terça-feira, 24 de maio de 2016

PR - Guia para diretores traz respostas para principais dúvidas

 A Secretaria da Educação (SEED) lançou o Guia Prático da Gestão Escolar na internet, pelo Portal Dia a Dia Educação. São centenas de perguntas e respostas organizadas em 30 temas, abordando os principais aspectos da Gestão Administrativa e da Gestão Pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino.

O Guia é resultado de meses de trabalho de funcionários da SEED, que usaram como base as solicitações dos diretores e equipes pedagógicas por mais informações quanto aos aspectos administrativos, logísticos e pedagógicos do cotidiano escolar.

Os temas devem ser expandidos, conforme os usuários acessem o conteúdo e deem sua participação. “Inicialmente foram lançados 11 temas administrativos e 19 pedagógicos, mas à medida que forem sendo identificados outras temáticas importantes para o trabalho do diretor, esses serão incluídos no Guia. A proposta deste espaço é que ele esteja em constante construção e seu acervo de questões seja atualizado e ampliado conforme a demanda dos usuários”, explica Eziquiel Menta, diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria. Dúvidas

Apesar de ser voltado principalmente para o gestor, toda a comunidade pode aproveitar o Guia Prático para aprender mais sobre o cotidiano de uma escola estadual. Ele está organizado em perguntas e respostas para facilitar a navegação do usuário, que pode simplesmente procurar sua dúvida na lista de perguntas, ou uma que se assemelhe a ela.

Confira alguns exemplos no tópico de Alimentação Escolar (Gestão Administrativa):

- Quem tem direito à alimentação escolar pública gratuita?
- Como são disponibilizados os alimentos nas escolas?
- Todas as escolas recebem alimentos da agricultura familiar?
- Como proceder em caso de falta, excesso ou necessidade de remanejamento de alimentos?
- A escola pode ter cantina comercial?

E alguns sobre Enfrentamento à Violência na Escola (Gestão Pedagógica):

- Como a escola pode lidar com os casos de indisciplina e ato infracional?
- Quais os encaminhamentos quando uma questão de violência extrapola os limites de ação da escola?
- Como é que se lida com as questões das violências no interior das escolas, por exemplo bullying, violência de aluno contra professor, violência de professor contra aluno, violência de aluno contra aluno?
- Qual tipo de violência mais difícil de ser detectada pela escola?

A Secretaria agora estuda o desenvolvimento de um aplicativo para plataformas móveis, como smartphones e tablets, aproveitando todo o conteúdo do Guia Prático da Gestão Escolar.

Página do Guia Prático da Gestão Escolar: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1555

GESTÃO EM FOCO – O lançamento do guia acompanha a reformulação do ambiente de Gestão Escolar do Portal Dia a Dia Educação e o início do curso online Gestão em Foco, para diretores e diretores auxiliares, no começo deste mês.

O curso de formação continuada está previsto no Programa Minha Escola tem Ação (META) e atende a lei estadual de escolha universal dos diretores através do voto igualitário. O objetivo é proporcionar a esses profissionais subsídios teóricos pedagógicos e administrativos para o trabalho que iniciou com o ano letivo, em fevereiro. “Essa formação é fundamental porque dará a esses profissionais o suporte necessário para administrar tomar as decisões necessárias presentes no cotidiano escolar”, diz a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Para mais informações sobre o curso Gestão em Foco: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1617
 
FONTE: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Nenhum comentário: