Pular para o conteúdo principal

MT - 26 mil alunos serão avaliados para que educação melhore

O diagnóstico geral da rede municipal de Educação, que começa hoje e envolve 26 mil estudantes, vai permitir que a Secretaria Municipal de Educação (SME) descubra deficiências no aprendizado e faça intervenções no sentido de melhorar a qualidade do ensino.

Nadja Vasques
Da Redação

22/10/2009 - A GAZETA MT (MT)

O diagnóstico geral da rede municipal de Educação, que começa hoje e envolve 26 mil estudantes, vai permitir que a Secretaria Municipal de Educação (SME) descubra deficiências no aprendizado e faça intervenções no sentido de melhorar a qualidade do ensino. A meta da secretaria é que Cuiabá atinja, em 2012, o 5º lugar no ranking nacional entre as capitais na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Hoje, ela ocupa a 13ª posição, mas já esteve em 17º, conta o secretário municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento.

A avaliação consiste na aplicação de provas para estudantes do 1º, 3º, 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental; do 6º ao 9º ano das séries finais e do 3º e 4º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A partir do resultado da avaliação, que continua amanhã (23), o secretário pretende descobrir onde estão os problemas e corrigi-los, principalmente com cursos voltados para a capacitação de professores. "Toda criança é capaz de aprender. Se isto não está acontecendo precisamos saber se há alguma coisa errada para intervir"

Além de se adequar aos parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que estabelecem o que cada estudante deve saber ao final de cada ano Escolar, a secretaria tem como objetivo que toda criança que estiver frequentado a Escola saiba ler, escrever e realizar as operações matemáticas básicas ao completar 8 anos.

Hoje, o Ideb, através do MEC, avalia alunos de todas as Escolas brasileiras, ao final da 5ª e da 8ª séries. Iniciando a avaliação das crianças nas primeiras séries, o secretário espera corrigir distorções e melhorar o desempenho delas no exame nacional, chamado Prova Brasil. O próximo teste está previsto para ocorrer em novembro.

A avaliação inédita proposta pela SME vai avaliar o conhecimento dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas terão questões objetivas de múltipla escolha, além de escrita e produção de texto, e serão aplicadas por um professor que não seja da turma.

Uma comissão de assessores pedagógicos da SME, que é a responsável pelo exame, organizou e distribuiu os docentes encarregados pela aplicação em cada turma. As provas de Interpretação de Texto e Matemática serão corrigidas na própria unidade de ensino, orientadas por um assessor da secretaria e o coordenador pedagógico da Escola. As avaliações de Produção de Texto serão corrigidas pela comissão da SME. As correções das provas serão realizadas nos próximos dias 26 e 27 e o resultado será divulgado na primeira semana de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

SARESP 2009 VC de Orientação para correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática - 2ª Série/3º Ano EF

O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – se constitui no maior sistema de avaliação externa estadual do Brasil.  A formulação dos itens para avaliação está articulada com as matrizes do Currículo do Estado de São Paulo, inovação essa introduzida desde 2008.  Em 2009, O Saresp foi aplicado nas escolas da rede estadual e das redes municipais e privada (que a ele aderiram) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  A videoconferência de 23/11/2009 orienta os professores na correção das provas com questões abertas de Língua Portuguesa e de Matemática, da 2ª série e 3° ano do Ciclo I do Ensino Fundamental. palestrantes Cecília Travaim Ruy Pietropaolo Telma Weisz REDE DO SABER

Lista de blogs relacionados