dentre os estudantes de 11 a 14 anos (Ciclo II), 60% gostam de festas e campeonatos, mas se é hora da lição de casa eles levam a sério: 54,9% fazem suas tarefas frequentemente ou sempre.
Escola unida
A partir desse levantamento, as escolas sabem também o perfil dos profissionais que nelas atuam, suas opiniões e o quanto eles estão envolvidos com o ambiente escolar.
Enquanto os diretores são vistos por 84% dos professores como pessoas estimulantes, que conseguem envolvê-los de forma que eles se comprometam com a escola, por parte da direção, 99% informaram que o plano de gestão está em consonância com o Projeto Pedagógico, mostrando que os interesses de toda comunidade escolar devem caminhar juntos. Dentro deste processo, pais também são ouvidos: 91,5% dos professores convidam os pais ou responsáveis para tratar de assuntos relacionados aos alunos.
Os professores confiam em seu trabalho: 94,4% sentem que são parte importante da unidade e 84,8% acreditam que os materiais pedagógicos necessários ao trabalho estão disponíveis.
Cadernos de Apoio e Aprendizagem
Os educadores também foram questionados sobre o impacto dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem, produções inovadoras que foram implantadas na rede em 2010, para todo o Ensino Fundamental. Para 74,7% dos professores, eles chegaram para aprimorar a prática pedagógica: as aulas estão mais estruturadas, os alunos estão mais interessados, copiam menos da lousa, e as aulas estão mais alinhadas com as expectativas de aprendizagem previstas nas orientações curriculares. E o principal: os alunos aprendem mais.
Agora todos poderão conhecer este panorama. Além do raio-x geral da rede municipal de ensino, foram consolidados os resultados de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade e de cada escola. Enquanto a Secretaria avalia globalmente a atuação e a percepção de cada um desses atores na educação da maior rede municipal de ensino do país, as escolas têm acesso a um material detalhado, que possibilita o aprimoramento de seu projeto pedagógico.
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
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