Pular para o conteúdo principal

São Paulo - SME disponibiliza material do projeto “Respeitar é Preciso”

Produções servem de subsídio para o trabalho com Educação em Direitos Humanos nas unidades da Rede Municipal

Com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura de Educação em Direitos Humanos em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e um convênio com o Instituto Vladimir Herzog para a realização do Projeto “Respeitar é Preciso”.

A segunda edição do material do Projeto Respeitar é Preciso é fruto da realização do projeto nas unidades da SME durante o ano de 2015 e contribuições dos diversos núcleos da Coordenadoria Pedagógica da SME e das diferentes coordenações da SMDHC.

A publicação é composta por cinco cadernos que se complementam. O caderno “Respeito na Escola: Orientações Gerais” é composto de três partes. Demominada “Sobre o Projeto Respeitar é Preciso!”, a primeira parte contém uma apresentação detalhada do Projeto, seus objetivos, como organizar e encaminhar as ações em cada escola; a segunda parte “Uma escola respeitosa para todos”, propõe que os adultos educadores realizem uma sequência de atividades pensada para sensibilizar e para promover a reflexão sobre DH e EDH e, por fim, na terceira parte, “EDH para todas as idades”, há textos e atividades para dar suporte ao trabalho de EDH com os alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Nos demais cadernos serão abordados quatro temas importantes, Respeito e Humilhação, Diversidade e Discriminação, Democracia na Escola e Sujeitos de Direito, além de orientações de atividades para subsidiar a Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas.

Portal Respeitar é Preciso - Clique aqui para acessar a área direcionada aos Educadores da Rede Municipal de Ensino.

Acesse e faça download do material nos links abaixo:

Cadernos: 


Capas:


FONTE: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

Lista de blogs relacionados