Pular para o conteúdo principal

País forma cada vez menos professores

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo
ANGELA PINHO
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Apesar da carência por professores de 5ª a 8ª série e ensino médio, o país sofreu pelo segundo ano consecutivo uma queda no número de universitários formados em cursos voltados a disciplinas específicas do magistério.

Em 2007, 70.507 pessoas formaram-se nessa área, 4,5% a menos que em 2006 e 9,3% a menos que em 2005, de acordo com o Censo do Ensino Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

As maiores quedas de 2006 para 2007, entre as disciplinas obrigatórias, ocorreram em letras (-10%), geografia (-9%), química (-7%) e filosofia (-5%).

O dado apenas faz agravar uma situação que já é preocupante. Um estudo do próprio MEC aponta que há 300 mil pessoas dando aulas no país em áreas diferentes dais quais se formaram.

Exemplo: matemático que trabalha como professor de física ou historiador que dá aula de geografia.

Baixos salários

Pesquisadores da área de educação afirmam que a falta de interesse em ser professor ocorre principalmente em razão dos a baixos salários pagos no magistério e à pouca valorização social da carreira.

Até mesmo escolas tradicionais reclamam das dificuldades para contratar professor.

O colégio Bandeirantes, de São Paulo, por exemplo, afirma que precisou criar um programa para formar seus próprios ex-estudantes para as disciplinas mais críticas

Medidas

O ministro Fernando Haddad (Educação) reconhece o problema da falta de professores. Segundo ele, por conta disso, o governo federal tomou quatro medidas, no Plano de Desenvolvimento da Educação, para tentar reverter o quadro.

São elas a expansão das universidades federais, a criação de 28 institutos de educação tecnológica, que terão que reservar 20% do orçamento para a formação de docentes em áreas específicas, acordos com 19 Estados para a capacitação de 360 mil professores em instituições públicas e, finalmente, a bolsa de iniciação à docência (para alunos de graduação).

"[Até então] a bolsa de iniciação científica induzia estudante a optar por bacharelado ao invés da licenciatura", afirma o ministro da Educação.

O censo traz um dado animador no que trata do ensino infantil e dos primeiros quatro anos do fundamental (1ª a 4ª série). Aumentou em 6,8 %o número de formados em pedagogia.

Outras profissões

Ao mesmo tempo em que houve queda nos formados para a carreira de professor, o censo revela que o país continua aumentar o número de formados para áreas já consideradas saturadas.

O direito é um dos grandes exemplos. Subiu 4,6% o número de formados nessa áreas --foram 83 mil em 2007.

Naquele ano, de acordo com o censo havia 614 mil pessoas matriculadas nessa carreira -praticamente o mesmo número de advogados hoje, segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): 636.629.

Considerando todos os cursos universitários, o número de formados subiu 2,7%.

Método

O censo não capta, separadamente, todos os universitários que estão em cursos que formarão professores para as disciplinas específicas do ensino básico. Isso porque um aluno que está em um curso denominado "matemática", por exemplo, dependendo da universidade, poderá trabalhar no magistério, mas ele não é contabilizado como matriculado em um curso de "formação de professor de matérias específicas".

A análise do estudo aponta, porém, que mesmo com essa dificuldade metodológica, pode-se concluir que há redução nas áreas que formam docentes. Isso porque nas disciplinas específicas em que há queda, ou há redução dos concluintes nos cursos genéricos (letras, por exemplo, com queda de 9%) ou a elevação é pequena (como em química, 5%).

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Desempenho ruim aumenta entre alunos das 8ª e 6ª séries, aponta Prova SP

Nº de alunos dessas séries com resultados insatisfatórios cresceu em 2008. Por outro lado, estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries apresentaram evolução. Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo O número de alunos das 8ª e 6 as séries das escolas municipais de São Paulo com desempenho considerado insatisfatório em português e matemática aumentou em 2008 em relação ao ano anterior, conforme dados da Prova São Paulo divulgados na manhã desta sexta-feira (17) pela Secretarial Municipal da Educação. Por outro lado, a pasta comemorou a evolução dos estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries no exame. A prova foi aplicada nos dias 10 e 11 de dezembro do ano passado a quase 300 mil alunos. De acordo com o secretário de Educação, Alexandre Alves Schneider, o bom resultado no chamado ciclo I (de 1ª a 4ª) mostra que a política adotada não está errada e que as aulas de recuperaç...

SP Concurso Público para Agente de Organização Escolar - Relação de Vagas

24/01/2013 - Veja a Nomeação e Convocação para Perícia Médica 05/12/2012 - Veja a Convocação para a Sessão de Escolha de Vaga   Edital de Convocação para Escolha de Vagas será publicado em 04/12/2012 Pesquisa por Diretoria de Ensino no Suplemento do Diário Oficial Diário Oficial do Estado de São Paulo de 01/12/2012 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR O Coordenador de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos das Instruções Especiais SE 1/2012, disciplinadoras do concurso em questão, torna pública a RELAÇÃO DE VAGAS remanescentes do Concurso de Remoção do Quadro de Apoio Escolar - QAE/2012, a serem oferecidas aos candidatos aprovados e classificados no concurso em epígrafe. A relação de vagas poderá sofrer alteração em caso de atendimento a decisões judiciais, aproveitamento de adidos e reorganização /extinção /fusão /desativação de un...

Aulas particulares não podem tirar férias da criança, diz pedagoga

Pintaram umas "vermelhas" entre as notas dos primeiros bimestres, e as férias de julho aparecem como o momento ideal para lotar a agenda de aulas particulares e recuperar o tempo perdido, certo? "Errado" - dizem os especialistas em educação. Segundo pedagogos e psicólogos, "férias são para descansar". "Entupir o aluno de aulas de reforço em julho cria a impressão de que estudar é castigo. Parece que enquanto todo mundo brinca, quem não conseguiu aprender tem de ser punido com lição", diz a professora do departamento de Psicologia Escolar da UnB (Universidade de Brasília) Regina Pedroza. Para a pesquisadora, "notas baixas escondem algum problema", como déficit de atenção ou questões sentimentais. "Os pais deveriam aproveitar que a criança tem tempo livre para se aproximar dela, entender as dificuldades e os motivos que levam ao rendimento escolar abaixo do esperado", diz. Descansar rima com aprender A especialista recomenda, ta...

Secretaria de Educação Básica apresenta as Diretrizes das Escolas Cívico-Militares

O documento substitui o Manual das Escolas Cívico-Militares e apresenta maior diversidade de possibilidades na execução do modelo MEC. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), apresenta aos participantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), as Diretrizes das Escolas Cívico-Militares, elaboradas com o intuito de viabilizar a gestão de excelência nas escolas nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. O documento substitui o Manual das Escolas Cívico-Militares e apresenta maior diversidade de possibilidades na execução do modelo MEC, além de aproximar os conceitos e os princípios à realidade das Escolas Cívico-Militares (Ecim), tendo em vista as características e peculiaridades de cada região do país. As Diretrizes contemplam informações importantes, que servem como referenciais básicos para todos os profissionais envolvidos com a implantação e o ...

Lista de blogs relacionados