Pular para o conteúdo principal

Curso de especialização terá aula inaugural nesta segunda

A coordenadora de formação de professores da educação básica do Ministério da Educação, Helena Costa Lopes Freitas, fará a conferência da aula inaugural do curso de especialização em educação infantil da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC), marcada para as 8h30 desta segunda-feira, 4, no Centro de Eventos da universidade, no bairro Trindade, em Florianópolis.

A programação conta com palestras, mesas-redondas e atividades culturais envolvendo os frequentadores do curso de especialização, que começou no dia 9 de setembro e se estenderá até dezembro de 2011. A promoção é do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina.

O curso de especialização é gratuito e conta com 240 professores e auxiliares de creches e pré-escolas de 30 municípios da Grande Florianópolis e das regiões de Joinville e Chapecó, além de diretores e coordenadores dos mesmos estabelecimentos e de profissionais que integram as equipes de educação infantil das secretarias municipais de educação. Ele faz parte de um programa do MEC que objetiva qualificar profissionais que atuam na educação básica. São seis turmas que assistem a aulas presenciais, ministradas por professores do NDI, Udesc e Centro da Educação da UFSC – neste caso, por meio de grupos que trabalham as disciplinas com base no foco de suas pesquisas. 

O curso tem três eixos temáticos: fundamentos, história e políticas para a educação infantil no Brasil; cultura, cotidiano e ação docente na educação infantil; e pesquisa na educação infantil. São 11 disciplinas, em 465 horas/aula, “beneficiando especialmente profissionais que atuam na área da formação e não tiveram a oportunidade de acessar os conteúdos e especificidades da educação infantil”, informa a diretora do NDI, Marilene Dandolini Raupp. Até o fim do curso, os alunos participarão de mais dois seminários e defenderão um trabalho de conclusão de curso (TCC), além de receberem todo o material produzido pelo Ministério da Educação.

A diretora do NDI explica que o MEC publicou no final do ano passado as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, a partir de pesquisa feita em seis grandes capitais, estabelecendo as políticas públicas para o setor. Mais adiante, deverá realizar um exame nacional com a mesma lógica do Enem para o ingresso de profissionais da carreira docente nas áreas da educação infantil, séries iniciais e educação de jovens e adultos nos municípios brasileiros.

UFSC sai na frente
– O curso de especialização em educação infantil tem a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que fortalece assim a sua função social e sua contribuição para o aperfeiçoamento de profissionais na área da educação infantil. “Cumprimos assim nossa missão no ensino, na pesquisa e na extensão”, ressalta Marilene Raupp. Das 17 instituições incluídas no programa do MEC, a Universidade Federal de Santa Catarina foi a primeira a iniciar o curso.

A contrapartida dos municípios é oferecer condições objetivas para que os profissionais possam frequentar as aulas e facilitar o deslocamento dos cursistas para as atividades na UFSC (incluindo a aula inaugural e os seminários). No caso das cidades vizinhas, espera-se que as prefeituras custeiem o transporte até o local do curso, a hospedagem e a alimentação dos alunos, que geralmente têm salários baixos e não conseguem pagar essas despesas.

No final, em dezembro de 2011, os professores participantes receberão os cadernos referentes às 11 disciplinas do curso, e o MEC também publicará dois volumes incluindo artigos dos ministrantes, as conferências e palestras e até textos dos alunos. Um CD conterá as filmagens das conferências, palestras e mesas-redondas, reunindo todo o conteúdo teórico do curso. E um acervo de livros do ministério também chegará às regiões atendidas, facilitando a consulta pelos cursistas e outros interessados.

MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

SARESP 2009 VC de Orientação para correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática - 2ª Série/3º Ano EF

O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – se constitui no maior sistema de avaliação externa estadual do Brasil.  A formulação dos itens para avaliação está articulada com as matrizes do Currículo do Estado de São Paulo, inovação essa introduzida desde 2008.  Em 2009, O Saresp foi aplicado nas escolas da rede estadual e das redes municipais e privada (que a ele aderiram) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  A videoconferência de 23/11/2009 orienta os professores na correção das provas com questões abertas de Língua Portuguesa e de Matemática, da 2ª série e 3° ano do Ciclo I do Ensino Fundamental. palestrantes Cecília Travaim Ruy Pietropaolo Telma Weisz REDE DO SABER

Lista de blogs relacionados